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Tenho um UPS (No-Break) SMS SB1000BI (de 1000 VA), que como a maioria dos UPS nacionais antigos, carrega com ele a má função de estabilizar a tensão através da comutação de relés ligados a taps em seu transformador, então, sabendo da inutilidade de tal função, do fato dos relés estarem gastos e gerarem ruídos na rede elétrica, e do fato deles fazerem um incômodo barulho, quero desativar o sistema de estabilização de tensão da saída desse UPS, mantendo a saída igual a entrada, sem tentar fazer nada para mudar isso!

Ele é um Shortbreak (que os fabricantes, por marketing, chamam de "Line Interactive", que também é chamado de "No-Break Offline Stand-by" por algumas pessoas), ou seja, ele é basicamente um estabilizador de tensão, e que só entra em modo bateria quando falta energia elétrica, acionando seu inversor, em cuja saída se tem uma onda quadrada (que para "enfeitar o pavão" os fabricantes a chamam de "pseudo-senoidal", ou "senoidal por aproximação")...

Pois bem, o que eu quero é que ele pegue a tensão de entrada, passe-a pelo filtro de linha interno que ele tem, alimente seus circuitos de controle com ela, e mande-a para as tomadas de saída, sem tentar fazer nenhum tipo de modificação ativa nela, como comutar taps para aumentar ou diminuir a tensão da rede, etc., e obviamente quero que ele continue acionando o inversor quando faltar energia elétrica e continue carregando as baterias!

Então, como faço tais modificações nele para que fique dessa forma que descrevi?

Obs.: Eu não achei o esquema eletrônico dele em lugar algum, então isso está dificultando ainda mais este meu projeto!

P.S.: Se isso não for tecnicamente possível de modo algum, ao menos eu quero substituir os relés dele por triacs (tiristores), antes que eu fique louco de tanto ouvir os "tlecs" dos relés velhos dele... E para isso também preciso de ajuda, pois não faço ideia de como seria o esquema necessário para fazer tal substituição diretamente...

Abraço,

Igor Isaias Banlian

  • Membro VIP
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Existem três modos básicos de se fazer essa operação:

1) Se esse seu no-break já tiver um PIC como elemento de controle, somente uma alteração no software do mesmo vai poder mudar essa operação:

2) Se seu elemento de controle de comutação dos relés for derivado da comparação analógica das tensões, uma alteração na referência desses comparadores escravizaria a operação.. Um mudança no valor de resistor somente poderia já servir para o desejado.

3) Independentemente do modo como opere, talvez o modo mais simples seja o seguinte..

Exercite o mesmo para saber quais são os relés envolvidos nessa comutação de taps.. (isso pode ser feito com um VARIAC na entrada..

Escolha a tensão de saída dersejada (na verdade a posição desses relés). Anote quais contatos devem ficar fechados com quais outros, desses relés)

Retire esses relés e jumpeie aqueles contatos que viste deveriam estar fechados na tensão escolhida)

Sem os relés não tem o que bater. Sem os relés e com o jump adequado, o dispositivo passa a ter uma única relação de transformação escolhida. Desse modo ficam terminados os seus problemas..

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"faller", os CIs que tem nele são:

4 LM324N (Datasheet);

1 LM339N (Datasheet);

1 SG3524N (Datasheet).

Tem também os semicondutores:

8 IRFZ46N montados em dissipadores metálicos (Datasheet);

1 LM317T montado em dissipador metálico (Datasheet);

1 7812PI montado em dissipador metálico (Datasheet).

O resto são os 3 relés (SMS MODEL MS 12-10), componentes discretos convencionais, e alguns componentes no estágio do filtro de linha, listados abaixo:

1 indutor (tipo filtro passa-baixa, com um núcleo toroidal e dois fios encapados enrolados nele);

2 fusíveis, sendo um de 6 A e outro de 10 A, ambos de vidro, de 250 V comuns;

2 capacitores (acho que são cerâmicos, mas tem encapsulamento azul) CS472M;

1 capacitor de poliéster de 100K/400V;

1 varístor K275 bem pequeno.

