Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Simular um ambiente de rede com servidor e host, ambos em máquina virtual


rlcdo

Posts recomendados

Estou tentando simular uma rede com servidor windows server 2008 e uma máquina com win xp, porém, tudo em máquina virtual, ou seja, uma máquina virtual com windows server 2008 e uma com windows xp.

Gostaria de saber se é possível usar um ip fixo p/ servidor, pra eu poder criar servidor DHCP, DNS, AD e fazer a máquina virtual com xp pegar as configurações do "servidor" (máquina virtual com win server 2008).

Minha internet é NET Virtua e usa um AP, ou seja, tem o ip do provedor que é dinâmico e o ip da rede interna. Será que essa simulação que eu pretendo fazer é possível? Se sim, como?

Obs: Estou usando o VMWare Palyer 4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, eu teria que ter uma placa de rede no servidor configurado em bridged e uma placa de rece configurada em host-only, certo? (lembrando que estou fazendo isso usando VMWare).

No máquina virtual com Windows XP eu teria só uma placa de rede configurado em host-only?

E como eu faço p/ saber se minha máquina real enxerga a máquina virtual com o servidor (win server 2008)? Como fazer p/ real enxergar a virtual e fazer parte da rede também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A Configuração é praticamente essa.

VM Servidor - 1 adaptador de rede configurado como host-only

VM Client(WinXP) - 1 adaptador de rede configurado como host-only

Assim as VMs irão se comunicar entre sim.

VM Servidor - 1 adaptador de rede configurado como Brigde

VM Client(WinXP) - 1 adaptador de rede configurado como Brigde

Dessa forma as VMs irão se comunicar entre si e com o Host(PC Real).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No server eu coloquei 1 placa em bridged e outra em host-only, aí na host-only configurei:

ip - 192.168.0.10

máscara - 255.255.255.0

No win xp eu coloquei só a placa em host-only e configurei:

ip - 192.168.0.20

máscara - 255.255.255.0

Servidor DNS preferencial - 192.168.0.10

Aí tentei pingar as 2 conexões e não consegui, deu 100% de perda. Como resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No server eu coloquei 1 placa em bridged e outra em host-only, aí na host-only configurei:

ip - 192.168.0.10

máscara - 255.255.255.0

No win xp eu coloquei só a placa em host-only e configurei:

ip - 192.168.0.20

máscara - 255.255.255.0

Servidor DNS preferencial - 192.168.0.10

Aí tentei pingar as 2 conexões e não consegui, deu 100% de perda. Como resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim... tentei da vm com xp(host da rede virtual) pingar o servidor: ping 192.168.0.10

e tentei pingar do servidor a vm com xp: ping 192.168.0.20

Mas deu 100% de perda.

Sobre servidor de DNS e DHCP ainda não configurei... estou primeiro testando com ip fixo na vm com xp (host da rede virtual)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema era o firewall mesmo. Desabilitei o firewall do windows server 2008 e do windows xp e consegui pinga uma máquina na outra.

Sobre os grupo de trabalho, ambos estão em "WORKGROUP". Essa questão das máquinas estarem no mesmo grupo de trabalho é um requisito necessário para as máquinas se enxergarem na rede?

Agora como eu faço p/ habilitar o firewall nos dois windows e permitir que uma conexão se comunique com a outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O problema era o firewall mesmo. Desabilitei o firewall do windows server 2008 e do windows xp e consegui pinga uma máquina na outra.

Sobre os grupo de trabalho, ambos estão em "WORKGROUP". Essa questão das máquinas estarem no mesmo grupo de trabalho é um requisito necessário para as máquinas se enxergarem na rede?

Agora como eu faço p/ habilitar o firewall nos dois windows e permitir que uma conexão se comunique com a outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, Douglas! Funcionou tudo perfeitamente. Mas não fecha o tópico ainda não... agora vou começar a fazer instalação do dominio, dhcp, dns... Se eu tiver mais alguma duvida sobre isso, posto aqui.

Bom, de acordo com um curso gratuito de windows server 2008 do www.dicarj.com, instalei o AD, o DNS, o DHCP..., coloquei a estação no domínio, mas gostaria de saber o seguinte:

Quando eu entro no console do DHCP, mesmo que minha estação esteja desligada, aparece lá como ativa em "concessões ativa" é isso mesmo? Achei que quando a estação fosse deligada, sumiria de lá.

E como eu faço p/ pegar a internet na estação a partir do servidor? Porque o servidor está pegando internet pelo adaptador de rede em modo bridged.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, de acordo com um curso gratuito de windows server 2008 do www.dicarj.com, instalei o AD, o DNS, o DHCP..., coloquei a estação no domínio, mas gostaria de saber o seguinte:

Quando eu entro no console do DHCP, mesmo que minha estação esteja desligada, aparece lá como ativa em "concessões ativa" é isso mesmo? Achei que quando a estação fosse deligada, sumiria de lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma rede virtual com um servidor win server 2008 e uma máquina xp.

No servidor tenho 2 placas de rede, uma em bridged, p/ pegar internet e a outra em host-only. E na máquina xp só tenho uma placa em host-only. No servidor DHCP, no gateway eu coloco o ip que o servidor tá pegando na placa em bridged ou o ip do meu modem físico? (Na verdade já tentei os 2 e a minha máquina xp não acessou a internet ainda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No Gateway coloque o ip da placa do servidor que você configurou como Host Only. Internamente teu servidor vai fazer o "roteamento" da conexão e mandar para o modem ADSL.

Modem > Servidor placa bridge > Servidor placa host only > XP

Acho que tá assim tua rede.

O teu XP tem que pegar as configurações do servidor, mas não da placa Bridged e sim da Host Only.

Testa e poste se tiver mais alguma dúvida :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, o DHCP tá distribuindo o ip corretamente. A máquina xp tá pegando o ip do servidor DHCP, mas a internet continua não funcionando no XP.

Vamos lá. Eu tenho uma placa host-only no servidor com ip fixo 192.168.1.1 e uma placa bridged puxando automaticamente o ip do meu modem físico (real). Nas configurações do servidor de DHCP eu coloquei o servidor DNS com o ip 192.168.1.1 (que é o ip da placa host-only). No roteador do servidor DHCP eu vou colocar esse ip também (192.168.1.1)? Porque se for isso, pelo que eu entendi você falando, eu tentei e também não pegou a internet na máquina XP =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui. Configurei o roteamento e acesso remoto seguindo os passos abaixo:

1º> Abra o gerenciador de servidores>botão direito na opção funções(roles)>adicionar funções (add roles)>click no botão proximo>marque a opção serviços de acesso e diretiva de rede ( Network Policy and Access Services )>click em proximo>proximo>marque a opção serviços de roteamento e acesso remoto(Routing and Remote Access Server) e as opões vinculadas a ele>proximo e instalar.

2º> Agora vamos configurar o roteamento e acesso remoto.Abra o gerenciador de servidores>expanda a arvore funções(roles)>expanda a arvore serviços de acesso e diretiva de rede ( Network Policy and Access Services )>botão direito em cima de roteamento e acesso remoto (Routing and Remote Access Server) e click em configurar e habilitar roteamento e acesso remoto>botão avançar e marque a opção conversão de endereços de rede (NAT), click no botão avaçar>selecione a placa de rede que estar com a internet (a placa que está em modo bridged), click em avaçar e botão concluir.

Essa foi a forma que achei e funcionou. Não sei se existem outra forma de compartilhar a internet. Se alguem souber outra forma, posta aí ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!