Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terrorismo Com Hd


Thamy

Posts recomendados

Oi Pessoal,

Um amigo está com o problema abaixo. Alguém poderia ajudá-lo?

--

Thamy

================================

Mensagem original:

Pessoal,

vou contar uma historinha de forma não-muito-sucinta (bem a minha cara), gostaria de conhecer a opinião dos colegas a respeito disso.

Tenho um HD Seagate Barracuda (é... esse é o nome do coitado) 7200, 120Gb, que será usado como servidor de dados da nossa rede. Andei brincando de criar e alterar partições e percebi alguns contratempos. Vou citá-los em ordem cronológica.

:: Ingredientes:

- uma MB Asus A7V8X-MX com AthlonXP 1800+

- uma MB Soyo KT333 Dragon Plus com AthlonXP 2400+

- um HD Seagate Barracuda 7200, 120Gb

- CL8 (2.4.18) e CL9 (2.4.21) = cd de instalação, utilizado para dar boot e particionar

- Win2000 Professional

- Uma tarde de quarta-feira (este último feriado, 21/04)

- Algumas doses de paciência e bom humor

Por quê Windows? Esta é a única máquina da rede em que eu posso instalar o Win2k e preciso dele para testar algumas libs gráficas. No mais, ele me ajudou a enxergar o problema que estamos enfrentando por aqui. É provável que a máquina fique apenas com Linux, por enquanto as instalações visam apenas testar o hardware.

:: Modo de preparo:

- Instala o HD na Asus, boot pelo w2k (é... eu preciso dele) e deixo que ele comece a criar minhas partições (fat). Abro 20Gb e deixo o resto sem particionar. Ele tenta formatar... quando chegou em 15 minutos eu resolvi dar um passeio. Quando volto, o instalador do windows diz que o hd não presta ("verifique se num sei o que está num sei como, num sei aonde"). Gelei, mas imaginei que o Windows estivesse doido.

- Ainda na Asus, boot pelo w2k (justo, estava particionando por ele), apaga aquele projeto de partição, cria outra com 20Gb e desta vez eu acompanharia a formatação até o fim (para ver aonde o maledeto estava pifando). 80% formatado e deu um pico de luz (no-break só no servidor). :-/

- Ainda na Asus, boot pelo w2k (eu sou teimoso mesmo), apaga, separa 20Gb, formata, leva uma pequena eternidade até chegar aos 100% e eu notar que bate na mesma tela - hd com defeito ou mal configurado ou sei lá mais o que.

- Ainda na Asus, boot pelo CL9, parted, apago a partição e crio novamente (fat), ainda com 20Gb. Crio também o restante das partições (ext3 - boot, swap, raiz, home, database). Volto ao w2k e ele diz que a minha partição fat não presta, pede pra formatar. E eu deixo... Mais uma pequena eternindade (uns 20 minutos pra formatar 20Gb, acho um bocado de coisa), mesmo problema.

- Na carga do parted eu pude observar a seguinte mensagem:

===

Information: the operating system thinks the geometry on /dev/hda is

14593/255/63. Therefore, cylinder 1024 ends at 8032.499M.

===

... e pede para que eu confira não-sei-o-que, não-sei-aonde.

- Ainda na Asus, boot pelo CL9, parted, apago a partição fat com 20Gb e crio uma com 2Gb. Volto ao w2k, ele reconhece a partição e não pede para formatar. Instala sem problemas, volto ao CL9+parted, tento redimensionar a partição para 20Gb e... "input/output error". Nada funciona direito, e lá pelas tantas me aparece a mensagem "segmentation fault". Teclando <Alt+F4> tenho o seguinte log:

===

<4>hda: read_intr: status=0x59 { DriveReady SeekComplete DataRequest Error }

<4>hda: read_intr: error=0x40 { UncorrectableError }, LBAsect=9696, high=0,

low=9696, sector=9696

<6>end_request: I/O error, dev 03:00 (hda), sector 9696

===

Repetido 5 vezes.

- Instalei o HD na Soyo, boot pelo CL8 (isto, troquei o disco de boot), volto a tentar redimensionar a partição, mesmo erro, terminando em "segmentation fault" e apresentando o mesmo log.

- Na Soyo, boot pelo CL8, apago e recrio uma partição com 4Gb (fat, com parted), instalo o w2k com sucesso, volto a dar boot com CL8, tento redimensionar a partição e vai bem!

- Durante a abertura do parted, a mensagem:

===

Information: the operating system thinks the geometry on /dev/hda is

14593/255/63. Therefore, cylinder 1024 ends at 8032.499M.

===

... continua aparecendo.

- Ainda na Soyo, instalo o CL9 e na visualização do particionador da Conectiva dá uma zique-zira do outro mundo. A princípio o particionador apresentou tudo legal, mas quando eu indiquei o último ponto de montagem, reparei que o tradicional /dev/hda (apresentado acima de todas as partições), mostrava um monte de abobrinha. Cliquei em cima das abobrinhas e o instalador travou com categoria! Disse que não poderia continuar, que criaria um disco de log pra mim mas o 'ok' não funcionava. Dedão no reset.

- Ainda na Soyo, volto a tentar instalar e a instalação vai bem. Quer dizer, foi bem até umas 20hs de quarta-feira, quero ver o que me espera para esse fim de semana.

Enfim, com base nas declarações, queria poder saber quem é o malvado da

história: minha Asus, meu HD ou isto é um típico problema de "BIOS"?

--

João Morais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom contador de história :D

Seguinte, as 3 opções que você deu são bem prováveis, mas a placa mãe não acredito que seja... BIOS... pode ser (tente atualizá-la se tiver)... HD? é o mais provável (bad blocks ou algo do tipo) ah tente trocar os cabos flats, não custa nada testar em outro computador também né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!