A placa também tem 6 trimpots, respectivamente escritos:

TP1: Sobrecarga;

TP2: Tensão Saída;

TP3: Frequência;

TP4: Sub Tensão;

TP5: Estabilizador;

TP6: Recarregador.

Ele tem também um buzzer que fica apitando (porque as baterias estão zuadas), como aqueles dos gabinetes de PC, bem como, além do transformador gigante cheio de fios, tem um transformador pequeno, como daqueles de fontes genéricas vendidas por camelôs (com três fios na entrada e dois fios na saída)...

Como você pode ver, ele não tem nenhum microcontrolador, nem PIC ou similar, apenas componentes discretos comuns de soldagem convencional mesmo!

Então, tem como tirar maiores conclusões com os dados que eu postei acima (eu não sei analisar circuitos prontos)?

Obs.: Aqui tem alguma literatura sobre os No-Breaks da SMS, bem interessante: http://www.4shared.com/office/Br-oLfSj/Roteiros_de_Testes_de_No-Break.html (Mas o modelo do meu é bem mais antigo que esses!)

Abraço,

Igor Isaias Banlian

  • Membro VIP
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Sem nenhuma dúvida ele opera de modo analógico e alguma alteração, de modo seguro, só poderá acontecer mediante análise de seu esquemático.

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Como eu ainda não achei o esquema eletrônico dele (e pode ser que eu nunca ache), eu estava pensando em algo mais "simples", que seria:

Eliminar a placa controladora dele, e montar em uma placa ilhada comum um circuito (aproveitando componentes da placa dele mesmo), que faça somente as funções de:

1ª) Carregar a bateria chumbo-ácida selada de 12 V - 12 A que vou comprar para ele em fevereiro (acho que aquele transformador pequeno que ele tem é para essa função);

2ª) Inverter a tensão dos 12 V C.C. para 115 V C.A. usando o transformador enorme que ele tem;

3ª) Monitorar a tensão da rede elétrica, e quando faltar tensão ele comutar um triac (tiristor) que ligará a saída dele no inversor e desligará ela da rede elétrica, sendo que quando tivesse tensão novamente na rede elétrica, ele comutaria novamente o triac (tiristor) para ligar a saída na rede elétrica e desligar ela do inversor (mas ele teria que desligar o inversor caso a tensão da bateria caia para 10,5 V, para não danificar ela).

Só isso! Será que é complexo fazer um circuitinho com essas funções? Alguém tem alguma sugestão de algum circuito que faça isso?

Abraço,

Igor Isaias Banlian

  • Membro VIP
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Antigamente a comutação de taps dos estabilizadores, ou dentro de no-breaks, era feita com triacs, pela simplificação e barateamento de custos. Eles explodiam frequentemente pois, como sabes ou deverias saber, os triacs tem efeito memória e uma vez disparados conduzirão sempre até que a corrente através deles caia abaixo de um valor chamado de corrente de manutenção. Isso poderá se dará em até 8 mili segundos após ter sido comandado para desligar.. Esse atraso, que é de meio ciclo, pode até aumentar, em tempo, em função da carga ser mais ou menos indutiva.

Não raramete ao se desligar um triac, no mesmo sinal, ou no mesmo tempo, se mandava ligar o outro, para uma tensão substituta. Pela característica já citada se poderia ter dois deles operando ao mesmo tempo o que provocava efeitos pirotécnicos mais bonitos que aqueles da praia de copacabana na troca de ano..

Saiba que adotar triac nessa função foi uma ideia abandonada pela indústria há muito tempo atrás.. Não repita o erro.. Passaram a usar relé, que apesar de mais caros carregam intrínsicamente a condição de seleção alternativa.. Desliga primeiro uma tensão, para após ligar a outra (contato reversor)

Não será fácil transformar esse seu no-break do modo como queres.

