Ir ao conteúdo

Fonte de Tensão Ajustável 25V

Maxzi

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
sim as 2 fontes estão presas juntas mas isoladas e cada uma trabalha independente com suas respectivas caixas que evitam interferencia externa ou entre elas. apenas adicionando a saida onde se unem para aumentar a corrente.

faller.: se eu alimentar ambas as fontes inserindo fase e neutro na mesma linha de entrada , mesmo assim deveriam ser isoladas?

As tuas duas fontes não necessitam estar isoladas uma da outra. Podes ligar ambas na mesma rede sim, acho que estás fazendo uma grande confusão ai..

Fontes para PC devem ser isoladas uma da outra se somares suas tensões, o que definitivamente não estás fazendo ai, estás somando as correntes que elas podem enregar, em uma mesma tensão.... Ambas as fontes já tem o aterramento, o negativo da tensão de 12 Volts de cada uma delas, em um mesmo ponto, em um mesmo potencial..

Postado

eu falo da fonte variável de 25 v dp maxzi, pois ele é meu colega de curso e nós 2 iremos montar, então queria saber se tem problema fechar um curto n saída ou ela tem proteção (no caso o diodo em paralelo com o reguldor de tensão).

• Membro VIP
Postado
eu falo da fonte variável de 25 v dp maxzi, pois ele é meu colega de curso e nós 2 iremos montar, então queria saber se tem problema fechar um curto n saída ou ela tem proteção (no caso o diodo em paralelo com o reguldor de tensão).

Consultando o dataheet do CI LM317 (usado na fonte) vais ver que o mesmo é protegido de dois modos..

Por corrente: Então respondendo sua pergunta, na hora do curto na saída, o CI limitará automaticamente a corrente de saída entrando na função foldback, mantendo uma corrente muito menor que sua máxima permissível, para evitar super aquecimento..

Por temperatura: Se a dissipação for muito alta, (fonte entregando baixa tensão com alta corrente) pode ser que a temperatura do CI se eleve muito (se tiver um dissipadpor pequeno por exemplo) a ponto dessa proteção entrar em ação, para não danificar o CI..

Analisar o que o CI fornece, em seu datasheet, é fundamental para quem deseja montar qualquer dispositivo com mais de 1 componente..

• Membro VIP
Postado
Qual a diferença de um regulador de tensão fixo e um regulador de tensão variável?

Ambos regulam, estabilizam a tensão:

Fixo: Uma tensão pré estabelecida dependendo do modelo. Ex 7805 regula e estabiliza 5 Volts. 7812 regula e estabiliza 12 Volts.

Variável: Através de resistor extrernamente colocado, um potenciômetro geralmente, ajusta essa tensão de saída em larga faixa. Ex. LM317 ajusta a tensão de saída de 1,2 a 35 Volts ou pouco mais..

• mês depois...
Postado

Bom, depois de algum tempo, finalmente acabei de montar a fonte. No geral ela funcioneu bem de 1,3~1,5 a 24,8 volts, bem estável, nao coloquei o voltimetro por enquanto, pois nao consegui adaptar o multimetro que eu queria e nao encontrei para a venda aqueles voltímetros de painel, vou dar mais uma procurada, não estou afim de comprar dos EUA, segue então algumas fotos:

post-864034-13884961660061_thumb.jpg

post-864034-13884961660793_thumb.jpg

post-864034-1388496166132_thumb.jpg

post-864034-13884961661836_thumb.jpg

post-864034-13884961662416_thumb.jpg

Postado

Ultima imagem, detalhe do LED, gostei pois ele serviu como um "alarme" para curto, pois quando acontece o mesmo o LED diminui sua intensidade de brilho.

A fonte nao ficou muito bonita mas é funcional, como foi dito realmente ficou muita placa para pouco circuito, mas não há problema já que ainda sobrou espaço para o voltímetro que irei instalar futuramente.

Registro meus agradecimentos ao Faller e Jambão pelos esclarecimentos e ao Rafael pela criação do diagrama da placa.

post-864034-13884961665542_thumb.jpg

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...