Ir ao conteúdo

Defeito indeterminado, Help antes que acabe a garantia.

Marcio Reis

Posts recomendados

Postado

Me sinto meio envergonhado ter me cadastrado nesse momento mas espero que eu possa me enturmar mais por aqui, afim de somar forças com a comuniadade CdH que leio e que inclusive me ajudou nas minhas aquisições. E também ajudar no que for possível.

Venho aqui pedir uma ajuda gigante, sobre o problema relatado no texto abaixo. Desculpem pelo tamanho, mas ele reflete a gigantez da minha aflição.

O defeito é : reinicia sozinho, sem qualquer motivo aparente. Em alguns casos apresenta telas azuis e logo após ele inicia normalmente, em outros casos não inicia, de acordo com o auto-diagnóstico da placa mãe (leds), ela informa problemas com a memória. Antes era só trocar o pente de canal que funcionava. Depois, com meus dois pentes novos, descobri que é só mexer no processador que a placa logo inciava, porém com uma mensagem “Cheksum bad” e resetava as configurações do setup. Antes com um pente, os erros eram mais constantes , em alguns casos apresentava uma mensagem “DQS failure at previous boot, to slow ram timing” reduzindo o clock da memória, de 1333Mhz a 1066MHz, as temporizações estavam automáticas. Outras vezes aprentava mensagens de que eu havia feito overclock incorreto, e que as configurações pré-definidas haviam sido carregadas. Todas essas mensagens apareciam depois de erros ao uso normal e até mesmo com o sistema ocioso. A placa desligava e a led onde diz que a memória apresentava erro ficava piscando, e algumas vezes se quer acendia. Como solução, ou eu trocava o pente de canal, sempre do primeiro pro segundo, ou tirava o processador do lugar e colocava de novo. Agora a memória está em 1600MHz e as temporizações estão no padrão da memória. Eu tive de defini-las, de acordo informações do próprio pente. Algo como 9-9-9-24 a 1600MHz. 1,65V. inclusive, tive de setar as configurações de tensão da memória para 1,85V para a placa me mostrar 1,65V nos pentes.

Isso me levou a acreditar que existe algum defeito relacionado a mau contato entre o processador e o soquete em que com o calor produzido ele se manifesta, e era o que acontecia. E também o fato de ser um defeito que não é sempre que determinada coisa é executada que acontece.

Atualmente, os erros acontecem com bastante frequência. Mas ainda sem estar ligado desta vez com altas temperaturas, Rodei o PRIME 95 por 1 hora e nada aconteceu, o processador chegou a 76º C. logo após aos 50º C fui reiniciar e dessa vez travou. Mesmo, nada poderia ser feito. Vale ressaltar que Não importa em quais configurações de frequência timing estejam. Já fiz testes setadas em default e o resultado era o mesmo.

Com os 4 núcelos, os efeitos eram mais severos, somado as temperaturas era certo, testei duas vezes com o prime95 e nenhum erro ocorreu. Abri jogos normalmente e nada. Reiniciei, e Fiz de novo; no teste 2 apresentou distorções na tela e no mesmo instante o pc reiniciou, depois não ligou mais, apresentando o erro das memórias. Abri o Gabinete, pressionei o processador pelo cooler e a placa iniciou. Apresentou desta vez o ERRO DQS failure at previous boot, ou algo assim. Carreguei as defaults e foi iniciar, coisa de 5 min ocioso reiniciou novamente pra não iniciar mais. De novo fui eu abrir o gabinete, mexer no processador pra placa iniciar. Dessa vez, depois de dar Cheksum BAD , depois de carregar os defaults e reiniciar a placa me veio com outra mensagem, de que eu estaria fazendo overclock incorreto.

Tanto faz, com os 2 núcelos, ou com core unlocker ativado, desbloqueando os outros dois núcelos. To nessa ai, a coisa de 1 Mês ou mais, sendo que comprei essas peças deve ter nem 3 meses.