Porque não aproveitas seu transformador, de bom tamanho, para fazer algo como isso dai: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-alimentacao-ajustavel/963006?p=5182322#post5182322

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Porque não aproveitas seu transformador, de bom tamanho, para fazer algo como isso dai: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-alimentacao-ajustavel/963006?p=5182322#post5182322

Eu preciso usar um UPS porque aqui a energia elétrica é instável, e eu rodo servidores no meu PC, que fica 24 horas por dia ligado, e sempre ele reinicia quando a rede elétrica daqui fica por uns segundos sem tensão, e as vezes até por alguns minutos... Isso acontece até 3 vezes por semana, e tem me prejudicado, até mesmo corrompendo arquivos no meu HD!

Fora o fato de algumas vezes por ano ficarmos aqui por horas sem energia elétrica, e eu quero ao menos poder ligar minha TV de 14" que consome só 35 Watts durante essas horas nesse No-Break...

Sei que você sempre diz que não precisamos de um UPS/No-Break na maioria dos casos, mas no meu caso eu realmente preciso, pois não conheço outro dispositivo que possa me fornecer energia elétrica na ausência da mesma em minha rede elétrica!

Obs.: De qualquer forma, estou tentando conseguir o esquema desse No-Break, mas realmente está muito difícil... E sobre os triacs versus relés, eu pensei que os triacs fossem melhores e mais avançados, mas já que não é assim, eu não me importo em usar um relé no meu projeto para comutar do modo rede elétrica para o modo bateria (e vice-versa), já que não tem outro jeito mesmo!

P.S.: Vejam umas fotos desse meu No-Break, que coincidentemente eu achei a venda no MercadoLivre:

s_MLB_v_O_f_193215456_9717.jpg

s_MLB_v_O_f_193215456_3597.jpg

Abraço,

Igor Isaias Banlian

  • Membro VIP
Postado
...E sobre os triacs versus relés, eu pensei que os triacs fossem melhores e mais avançados, mas já que não é assim, eu não me importo em usar um relé no meu projeto para comutar do modo rede elétrica para o modo bateria (e vice-versa), já que não tem outro jeito mesmo!

Triacs podem ser melhores que relés, não é esse o caso.. Se usados mal, sem se preocupar com um controle que verifique que realmente ele não mais conduz, para somente depois ativar o alternativo, pode dar caca...

Esse tipo de controle não é simples de se fazer e desse modo o pessoal abandonou o uso do mesmo em estabilizadores, por exemplo, pois ou complicava o circuito ou fivava com alto risco de explodir e ai não raramente se iam trilhas do impresso mais componentes.. Era a visão do inferno....

Mesmo sem ter o esquemático, tente descobrir o elo de realimentação da tensão de saída do estabilizador e tranquie o mesmo, numa tensão fixa..

Me explico. A tensão de saída é retificada e filtrada para servir de amostra aos comparadores. Se interromperes ai essa informação e no lugar da mesma colocares uma tensão fixa (veja o velor antes de interromper) derivada da fonte CC mesmo, com um potenciômetro, vais poder, acionando esse potenciômetro, escolher uma das razões de transformação do transformador do no-break, e desse modo vais poder aquietar os relés, que permanecerão estáveis sem jamais trocar a não ser que mechas na tensão de amostragem, através do potenciômetro.

É assim que eu faria..

Postado

Modéstia à parte, eu sou fod*! Consegui o esquema eletrônico com um cara de uma assistência técnica, que fez algumas limitações referentes ao compartilhamento de tal esquema, mas como sou um pirateiro inveterado, que preza pela liberdade de compartilhamento de quaisquer informação, independente da vontade do autor, então lá vai:

http://www.4shared.com/office/HYuRafsa/Esquema_Eletrnico_dos_No-Break.html (Pronto, agora não é mais secreto, kkkkkkkkkk!)

