Ir ao conteúdo

Agrupar nomes iguais sem macro

jeffsilveira

Posts recomendados

Postado

A planilha possui uma lista de clientes em A, data em B e valor da compra em C.

Preciso gerar um gráfico que mostre qual cliente compra mais.

Para isso, tenho que ter um campo que agrupe os clientes por nome e some suas compras.

O problema é que os clientes não são definidos e podem surgir novos nomes.

Assim, o campo que agrupa deve considerar que se há nomes iguais, agrupa, senão põe na linha de baixo.

Não há problemas se tiver que usar linhas ou colunas para fórmulas extras.

Tem como fazer isso sem uso de macro?

http://www.sendspace.com/file/c1zdog

• Membro VIP
Postado

Boa tarde jeffsilveira

você já experimentou usar o filtro avançado, marcando a opção somente registros exclusivos?

Para testar, primeiro apague os nomes da coluna "F".

---> Selecione os dados da coluna A de A3 até A10 --> Guia dados --> Filtro avançado --> Marque a opção Copiar para outro Local ----> Marque a opção Somente registros exclusivos --> o Intervalo da lista já vai estar aparecendo --> Em copiar para: digite F2 e de OK. Pronto.

Dê retorno.

Abraço.

Postado

Perfeito Patropi, funcionou muito bem.

O problema é que isso não funciona se eu acrescentar mais dados posteriormente.

A não ser que eu crie uma macro que faça isso de A3:A100 por exemplo, associada a um botão 'visualizar gráfico'. Quando pressionar o botão, abre a aba do gráfico e faz a rotina.

Obrigado.

Postado

Iaê, Jeff.

listar os nomes sem repetição a fórmula abaixo faz, precisaria testar com intervalo dinâmico em lugar do intervalo fixo 'A3:A10', mas não consegui a fórmula agora (segundona...tico e teco só o pó...), se não me engano o Mestre 'Patropi' já postou aqui no fórum o caminho e a fórmula para nomear um intervalo dinâmico, veja se encontra, vale a pena testar

é fórmula matricial - em F3 e arraste para baixo

=SEERRO(ÍNDICE($A$3:$A$10; CORRESP(0; CONT.SE($F$2:F2; $A$3:$A$10); 0));"")

Postado

Osvaldo, inseri a fórmula que você propôs mas retornou "" apenas, nenhum nome. Fiz algo errado?

Quanto ao intervalo, posso deixar ele 'infinito' em relação ao preenchimento, como $A$3:$A$1000, assim, não precisaria nada dinâmico e nunca atingiria o limite.

Postado
é fórmula matricial - em F3 e arraste para baixo

Aê, Jeff.

Inseriu como fórmula matricial?

1. copie a fórmula daqui

2. cole em 'F3'

3. aperte 'F2' para editar

4. segure apertadas Ctrl+Shift e tecle Enter

5. arraste para baixo

Postado

Êêêêê Osvaldo, o que eu faria sem você, hehehe...

Faltou o Ctrl Shift Enter pra resolver.

Agora eu insiro um desloc pra puxar só os valores preenchidos e o gráfico será visto belezinha, sem macros para esta função.

Muito obrigado, mestre!

DÚVIDA SANADA - TÓPICO CONCLUÍDO

Postado
...Faltou o Ctrl Shift Enter pra resolver.

Normal! Todo gênio é distraído... ;)

Aê, Jeff.

Legal que tenha resolvido.

abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!