Acabo de lembrar que sem a placa de vídeo, os erros eram piores, várias vezes logo após iniciar o sistema, depois do logo aparecia vários cubos coloridos cheios de caracteres diversos dentro deles.

Segundo meu professor, é instabilidade por causa de ter desbloqueado os núcelos, eu te pergunto: isso não deveria acontecer somente com os 4 núcelos então? Ainda mais tanto com os dois núcleos onde e o funcionamento deveria ser perfeito... O problema ao iniciar a placa em tese não tem nenhuma ligação com os núcleos desbloqueados ou não.

Phenom x2 555 3,2GHz

Biostar Ta890GXB HD

Memórias corsair 1600MHz 2x 2GB 1,65V Antes: markvision 2GB 1333MHz

Ati HD4890 sapphire vapor x.

Fonte: OCZ 600W

Seila, ta difícil... o cara junta meses o dinheirinho, pra chegar depois e acontecer esse tipo de coisa...

• Membro VIP
Postado

nao carece de vergonha aqui. Todo mundo, a exceção de uns dez que são efetivamente estúpidos e que se acham melhores do que os outros, são gente boa e não saber resolver um problema é motivo de 99% das pessoas que se cadastram aqui. Normal, seja bem-vindo.

vamos lá:

- testou outros pentes de RAM? parece que tu fez alguma coisa com eles.

- Este processador sobrevive a um stress test em outro PC?

- Fez overvolt? ou undervolt?

- resetou a BIOS e pos as memos pra rodar a DDR400?

- esse processador foi OEM ou box?

- como assim"apertar o processador"? parece haver algo frouxo?

- Roda ok usando um live-cd de linux????

Postado

Esse checksum bad é por causa da pilha da placa mãe fraca, ela não salva mais a hora e as configurações da bios.

Esse teu caso é complicado. Pode ser placa mãe, processador ou até a fonte, que está bugando todo o sistema. Não é porque o carro é uma ferrari que está ileso de defeitos.

Lendo seu caso com mais calma estou sentindo um cheirinho de bios... Já procurou se existe alguma atualização pra ela?

Se não for possivel testar com outra fonte, tenta achar algum multimetro com alguem e medir as saidas +12v +5v e +3.3v do computador, veja se oscila muito. Se você tem um bom conhecimento, tenta montar o micro fora do gabinete, pra ver se ainda continua assim. Coloque uma caixa de papelao e ponha a MB em cima.

Só uma dúvida: Esse teu processador é um x2 certo? Você estava usando ele destravado com 4 núcleos?

O que ainda te resta fazer falaram ali em cima.

Postado

=D, ja ta aliviando o coração...

- testou outros pentes de RAM? parece que tu fez alguma coisa com eles.

Acesso a outros pentes a não ser os que ja tenho ta praticamente impossível no momento. Além do mais, o erro se manifestava tanto com meu pente anterior(markvision 1333Mhz) quanto com os atuais (corsair 1600MHz). ja testei com só um, com os dois, com um e com o outro dá no mesmo.

- Este processador sobrevive a um stress test em outro PC?

É algo que estou a resolver. Pretendo submete-lo a testes amanhã na placa do meu irmão, AM2+ da MSI, eu queria testar com minhas memos também, só que lá é DDR2, e também não tem o core unlocker, então... Também pretendo por o processador dele aqui.(atlhon X4)

- Fez overvolt? ou undervolt?

Under não, Over só coloquei de 1,400V para 1,437, 37mV a mais afim de cutucar o finalzinho de esperança e mesmo assim me decepcionou.

- resetou a BIOS e pos as memos pra rodar a DDR400?

Ja coloquei a 1333MHz nas novas de 1600MHz. Vou experimentar.

- esse processador foi OEM ou box?

Não sei como te responder isso.

- como assim"apertar o processador"? parece haver algo frouxo?

