Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com funções Ajax


Urubu_Nicolas

Posts recomendados

Olá comunidade Clube do Hardware. Feliz Ano Novo para todos. Bom galera eu costumo fazer sites fictícios para por em prática o que sei e por meio do desenvolvimento de sites fazer o que ainda não sei.

Então eu estou desenvolvendo o seguinte site fictício http://sistemanicolas.host.sk/mu/, não fiz nada ainda de PHP, apenas o include da home.php na Index. Eu quero fazer um efeito em Ajax parecido com o que tem nas páginas, você podem ver clicando no Menu Cadastro. Só que este mesmo efeito quero fazer no Painel do Usuário que está dentro de #sidebar e dentro de .blocos. Eu quero fazer se o login for verdadeiro ele entra no painel sem atualizar a página, ou seja faz o login ele fica com um gif de login e se for verdadeiro ele entra no painel que vai ficar dentro de .blocos, que vai conter apenas um menu. Meu problema está em colocar o Ajax com o PHP, pois eu preciso integrar Ajax com o PHP.

Para não atualizar a página eu não vou colocar o action do form para nenhuma página, vou fazer os scripts em PHP dentro de .blocos, por meio de um submit hide e fazer a validação de por isset $_POST[], porém não consigo consiliário o PHP com Ajax. Alguém pode me ajudar, você podem ver os scripits no site que deixei o link...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fala meu grande amigo Urubu, primeiramente feliz ano novo!

bom, seu problema pode ser contornado usando o meio mais fácil de usar ajax que é com o jquery.

vou te dar um exemplo de codigo em jquery que usa ajax que permite callbacks e usa o php também para isso vou criar um fomulario ficticio para o exemplo.

formulario


<form>
email: <input type="text" id="email" name="email"/> <br/>
Senha: <input type="password" id="senha" name="senha"/> <br/>
<input type="submit" id="btn_entrar" value="Entrar"/> <br/>
</form>

ajax com jquery


<script type="text/javascript">
$(document).ready(function(){
var requisitaPost = function(){

$('#email, #senha).unbind('focus');
var emailEnviado = $('#email').val();
var senhaEnviado = $('#senha').val();

$.post('recebeDados.php', {email: emailEnviado, senha: senhaEnviado},
function(data){
/*(aqui podes colocar a imagem de carramento
e setar um tempo para aparecer a imagem*/

$('#insere_aqui').fadeIn(2000).html(data);
},'html');
return false;
};
$('#btn_entrar').bind('click', requisitaPost);
});

</script>


bom lembrando que isso [e só um exemplo.. e nao foi testadi.. estude dele e adapte.

qualquer coisa procure pelo site do livro Ajax com jQquery - Requisiçoes ajax com a simplicidade do jQuery do Mauricio Samy Silva(maujor) que tem varios exemplos, inclusive este que eu mostrei

pode ser feito também com a funçao $.ajax() que permite mais de um callack se necessário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dif obrigado pela ajuda, mas agora vou parar com as dúvidas em JavaScript, pois eu vou adquirir os livros do Mauricio Samy Silva, muitos bons, também irei adquirir livros da mesma editora dos livros do Majour, há Novate em particular o Ajax com PHP. O ruim é que os livros são muitos caros, mas vale a pena.

Assim vou poder dominar uma das linguagens de programação, junto com suas bibliotecas que eu sempre admirei pelos seus efeitos que deixam páginas estáticas para trás e que qualifica a navegação do site e que muitos programadores não usam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

é os livros da Novatec sao ótimos.

em espcial, eu te recomendo os livros:

Javascript - Maurício samy Silva

jQuery: A biblioteca javascript do programador - Mauricio Samy Silva

Ajax com jQuery: Requisições Ajax com a simplicidade de jQuery - Maurício Samy Silva

Web Interativa com Ajax e PHP - Juliano Niederaurer

uma dica muito boa, caso você se interesse em criar aplicaçoes gráfica com PHP ( tipo as janelinhas e tudo) tem um livro chamado PHP-GTK: Criando aplicações gráfica com PHP - Pablo Dall'Oglio

todos estes livros são pela editora Novatec. eu tenho todos esses e nao me arrependo de nada. vale o preço que são. o do php-gtk esta com uma promoçao no site deles oferecendo por 60 reais. na epoca eu paguei 95 porque era lançamento.

te digo que você vai gastar uma nota preta nestes livros mas.. vale muito a pena. recomendo muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...