Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[DUVIDA] Voltagem da fonte


henrique_croft

Posts recomendados

Amigos,

Estou elaborando um casemod, e vou instalar varios LEDs em meu gabinete, são LEDs de voltagens diferentes (9V-12V) , alem deles, vou instalar também um mini amplificador (originalmente destinada a veiculos), que necessita de 12V 5A para alimentação.

Amplificador Aqui

Gostaria de alimentar esse sistema com a energia de uma fonte ATX externa, segundo essa imagem

connector_atx_pinout.GIF

é possivel extrair 12V de uma fonte, mas como faço???

Simplesmente ligo

positivo = posição 10 ou 11 Amarelo para 12V (+)

e

negativo = posição 14 Azul para 12V (-)

Pelo que ví para 9V precisarei de um diodo, para reduzir a corrente de 12V para 9V, correto?

E sobre a corrente, como calculo?

muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, simplifique as coisas e retire a alimentação de um desses conectores molex, é mais fácil e dá na mesma..

Um PC tem padronizadas as cores dos fios para suas tensões, assim

Preto = negativo da fonte e carcaça da mesma

Laranja = 3,3 Volts

Vermelho = 5 Volts

Amarelo = 12 Volts

Ligue seu amplificador desse modo:

Fio preto do molex na conexão externa do plug P4 e fio amarelo do conector molex na conexão interna do plug P4. Assim:

ConexoP4commolex.jpg

Não use a tensão de -12 Volts (fio azul) pois nela a disponibilidade de potência nessa linha é muito pequena.. Além do que dessa tensão de -12 até a de +12 Volts terás 24 Volts no total, queimando seu amplificador..

Te informe melhor acerca das tensões dos leds.. Não existe led de 9 Volts. As tensões caracterísricas dos leds varia de 1,7 Volts a 3,5 Volts..

O que podes ter ai é uma associação série de 3 leds de 3 Volts por exemplo, que totalizaria 9 Volts.. Pois não aplique 9 Volts nessa associação pois led a gente não energiza do mesmo modo como se faz com lâmpadas, acertando a tensão das mesmas. Led a gente acerta e limita é a corrente que vai passar pelos mesmos com o uso de um resistor em série..

Desse modo se a tensão é de 12 Volts e se tens 3 Led's de 3 Volts (9 Volts no total) terás uma diferença de 12-9 = 3Volts que ficará sobre o resistor em série com esses led's, limitando a corrente que vai passa ai.

Como geralmente led's são pensados para uma corrente de 0,02 Amperes (20 miliAmperes).o cálculo desse resistor se dá dessa forma

Rled = 3Volts / 0,02A = 150 ohms

Coloque pois os 3 led's em série com um resistor de 150 ohms e ligue esse conjunto em 12 Volts. Faça tantos conjuntos desses quanto quiseres, todos eles com três led's em série e um resistor de 150 ohms também em série. Assim:

Ligar3ledsem12Volts.jpg

Boa sorte ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, simplifique as coisas e retire a alimentação de um desses conectores molex, é mais fácil e dá na mesma..

Um PC tem padronizadas as cores dos fios para suas tensões, assim

Preto = negativo da fonte e carcaça da mesma

Laranja = 3,3 Volts

Vermelho = 5 Volts

Amarelo = 12 Volts

Ligue seu amplificador desse modo:

Fio preto do molex na conexão externa do plug P4 e fio amarelo do conector molex na conexão interna do plug P4. Assim:

ConexoP4commolex.jpg

Não use a tensão de -12 Volts (fio azul) pois nela a disponibilidade de potência nessa linha é muito pequena.. Além do que dessa tensão de -12 até a de +12 Volts terás 24 Volts no total, queimando seu amplificador..

Te informe melhor acerca das tensões dos leds.. Não existe led de 9 Volts. As tensões caracterísricas dos leds varia de 1,7 Volts a 3,5 Volts..