Não que seja algo frouxo, o proc fica preso. A solução que eu encontrei, que foi por acaso, era de destravar o cooler e dar umas apertadinha e rodadinhas com ele e depois travar que a placa iniciava, e a bios me mostrava aleatoriamente aquelas mensagens.

- Roda ok usando um live-cd de linux????

Ja fiz testes com o prime 95 carregando o windows mini XP que tem no CD do Hirens Boot, e o resultado foi o mesmo.

seja bem vindo!

=D

retire o cooler e levante e abaixe oa alavanca de travamento do processador algumas vezes. coloque o cooler novamente re realize os testes. se possivel troque a bateria da placa mãe.

Naquela que o defeito hora aparece hora não, ta complicado saber se pode fazer efeito, ainda mais que a quantidade de vezes que tive que mexer no processador... tirar etc... Por enquanto só deu problema hoje na hora de ligar, incrivelmente, até agora nada aconteceu. amanhã depois de testar o proc em outra placa verei. Quanto a pilha, as condições dela estão perfeitas, inclusive ja deixei por um tempo outra pilha que tinha nova aqui e não influenciou em nada.

Lendo seu caso com mais calma estou sentindo um cheirinho de bios... Já procurou se existe alguma atualização pra ela?

Sim, e está na minha placa a ultima atualização, ja comprei ela assim.

http://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=478

multimetro com alguem e medir as saidas +12v +5v e +3.3v

Ja fiz isso, está tudo na mais perfeita ordem.

tenta montar o micro fora do gabinete, pra ver se ainda continua assim.

Farei isso.

Só uma dúvida: Esse teu processador é um x2 certo? Você estava usando ele destravado com 4 núcleos?

Sim, sendo que esse problema, se manifestou de um tempo pra cá, sem nenhum motivo aparente, inclusive me forçou nas aquisições das memórias que fiz no desespero e mesmo assim...

!!!!!!!!!Mais Informações!!!!!!!!!!!!!!!

Ta ficando preto o negóço...

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110708054849AAdX6bj

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=281654

Postado

Se ela suporta 125W acredito que não tenha problemas com os quatro núcleos. Massssss... O provavel culpado na história é o processador então.

Postado

Amanhã eu to com os resultados. to com o athlon X4 do meu irmão aqui ja a duas horas e meia em testes de stress e nada aconteceu. Ja o phenom la tive uns problemas com ele, e por enquanto o que tudo indica, é problema no processador. Volto com mais detalhes sobre os testes.

Postado

Gente, depois de tantas e tantas análises, substituições de componentes tive de encurralar um deles... E o processador saiu do tribunal como o culpado na jogada. talvez ele pegue prisão perpétua ou então vá para uma clinica de reconstituição... No mais, só to esperando a análise do meu professor quanto ao caso, para postar as fotos das blue screen's. Bem, o processador poderá recorrer da sentença, portanto é importante a análise de você, jure, junto as provas para chegar também a esta conclusão. To redigindo junto as fotos e somando as observações que escrevi enquanto fazia os testes. Estão no forno já.

Postado

Os problemas eram os mesmos, as travadas, claro, eram menos frequentes mas mesmo após desligar o core unlocker ainda enfrentava problemas para a placa iniciar. Algum tipo de mau contato horripilante ou seila o que. O importante é que com o athlon esses problemas de inicialização DA PLACA não se manisfestaram. Enfrentou terríveis tempos de stress... Com os dois o comum era: altas temperaturas, clocks e timings das memórias iguais, o diferente era o clock mais baixo do atlhon( e teóricamente dois núcleos a mais) o que resultava em temperaturas menores. São esses os fatores mais importunantes que fazem do teste nem tanto assim fieis, mas o suficiente pra diagnosticar os problemas que achei.

