Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consultas SQL


I.C20

Posts recomendados

Considerando duas tabelas: CLIENTE e ENDERECO.

CLIENTE possui: cpf(pk), nome, idade, codigo_endereco(fk).

ENDERECO possui: codigo(pk), rua, bairro, cep, cidade, estado.

Selecionar o nome e o cep de clientes que moram no Rio de Janeiro.

Eu tentei desse jeito:

SELECT cliente.nome, endereco.cpf from CLIENTE INNER JOIN

(cliente INNER JOIN ENDERECO WHERE ENDERECO.CIDADE='Rio de Janeiro')

Dá erro de cara: #1066 - Not unique table/alias: 'cliente'

Mas não sei como resolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Considerando duas tabelas: CLIENTE e ENDERECO.

CLIENTE possui: cpf(pk), nome, idade, codigo_endereco(fk).

ENDERECO possui: codigo(pk), rua, bairro, cep, cidade, estado.

Selecionar o nome e o cep de clientes que moram no Rio de Janeiro.

Eu tentei desse jeito:

SELECT cliente.nome, endereco.cpf from CLIENTE INNER JOIN

(cliente INNER JOIN ENDERECO WHERE ENDERECO.CIDADE='Rio de Janeiro')

Dá erro de cara: #1066 - Not unique table/alias: 'cliente'

Mas não sei como resolver

você quer nome e cep? ou seria nome e cpf?

SELECT cliente.nome, cliente.cpf FROM cliente

INNER JOIN endereco

ON cliente.codigo_endereco = endereco.codigo

WHERE endereco.cidade ='rio de janeiro'

mas isso é meio errado amigo..

o certo seria você criar uma tabela cidade contendo o nome e UF da cidade.

e então relacionando com a tabela endereço.

e então você se guiaria pela ID da cidade. pois a cidade nao muda. mas o endereço sim. então é mais fácil você consultar por um int do que uma string.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a questão é que na prova que eu fiz pedia justamente NOME e CEP, por isso a minha dificuldade pois nome está na tabela CLIENTE e cep na tabela ENDERECO. A ideia é imprimir uma coluna com os nomes dos clientes e outra coluna, ao lado, com os ceps correspondentes, dentro da condição de serem do RJ.

Essa foi uma prova que eu fiz para um processo seletivo de estágio. Realmente me pegou de surpresa pois na facul não cheguei a ver um exemplo desse tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

mas isso é o básico de SQL amigo era so fazer isso:

SELECT cliente.nome, endereco.cep FROM cliente

INNER JOIN endereco

ON cliente.codigo_endereco = endereco.codigo

WHERE endereco.cidade ='rio de janeiro'

assim você lista o nome da pessoa e o cep das que sao do RJ.

na verdade essa questao é uma babaquice.. é sem nexo... nao sei quem teve essa mirabolante ideia de por uma estrutura destas em uma prova de proceso seletivo.

precisas ver as questoes de SQL do enade, nem se compara... faça o teste, entre na pagina do inep, e baixe a prova do enade 2011, do curso análise e desenvolvimento de sistemas. veja a questao de sql, onde eles dao uma estrutura.. e ele pede que marque a sintaxe de consulta correta.

agora a sua questao.. ela abusa do básico de sql... se você nao viu isso em aula, pelamor de deus... seu professor nao deu nada então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, uma coisa simples mas que precisei recorrer ao forum, pois na aula realmente não vi, isso que me deu raiva. O negócio é estudar sozinho mesmo pesquisando e postando no forum que é uma grande ajuda. Valeu pela dica do Enade, vou dar uma olhadas nessas provas mesmo para me preparar melhor.

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

beleza é isso ai.. sempre deve buscar conhecimento. mesmo depois que eu terminei minha faculdade.. nao deixei de estudar.. estou lendo livros de php orientada a objetos.. php-gtk para criar aplicaçoes gráficas..

eu fiz essa prova do enade de 2011.. poiis agora em 2011 meu curso de analise e desenvolvimento de sistemas tinha que fazer para se graduar.

certo que eu nao vi varias coisas em aula quando fiz a prova.. ate porque tecnologo de 3 anos nao da tempo pra nada...mas foi o suficiente para entender a sintaxe sql complexas.... criaçao de views, pra facilitar a abstraçao de dados... php estruturado.. agora eu to estudando a orientada a objetos a fundo ate porque o mercado de trabalho exige conhecimentos em orientada a objetos.. pelo menos aqui na minha cidade sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!