Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite caros colegas, queria inicialmente parabenizar pelo excelente trabalho desempenhado por vocês aqui no fórum.

Queria deixar claro que meus conhecimentos em eletrônica e elétrica são extremamente limitados, portanto peço um pouco de paciência.

Estou com um problema em relação a uma ponte H, encontrei vários esquemas na internet, mas resolvi montar esse:

ponteh.th.png

Antes montei e simulei no proteus e estava tudo certo. De fato depois da placa feita, realmente está desempenhando sua função que é de reverter o sentido de um motor de corrente contínua, mas estou tendo uma perda de 12V para 7V e o motor está sem força para subir a peça na qual esta acoplado.

O motor usado é de vidro elétrico de carro e está sendo aplicado a um LIFT para projetor que eu mesmo montei.

quando testo a fonte diretamente no motor (sem utilizar o circuito) ele tem força de sobra para executar a descida e invertendo os fios faz a subida normalmente.

O fato é que poderia montar com uma chave de três posições, mas tenho essa ideia de um lift mais elaborado, controlado por remoto e com parada automática.

Estou utilizando reed switches para o fim de curso + receptor de portão eletrônico de dois canais para a subida e descida + ponte H + controle remoto + fonte de pc de 500W.

Alimento o receptor com uma "linha" e a placa de circuito com outra. Não entendo o porque dessa perda de potência e gostaria muito da ajuda de vocês para resolver esse problema, desde já agradeço.

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Tudo tem a ver com a polarização dos transistores, bem como com o ganho dos mesmos.

Infelizmente, com o tamanho da imagem postada, não dá para ver bulhufa nenhuma desses valores

Postado
Tudo tem a ver com a polarização dos transistores, bem como com o ganho dos mesmos.

Infelizmente, com o tamanho da imagem postada, não dá para ver bulhufa nenhuma desses valores

Mas é só clicar na imagem que ele abre grande...

De qq forma são:

a) 2 tips 127

b)2 tips 122

c)2 resistores de 330 Ohms

d)2 resistores de 1k ohms

Postado

Os TIPs 122 e 127 são transistores Darlington, então não deveríamos ter problema com os resistores de base que você utilizou. Os motores de limpador de pára-brisa consomem em média 1,5-2A, sendo que os transistores suportam até 5A (utilizando dissipadores adequados, claro).

Esta queda de tensão pode ser da sua fonte. Quando você liga diretamente o motor na fonte não há queda de tensão?

A um tempo atrás orientei alguns alunos a utilizarem ponte H da maneira que você está utilizando, e tivemos problemas com os transistores PNP. Utilizamos todos NPN e simplesmente modificamos a lógica, e funcionou por um tempo até que queimaram os transistores por excesso de calor.

Postado
Os TIPs 122 e 127 são transistores Darlington, então não deveríamos ter problema com os resistores de base que você utilizou. Os motores de limpador de pára-brisa consomem em média 1,5-2A, sendo que os transistores suportam até 5A (utilizando dissipadores adequados, claro).

Esta queda de tensão pode ser da sua fonte. Quando você liga diretamente o motor na fonte não há queda de tensão?

A um tempo atrás orientei alguns alunos a utilizarem ponte H da maneira que você está utilizando, e tivemos problemas com os transistores PNP. Utilizamos todos NPN e simplesmente modificamos a lógica, e funcionou por um tempo até que queimaram os transistores por excesso de calor.

Eu nao medi a tensão quando ligada a fonte diretamente no motor (de vidro eletrico), simplesmente porque nao houve problema de forca, ele conseguiu recolher a plataforma sem problema. Agora qual esquema você consegui utilizar sem notar a perda, poderia passar? Obrigado.

Postado

Olá,

Estou agora mesmo simulando uma ponte H, com mosfets. Já implementei pontes com BJT, mais usei apenas NPN, por conselho de um amigo, da mesma forma como aconselhou ZaqueuHeinzen, até hoje não entendi o conselho, mais achei melhor não arriscar.

De acordo com a lógica, poderia se esperar uma queda de 2,8V, pois cada junção do transistor (de silício) causa uma queda de 0,7V, cada transistor possui 2 junções (1,4V), e o seu motor passa por 2 transistors; nunca usei o darlington, mais acho que a queda dele pode ser maior, dependendo de como você excita a base dele...