Inclusive, outra hipótese que proponho quanto ao meu phenom, é problemas (instabilidades) quanto ao controlador de memória dele. Porque os problemas eram menores e até nulos quando havia apenas um pente de memória no segundo canal. Sempre que o problema acontecia(quando a memo tava no canal 1), bem antes de comprar memos novas, eu trocava o pente de canal e funcionava.(...) Depois era só cutucar o processador que ele voltava a funcionar. Enfim ja cheguei a condenar a placa também, mas ela não me deu razões pra isso depois dos testes com o atlhon.

To na espera do pc voltar pra fazer mais alguma coisa. Até la, mais alguma sugestão de testes? Voltar o pc não quer dizer, voltar a fonte também, porque apesar de tudo a fonte ainda me foi dar problemas...

• 2 semanas depois...
Postado

Infelizmente não pude continuar os testes. Depois de horas seguidas analisando a situação o conjunto travou no meio do teste e não iniciou mais. Pelo que tudo indica as fases da placa foram pro céu do silício e com isso pode se dar o tópico por encerrado mesmo não sendo encontrada a solução para o problema. Diretamente estava relacionado com a placa mãe e o processador e agora com mais esse problema que surgiu suspeitas quanto a placa. Não é certo dizer porque o processador também tinha problemas. Enfim um combo de defeitos...

Infelizmente não estamos ilesos a isso, acontecem nas melhores famílias.

Quanto a fonte, o fornecedor, não cobriu a garantia porque não cobre sobre cargas... Quem é o fornecedor pra analisar e descobrir o problema? A fonte não queimou de vez, o que se sugeria quando em sobre-carga. Ela simplesmente fica ligada interruptamente e não fornece em seus conectores as especificações necessárias para fazer funcionar qualquer conjunto. O problema com as fases nenhuma ligação tem com a queima da fonte, visto que foi depois que aconteceu.

Isso aqui não se deve servir a denegrir nem a placa nem o processador nem a fonte, visto que usuários da plataforma AMD OCZ e Biostar são grandes. Isso foi um caso a parte, e ninguém está ileso. Por esse motivo que nos temos a garantia; o fabricante garante que o produto funciona intacto sem mau uso por 1 ano e assim que deve ser, se nesse meio tempo apresentar falhas é de responsabilidade do fabricante - e não do proprietário - de arcar com os problemas. Infelizmente não foi isso que aconteceu comigo porque por burrice ou coisa parecida não fiz compra limpa; sem nota fiscal e etc e assim quem arcou com a garantia, talvez até de má vontade foi a pessoa que me vendeu. Também estamos a procuras por problemas aqui, ja que não é comum tantos problemas assim, todos seguidos

Compras limpas evitam esse problema. Notas fiscais são importantes principalmente em casos como esses. Como minha fonte da OCZ, ela está em RMA sem problemas. Mesmo o fornecedor diagnosticando sobre carga...

Biostar, OCZ e AMD são marcas ótimas vide o sucesso com excelente custo benefício. O preço é relacionado com a qualidade, isso é certo, mas não significa que o alicate é de camelo que não vá cortar fios... Só não vai ser tão robusto quanto um de mais qualidade - consequentemente mais caro.

Deixo aqui meu apelo.

• 8 meses depois...
Postado

Bem eu tambem tenho essa placa-mãe e infelizmente ela (led na placa) não esta mais reconhecendo a memoria e muitas vezes ela tambem da erro no chipset, depois de muito mexer o pc nao liga mais, resultado disso é que estou desesperado a procura de uma solução e a "dois tempos" de tentar atualizar a BIOS além de estar usando meu velho p4.

Bem, vou criar um pouco mais de coragem e vou Fazer o upgrade na BIOS, dando certo ou não eu volto por aqui.

Obs. meu processador é um Phenom II x6 1090t sem overclock e alem disso utilizei o pc por mais de 7 meses sem ter nenhum problema.

Postado

Bem tentei atualizar a BIOS mas infelizmente o pc nao liga... o led da memoria não acende e o led do chipset muitas vezes so faz piscar... agora é so lamentar e arrumar dinheiro pra comprar outra placa que não seja da biostar.

• 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...