Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com aquecimento. Cooler ruim na fonte e no processador.


lipefelix

Posts recomendados

tenho um computador e ele ta desligando sozinho com 5 ~ 10 minutos que fica ligado e eu usei o AIDA64 para ver o que estava acontecendo e constei que a temperatura do processador e dos 4 núcleos tava variando em 95ºC e 99ºC e agora constei que o cooler da minha fonte tava parado também, fiz uma limpeza na fonte e ele voltou a rodar, mais agora ficou parado de novo, e mesmo com a limpeza geral em todo desktop ele continua desligando, e o cooler do processador só ta rodando com 1940 RPM, creio que ja deve ta indo pro saco, o que eu faço? devo trocar a fonte? ou o cooler do processador? e qual cooler comprar? eu tenho um processador ( QuadCore Intel Core 2 Quad Q8200, 2333 MHz (7 x 333) ) e Nome da Placa Mãe: Pegatron IPM31/Chipset da Placa Mãe: Intel Bearlake G31/ Adaptador gráfico: NVIDIA GeForce 9800 GTX+ (512 MB)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tenho um computador e ele ta desligando sozinho com 5 ~ 10 minutos que fica ligado e eu usei o AIDA64 para ver o que estava acontecendo e constei que a temperatura do processador e dos 4 núcleos tava variando em 95ºC e 99ºC e agora constei que o cooler da minha fonte tava parado tambem, fiz uma limpeza na fonte e ele voltou a rodar, mais agora ficou parado de novo, e mesmo com a limpeza geral em todo desktop ele continua desligando, e o cooler do processador só ta rodando com 1940 RPM, creio que ja deve ta indo pro saco, o que eu faço? devo trocar a fonte? ou o cooler do processador? e qual cooler comprar? eu tenho um processador ( QuadCore Intel Core 2 Quad Q8200, 2333 MHz (7 x 333) ) e Nome da Placa Mãe: Pegatron IPM31/Chipset da Placa Mãe: Intel Bearlake G31/ Adaptador gráfico: NVIDIA GeForce 9800 GTX+ (512 MB)

É sempre um prazer poder ajudar amigo, mas você precisa nos ajudar a te ajudar.

Vamos a alguns detalhes importantes que auxiliarão seu problema a ser resolvido mais rapidamente.

1 - Divulgue sua dúvida/problema no lugar certo. Seu problema é aquecimento e/ou problema de energia. Os lugares mais indicados, na dúvida, são Hardware - Outros e Coolers aqui no fórum.

2 - Detalhe o máximo que puder para nós. Qual cooler utiliza hoje? Stock? Qual modelo da fonte que está utilizando?

3 - Não tenha dúvida que temos o prazer em ajudar e não ganhamos nada com isto, a não ser o prazer. Então, quando comentarmos sobre algo como comentei no item 1 e 2, não fique bravo ou chateado, mas entenda que é para melhorar cada vez mais a qualidade do fórum e ajudar a resolver mais rapidamente o problema.

Sobre o que está acontecendo com você, os amigos que responderam tocaram em detalhes importantes. Sem sabermos qual o modelo da fonte, há grandes chances de ser ela que está causando o desligamente/reinício do sistema por falta de alimentação ou alimentação errada.

Outra possibilidade é a que você mesmo levantou. Está aquecendo ainda... possivelmente, ou a limpeza foi feita de forma inadequada (não duvido que saiba fazer ou levou para quem saiba, mas erros acontecem a todo momento) ou na hora de prender o cooler na placa mãe, foi mal preso ocasionando falta de contato entre o dissipador e o processador.

Resumindo: Precisamos que reanalize o micro e nos passe mais detalhes.

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado, vou a mais detalhes.

fonte modelo: Coole Master ATX12v 550W REAL ( sempre funcionou normalmente com ela.)

tirei e apertei todos os cabos fixamente, a fonte não está com cheiro de queimado, mais o cooler da fonte não roda.

e em poucos segundos a temperatura chega a 99ºC

Maravilha... chegamos a alguns detalhes importantes.

Se o cooler da fonte não está rodando, significa que ela está superaquecendo e rapidamente chegando em sua máxima, o que ocasiona o desligamento.

Antes de passarmos para o próximo passo, muito importante você ou trocar a fonte ou trocar o cooler dela. Uma questão que se deve analisar é a possibilidade do aquecimento gerado na fonte ter danificado algum componente. Quando um componente danifica, não necessariamente vai ficar com cheiro de queimado. Algumas vezes não exala cheiro nenhum, mas está danificado. Com isto acredito que seja forte a probabilidade de sua fonte não prestar mais, mas só saberemos ao trocar o cooler dela e não apresentar mais defeitos.

Assim que resolver esta questão, por favor, retorne para continuarmos a lhe ajudar.

Forte abraço e excelente tarde!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!