Meu conselho: Use mosfet, nunca usei eles em ponte, mas, em todas a aplicações que usei, nunca registrei quedas de tensão tão altas.

Estou prestes a implementar uma ponte H na prática, por enquanto, vou apenas simulando...

Espero ter ajudado.

Postado

A lógica é fazer sempre em 'X', jamais acionando um dos lados simultaneamente.

Portanto, seu circuito deve garantir que IN1 e IN2 nunca acionem simultaneamente, porque a queima dos transistores é certa se sua fonte não dispuser de proteção contra curto-circuito.

Basta recalcular os resistores para confirmar se o transistor vai se manter saturado. Estes TIPS 120/121/122 e 125/126/127 possuem hfe mínimo com valor igual a 1000, mas mantendo a temperatura ideal. Para garantir que vai saturar, é bom utilizar um hfe teórico de uns 500 ou até menos na hora de calcular os resistores de base.

post-942649-13884961556843_thumb.jpg

Postado

cara acho que seu problema é com a fonte pois está usando uma fonte de 12V para ligar um motor de 12V através de uma ponte H que derruba sua tensão de 12V para no maximo 9,2V, pois cada Darlington tem uma queda de tensão de 1,4V.. então sua fonte teria que ser de pelo menos de 15V... para chegar 12V no motor...

faz um teste com uma fonte de maior tensão... pra ver se melhora..

valeu :)

Postado
cara acho que seu problema é com a fonte pois está usando uma fonte de 12V para ligar um motor de 12V através de uma ponte H que derruba sua tensão de 12V para no maximo 9,2V, pois cada Darlington tem uma queda de tensão de 1,4V.. então sua fonte teria que ser de pelo menos de 15V... para chegar 12V no motor...

faz um teste com uma fonte de maior tensão... pra ver se melhora..

valeu :)

Bem lembrado. Estes TIPs podem ter até 2V de queda de tensão para uma corrente de 3A, conforme o datasheet.

A sugestão de substituir por MOSFETs é válida. Algo como o IRF540 já deve servir. Se você não utilizar PWM, podes utilizar relés também.

Postado

bommm...

Queria inicialmente pedir desculpas por não ter respondido antes e agradecer aos que estão dando suas sugestões...

Muito se falou de mosfets, pwm, reles, calculo de resistores, saturação (essa eu realmente não conheço)...

O fato é como expliquei ao criar o tópico, sou leigo em eletrônica, tudo o que fiz foi mais ou menos como um papagaio, apenas repeti, segui passo a passo!

Encontrei o esquema na internet, vi uns tutoriais do proteus, li como fazer a placa aqui no forum e por ai vai, mas no fundo foi tudo uma cópia, portanto estou me sentindo incapaz de seguir as dicas dadas pelos colegas, sendo assim...

Teria como alguém postar um esquema no qual eu não tivesse essa perda de tensão para eu apenas fazer a placa, pois de outrqa forma realmente estou quase largando a ideia de fazer o lift, não achei que seria tão complicado e agora eu sei porque um industrial custa na casa dos 2 mil reais...

:mellow:

Postado

Tiago, sugiro que utilize relés, vai eliminar a queda de tensão, embora aumente o custo do teu projeto e não possibilite o chaveamento rápido (que eu acredito que não é o que você precisa).

Deves garantir que as entradas IN1 e IN2 nunca acionem ao mesmo tempo.

post-942649-13884961564449_thumb.jpg

• 5 anos depois...
Postado

olá, boa tarde, não sei se aqui é o local correto para fazer esta pergunta, mas vamos lá, estou querendo fazer o controle de dois motoras dc, para que eles sirvam de locomoção para um robô, ate ai tudo bem fazer isso com um arduino e uma placa l298n é fácil, porém preciso fazer isso com um radio controle de 6 canais, minha duvida é como fazer a ligação do receptor com a ponte h para que eu possa mover o robô para frente e para traz com o controle, já que no controle eu uso canais diferentes para isso, me ajudem por favor

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...