Ir ao conteúdo

PC reiniciando aleatoriamente!

Nowak

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, estou com um problema no PC, já bati muita cabeça com ele mas tudo em vão. Irei detalhar:

O PC reinicia aleatoriamente, as vezes carrega o sistema e demora algum tempo, as vezes quando o sistema esta carregando ou até mesmo ainda no boot...

Resumo pc :

MB Asus p5gc-mx/1333

Core 2 Duo 2.2ghz

2 GB DDR2 667

Fonte IceAge 500W

ATI HD6850(sim, eu sei do gargalo aqui, mas é so por enquanto =) )

O que ja foi testato:

Energia: troquei de tomada, ajustei a tensão da fonte e testei ligando direto(sem estabilizador).

Fonte: testei sem a VGA, depois troquei por outra fonte fraca que tinha aqui(claro, sem a vga).

Meméria: fiz o teste de memoria, nao constatou problemas, mesmo assim tentei colocando 1 pente por vez(sao 2 de 1gb).

Temperatura Processador: está normal e os pinos estão devidamente travados.

Nada resolveu e isso me leva a crer que o problema esteja na placa-mãe, mas antes de sair gastando queria a opnião de vocês sobre o problema.

Desde já agradeço!

[]'s

Thiago Lemos Pereira

PS: pode ter alguma coisa a ver com a temperatura do chipset?

Postado

falta fazer um teste no hd. já tive problemas em hd que causava reinícios e travamento.

desconecte o hd, e verifique se depois de algum tempo ligado ele se desliga ou reinicia sozinho. se ao reconectar o hd voltar os problemas, pode ser que seu hd esteja com problemas. vá ao site do fabricante e baixe um aplicativo que roda em DOS e serve para diagnosticar falhas, e dependendo da situação do hd poderá corrigi-las.

Postado

Valeu, não tinha ideia que o HD poderia causar tais problemas então nem testei...

farei os teste e posto aqui novamente ^_^

Postado

Olá, amigo veja se consegue acessar o SO apertando F8 no modo segurança, pois pode ser problemas no SO. Se não é hardware só pode ser software. Mas como já disse o Maclover o HD pode ser sim a fonte do problema. Existe a apossibilidade de vírus também.

• 2 semanas depois...
Postado
Olá, amigo veja se consegue acessar o SO apertando F8 no modo segurança, pois pode ser problemas no SO. Se não é hardware só pode ser software. Mas como já disse o Maclover o HD pode ser sim a fonte do problema. Existe a apossibilidade de vírus também.

Olá Bruno, não creio que seja no SO o problema pois às vezes ele reiniciava sem mesmo aparecer a tela da placa mãe(boot).

Ele parou de reiniciar, infelizmente é a segunda vez que isso acontece e não sei explicar a causa do problema(nem a solução), ele simplesmente volta ao normal.

Há boas chances de ser mesmo o HD, foi a unica parte que nao verifiquei, irei comprar outro essa semana.

Muito obrigado a todos, sempre sou bem recebido aqui!

• mês depois...
Postado

Pessoal e o problema voltou a ocorrer, isso está me dando nos nervos, a aleatoriedade da coisa (as vezes não consigo nem ligar o pc, as vezes ele passa semanas e ate meses sem ocorrer uma unica vez...)

Ontem descartei a hipotese de ser o HD, desconectei o mesmo e dexei no bios setup, o problema ocorreu. Hoje troquei as memorias, de novo o problema ocorreu...

recaptulando:

TEMPERATURA PROCESSADOR - OK

FONTE - OK

HD - OK

MEMORIA - OK

PLACA DE VIDEO - OK

O que nos resta Processador ou MB, não consegui testa-los individualmente pois nao encontrei outra placa mãe compatível com o processador (ou vice-versa).

EDIT: Pessoal o dissipador do CHIPSET (Intel 945GC) está MUITO quente (nao consigo toca-lo por muito tempo). Retirei o mesmo e o resfriei, o pc segurou bem mais tempo antes de reiniciar outra vez. Nao desconfiei disso antes pois as vezes ele reiniciava antes mesmo de carregar o sistema e na primeira inicialização depois de um bom tempo desligado. Notei também que o Sensor que media a temperatura dele (MB) não aparece mais no everest(Aida64), tirei algumas screens mas ele nao segura tempo suficiente para posta-las, vou colocar o HD nesse PC e upa-las mais tarde...

Alguma luz quanto a isso?

EDIT 2: O problema parece ocorrer quando o tempo está chuvoso, pode ser apenas coincidência, mas será que umidade pode causar tais problemas? (Moro em Teresina - PI, temperatura ambiente gira em torno dos 33-36 graus durante a maior parte do tempo, nessa época dificilmente passa dos 30).

EDIT 3: Agora aconteceu algo que não havia ocorrido antes, no boot ele me deu as mensagens de erro de Overclock ou Overvoltage... Sendo que nunca fiz over nesse processador. Apareceram após o pc não conseguir completar o boot (nao deu o bip)

Esse problema ta me deixando maluco, não tenho condições de fazer gastos agora e preciso muito do PC para estudos. Começarei meu TCC em breve...

desde já agradeço a todos por tentarem ajudar

[]'s

Thiago Lemos Pereira

Estou perdendo os cabelos de tanto bater cabeça com isso...

Postado
Amigo, placa mãe é a hipotese mais óbvia, processador geralmente, nem iniciar o boot inicia. Recomendo levar a uma loja e pedir uma placa emprestada ali mesmo e testar.

Sim, farei isso e posto aqui o resultado depois...

• 2 semanas depois...
Postado

olá pessoal, olha eu de novo...

