Ir ao conteúdo

Aterramento improvisado? Gabinete com muita eletricidade estática!

FelipeBSR

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Como disse no título, meu gabinete anda com muita eletricidade estática. MEsmo fora da tomada, dá para levar alguns choques nele...

Estou pensando em amarrar um fio de cobre no gabinete e conduzir para as esquadrias metálicas de uma janela. Daria para esconder tranquilamente com canaletas... adiantaria? :confused:

Postado

Daria certo sim, o próximo passo é se enterrar no seu quintal e colocar uma mesa de terra para seu PC

Só que sua janela vai ficar energética kkk

Outro jeito melhor é colocar o fio de fora da sua casa, na terra, pois assim, a eletricidade dissipa totalmente pela terra e não faz uma bateria na sua casa (Bota uma placa de aço circular até 1m debaixo da terra, tu ta feliz)

• Membro VIP
Postado
Olá a todos,

Como disse no título, meu gabinete anda com muita eletricidade estática. MEsmo fora da tomada, dá para levar alguns choques nele...

Estou pensando em amarrar um fio de cobre no gabinete e conduzir para as esquadrias metálicas de uma janela. Daria para esconder tranquilamente com canaletas... adiantaria? :confused:

E porque não fazer um aterramento com um mínimo de cuidado e garantia de que não terá problemas?

Aterramento ruim, mal feito, gambiarra, melhor não ter nada!

Postado

Valeu, galera, eu adoraria fazer um aterramento decente, mas moro em apartamento, daí a improvisação rs.

Essa janela, na verdade é uma porta de vidro, grande. E dá para uma varanda. Na varanda, eu tenho um canteiro de 1m³ de terra (1x1x1). Dari para fazer algum aterramento nele? Só quero dissipar a eletricidade estática do meu computador, investi a maior grana nele hehe!

• Membro VIP
Postado

Um aterramento no seu canteiro não teria o mesmo efeito de um aterramento verdadeiro!

Um PC bem montado não oferece tantos riscos ou que seja muito comum a ocorrência de choque elétrico. No seu caso, dando choque com ele fora da tomada é provável que tenha algum cabo, de algum equipamento, induzindo essa tensão elétrica sentida por você.

Procure identificar a fonte da indução, pois estando fora da tomada não é comum sentir isso!

Procure detectar com um simples teste de fase se os fios ou cabos da tomada estão invertidos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...