Link direto, clique no botão "Clique para Baixar" e baixe sem precisar esperar nem 1 segundo: http://4shared.tectonny.com/index.php?search=SB1000BI&cat=pdf

E fiz ainda mais, upei ele no Google Docs para todos poderem achar com mais facilidade e visualizar sem precisar baixá-lo:

https://docs.google.com/document/d/1xyC2dwaE_bVfkn06vGZE5_goUMhP8fXJwZjPFEUJkw8/edit

De qualquer forma, é um esquema velho pra caramba, de 1994/1998, então eu nem sei para que tantos cuidados em mantê-lo em segredo, fala sério, isso aí tá mais pra abandonware, hehehe!

Obs.: Também upei em outros lugares para garantir que se alguém resolver encrencar comigo por causa disso, ele não possa mais ser retirado da Internet, haja visto a enorme quantidade de locais que ele está agora! Já era, caiu na rede, ninguém mais tira, nem querendo!

P.S.: Agora, "faller", depois desse trabalhão que tive, por favor, analisa aí o esquema para mim e me diga tudo que eu possa fazer para "tunar" esse No-Break deixando ele da melhor (e mais econômica) forma possível!

Abraço,

Igor Isaias Banlian

  • Membro VIP
Postado

Sem me prender demais no todo, estou sem tempo agora, eu certamente iria medir, em operação com rede elétrica, a tensão no centro do potenciômetro TP5.

Depois abriria esse sensoramento (tirando fora o diodo D32, por exemplo) e colocaria ali, para alimentar o potenciômetro, uma tensão contínua assemelhada, de mesmo valor. Se a tensão no centro desse potenciômetro não variar não tem por que os relés baterem..

Meça e retorne com as principais tensões ai,

Antes do diodo, depois do diodo, entre o resistor e o potenciômetro, depois na parte de baixo do potenciômetro e finalmente no centro desse potenciômetro..Não macha em nenhum dos ajustes, só meça..

EDIT: Agora, com mais tempo, olhando o esquemático, talvez seja mais simples essa modificação que posto ai abaixo..

Modificaoparaeliminarestabilizadordeno-break.jpg

Abrir naquele X vermelho ( se não queres abrir, podes tirar ambos os relés, dá na mesma) e fazer aquele jump em azul, que leva a tensão de entrada a um só tap, o central, que imagina-se o mais correto. Um deles diminui a tensão e o outro aumenta. O de centro seria o médio..

E deu!!! Seu no-break já não mais fará a besteira de ficar tlec-tlecando tentando achar a melhor tensão (com variação de 6 a 10 Volts entre elas). As fontes modernas não necessitam dessa ajuda que mata fontes..

Depois nos reporte como ficou..

Tendo o esquemático fica muito mais simples de se analisar e definir a alteração..

  • Curtir 1
  • 9 anos depois...
Postado

Muito simples:

Coloca um relé de 12V por 10A alimentado pelo mesmo transistor do relé de enteada AC.

 

Daí o contato comum do relé, liga diretamente numa tomada para alimentar seu computador.

 

O contato normal aberto você liga na saída do nobreak.

 

O contato normal fechado liga na rede elétrica. 

 

Quando o nobreak entrar em modo inversor ele vai comutar o relé para a saída dele em onda quadrada.

 

Quando voltar para modo rede ele vai comutar o relé para a rede elétrica. 

Postado

Toda vez  que o no-break ir para modo bateria, ele irá desligar o relé de entrada. 

Ao mesmo tempo irá desligar o relé que você colocou lá para ser acionado junto com o relé de entrada. 

Daí você faz a ligação elétrica  do relé para fazer a comutação  para a saída do no-break quando ele próprio for desligado. 

Postado
1 hora atrás, albert_emule disse:

Toda vez  que o no-break ir para modo bateria, ele irá desligar o relé de entrada. 

Ao mesmo tempo irá desligar o relé que você colocou lá para ser acionado junto com o relé de entrada. 

Daí você faz a ligação elétrica  do relé para fazer a comutação  para a saída do no-break quando ele próprio for desligado. 

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