Bem, estou agora usando o meu processador em outra maquina e nada de reiniciar... então, depois de todos os testes descobrimos que o problema é na placa-mãe :mad:

creio que isso so se resolva com uma nova, infelizmente.

muito obrigado pela ajuda!

Postado

Bem, estou agora usando o meu processador em outra maquina e nada de reiniciar... então, depois de todos os testes descobrimos que o problema é na placa-mãe :mad:

Sabia, só podia ser, agora vamos para a ultima fase, recomendação de placa mãe. Pro seu caso, recomendo trocar tudo, porque seu PC já ta meio antigo. O que deseja, trocar tudo ou só a placa mãe?

Postado
Sabia, só podia ser, agora vamos para a ultima fase, recomendação de placa mãe. Pro seu caso, recomendo trocar tudo, porque seu PC já ta meio antigo. O que deseja, trocar tudo ou só a placa mãe?

então thiago, certamente não compensa comprar uma nova para substituir essa. Se for fazer isso, é melhor ir logo de ddr3 e com processadores atuais, infelizmente nao posso fazer gastos maiores agora, então vou ter que conviver com o problema um pouco mais(se não sair chutando o pc antes disso :mad:)

Estou em contato com alguns amigos pra ver encontro alguem que tenha uma placa compatível e funcional jogada pelo canto, espero que consiga uma.

abraço a todos!

Postado
então thiago, certamente não compensa comprar uma nova para substituir essa. Se for fazer isso, é melhor ir logo de ddr3 e com processadores atuais, infelizmente nao posso fazer gastos maiores agora, então vou ter que conviver com o problema um pouco mais(se não sair chutando o pc antes disso :mad:)

Estou em contato com alguns amigos pra ver encontro alguem que tenha uma placa compatível e funcional jogada pelo canto, espero que consiga uma.

abraço a todos!

Ok, mas compre uma logo que é simples e barata. Me passa o modelo do processador.

Postado

então, é o que falei, meu processador atual é um core 2 duo 2.2 guerreiro, tem 5 anos de uso e ainda consigo rodar quase tudo nele numa qualidade decente.

O problema é que nao quero gastar uns 150 reais numa placa-mãe nova, mas ultrapassada, que se eu quiser fazer um up mais a frente, vou ter que joga-la fora(mesmo que jogar esses 150 fora)...

to procurando alguem que tenha alguma com esse socket e que nao use mais pra me vender... :(

Postado
então, é o que falei, meu processador atual é um core 2 duo 2.2 guerreiro, tem 5 anos de uso e ainda consigo rodar quase tudo nele numa qualidade decente.

O problema é que nao quero gastar uns 150 reais numa placa-mãe nova, mas ultrapassada, que se eu quiser fazer um up mais a frente, vou ter que joga-la fora(mesmo que jogar esses 150 fora)...

to procurando alguem que tenha alguma com esse socket e que nao use mais pra me vender... :(

Sim, entendo, orçamento apertado é difícil, procure uma no mercado livre, recomendo Asus ou ASRock.

• 2 meses depois...
Postado

Olá Nowak,

Estive durante alguns meses procurando uma solução para o meu problema e não encontrava, as características são idênticas ao que você relatou e o meu PC também usa a sua mesma placa, porém com um pentium 4 como processador. Foi muito difícil encontrar alguém que teve esse erro.

Acho que foi aqui que citaram quanto à temperatura... acredito que isso não é o gatilho do erro, Porto Alegre teve variação de 24º(7º para 31º) em uma semana e o meu erro permaneceu.

Eu levei o PC em uma assistência de um amigo e lá trocamos pentes de memória, ampliei-a, trocamos o OS, troquei fonte, HD e só o que faltava era testar o processador e a placa-mãe... como o intervalo de tempo em que ele permanecia também sem erros é longo foi difícil dizer o que causava o erro mesmo trocando a peça.

Gostaria de saber se você solucionou o erro com a troca da placa-mãe? ou se ocorreu o erro com o processador em outra MB como tu relatou?

• 1 ano depois...
Postado
Olá Nowak,

Estive durante alguns meses procurando uma solução para o meu problema e não encontrava, as características são idênticas ao que você relatou e o meu PC também usa a sua mesma placa, porém com um pentium 4 como processador. Foi muito difícil encontrar alguém que teve esse erro.

Acho que foi aqui que citaram quanto à temperatura... acredito que isso não é o gatilho do erro, Porto Alegre teve variação de 24º(7º para 31º) em uma semana e o meu erro permaneceu.

Eu levei o PC em uma assistência de um amigo e lá trocamos pentes de memória, ampliei-a, trocamos o OS, troquei fonte, HD e só o que faltava era testar o processador e a placa-mãe... como o intervalo de tempo em que ele permanecia também sem erros é longo foi difícil dizer o que causava o erro mesmo trocando a peça.

Gostaria de saber se você solucionou o erro com a troca da placa-mãe? ou se ocorreu o erro com o processador em outra MB como tu relatou?

Desculpa a demora em responder, eu havia esquecido desse tópico. Depois de testar o processador em outra placa-mãe e não ter dado nenhum problema fiquei bem claro que o problema é mesmo com a placa. Por sorte meu pai tinha um PC antigo que não estava mais em uso com uma placa com o mesmo socket. Funcionando perfeitamente.

Ou seja, o defeito está mesmo na placa-mãe, a minha resolução foi troca-la. Peça alguem que entenda de eletronica para dar uma olhada se não quiser troca-la.

Muito obrigado a todos pela ajuda! sou sempre bem recebido aqui!

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...