O que podes ter ai é uma associação série de 3 leds de 3 Volts por exemplo, que totalizaria 9 Volts.. Pois não aplique 9 Volts nessa associação pois led a gente não energiza do mesmo modo como se faz com lâmpadas, acertando a tensão das mesmas. Led a gente acerta e limita é a corrente que vai passar pelos mesmos com o uso de um resistor em série..

Desse modo se a tensão é de 12 Volts e se tens 3 Led's de 3 Volts (9 Volts no total) terás uma diferença de 12-9 = 3Volts que ficará sobre o resistor em série com esses led's, limitando a corrente que vai passa ai.

Como geralmente led's são pensados para uma corrente de 0,02 Amperes (20 miliAmperes).o cálculo desse resistor se dá dessa forma

Rled = 3Volts / 0,02A = 150 ohms

Coloque pois os 3 led's em série com um resistor de 150 ohms e ligue esse conjunto em 12 Volts. Faça tantos conjuntos desses quanto quiseres, todos eles com três led's em série e um resistor de 150 ohms também em série. Assim:

Ligar3ledsem12Volts.jpg

Boa sorte ai..

Muito obrigado Faller, seus esclarecimentos foram realmente instrutivos

O caso dos leds realmente é como você disse eles serão ligados em série, pois quero um efeito de rastro, simulando o efeito de um pisca de natal.

Mais uma duvida, essa com relação a corrente, o amplificador é de 5A, como faço pra saber qual a corrente q vai sair da fonte???

OBS: possuo multimetro, mas não sei como usar para esse cálculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Faller, seus esclarecimentos foram realmente instrutivos

Mais uma duvida, essa com relação a corrente, o amplificador é de 5A, como faço pra saber qual a corrente q vai sair da fonte???

OBS: possuo multimetro, mas não sei como usar para esse cálculo.

Eu não entendi a pergunta direito. Se ele demanda 5A vão sair da fonte 5A, ou você quer saber quanto o circuito todo vai demandar? Ou até mesmo, como medir a corrente total com o multímetro?

Se for para medir a corrente com o multímetro, é só ligar ele na função amperímetro, coloque o cabo preto (do multímetro) no COM, e o Vermelho (do multímetro) no ADC (10A); conecte uma ponta do multiteste à conexão do molex da fonte que você vai usar, e a outra ponta no circuito, ele precisa ficar em série com o circuito.

Veja se você entende:

testemultmetro.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais uma duvida, essa com relação a corrente, o amplificador é de 5A, como faço pra saber qual a corrente q vai sair da fonte???

OBS: possuo multimetro, mas não sei como usar para esse cálculo.

Já tive oportunidade de exercitar um amplificador desses dai e sei que ele não demanda 5 Amperes nem aqui nem na China, aliás, aonde foi feito..

Ele usa o CI TA8201AK e vai oferecer não mais do que 10 Watts por canal, com uma boa fidelidade (distorção abaixo de 3%), quando alimentado com 12 Volts. Sem dúvida um bom amplificador.. Espere que ele demande algo como 3 Amperes e isso você nem necessita se preocupar, a fonte fornece sem problema. Você não regula nem define a corrente e sim a carga (o amplificador) demanda a corrente que necessitar. Nem esquente a cabeça. Instale e use o mesmo..

A internet mostra uma série de melhorias que podem ser feitas nesse amplificador. Se ele te satisfizer, ok. Caso contrário cheque essas alterações para ver se alguma delas melhora algum ponto que desejas: http://club.dealextreme.com/forums/Forums.dx/threadid.995619

Outra melhoria que fiz em um deles foi a fixação mais cuidadosa de seus CIs, colocando uma boa pasta térmica nos mesmos, no acoplamento com a caixa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Yurian

Eu desconheço o conceito de corrente, ohms e watts, sei trabalhar com volts, que seria o grosso do assunto. Mas seu comentário já me abriu uma gama de referência pra estudar daki pra frente. :D

Já tive oportunidade de exercitar um amplificador desses dai e sei que ele não demanda 5 Amperes nem aqui nem na China, aliás, aonde foi feito..

Ele usa o CI TA8201AK e vai oferecer não mais do que 10 Watts por canal, com uma boa fidelidade (distorção abaixo de 3%), quando alimentado com 12 Volts. Sem dúvida um bom amplificador.. Espere que ele demande algo como 3 Amperes e isso você nem necessita se preocupar, a fonte fornece sem problema. Você não regula nem define a corrente e sim a carga (o amplificador) demanda a corrente que necessitar. Nem esquente a cabeça. Instale e use o mesmo..

A internet mostra uma série de melhorias que podem ser feitas nesse amplificador. Se ele te satisfizer, ok. Caso contrário cheque essas alterações para ver se alguma delas melhora algum ponto que desejas: http://club.dealextreme.com/forums/Forums.dx/threadid.995619

Outra melhoria que fiz em um deles foi a fixação mais cuidadosa de seus CIs, colocando uma boa pasta térmica nos mesmos, no acoplamento com a caixa..

Novamente grandes comentários, é bom encontrar alguem que conhece o aparelho em questão.

Sobre os LEDs, fiz alguns testes e tudo OK, meu problema esta sendo o amplificador, fiz conforme você indicou, peguei a corrente direto do molex, soldei num plugue P4, testei com o multimetro, e a tensão estava na casa dos 12V oscilando um pouco.

na primeira vez que liguei no amplificador, a fonte desligou, sinal de curto-circuito, imediatamente inverti as polaridades, liguei novamente, a fonte permaneceu ligada, mas o amplificador não deu sinal de vida.

depois de verificar se estava tudo certo, resolvi abri-lo, e testei varios pontos, e todos estão recebendo corrente. Mas não toca, nem pisca um LED sequer.

Será que queimei algo com o curto (foi fração de segundos, mas por ser china, ¬¬"), estou usando um cartão MicroSD com adaptador para SD, e coloquei algumas musicas na raiz do cartão, será que isso pode estar impedindo de funcionar? (sei que foge um pouco do assunto inicial, mas como você disse ser familiarizado com o aparelho talvez possa me ajudar)

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo... Polaridade existe e é para ser respeitada.

Ligar um aparelho DC com a polaridade invertida pode representar sua queima de modo irremediável..

Você não deve ficar ligando de um modo e se não funcionar inverter e ligar de outro, esperando que vá funcionar. Isso se chama"método da tentativa e êrro". Não vale para eletrônicos nem para fábrica de fogos de artifício...

Me preocupei em desenhar o modo como ligar e também percebi que o próprio vendedor do ML se preocupou com a questão da polaridade tanto assim que fez constar em seu anúncou a observação

Alimentação: 12v DC 5A

Pino central é o positivo!!!

Concordas que não é por nada essa preocupação dele.

Ai vens e mesmo tendo desenhado para você o modo correto, ligas invertido..

Campeão....

Costumo dizer nessas horas, se é que realmente estragou ai, que aproveites desse ensinamento, já que o meu, de graça, não aproveitastes..

Esse pago, no valor de R$ 125,00 (amplificador novo), talvez sirva para o aprendizado..

Boa sorte ai (vi que vais precisar pois somente competência me parece que não vai resolver)

Abraço e lembre-se:

ConexoP4commolex.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, foi um chute meu, eu só possuo 1 plugue P4, e ele é todo revestido, de%2

Sim, foi um chute meu, eu só possuo 1 plugue P4, e ele é todo revestido, de um material muito duro, ficando somente 2 fios para fora, não tinha como saber qual era o pino central.

mas como eu disse foi uma fração de segundo e a fonte desarmou.

bola pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, foi um chute meu, eu só possuo 1 plugue P4, e ele é todo revestido, de um material muito duro, ficando somente 2 fios para fora, não tinha como saber qual era o pino central.

Poderia ligar a ponta preta do multímetro em qualquer neutro da fonte e depois testar, com a ponta vermelha, aonde estava o positivo no conector.

Ou poderia também utilizar uma chave teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...