Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PDAs/smartphones de menos de R$60 para idosos


Posts recomendados

olá, sou novato no fórum. (:

estou fazendo um projeto de TCC de um curso Técnico em Meio Ambiente com o tema "Terceira Idade e Educação Ambiental". basicamente, é um curso (não sei se se encaixa na definição de "curso" - é mais uma série de palestras e workshops - um encontro por semana - para uma turma fechada -, não tem provas, trabalhos, etc.) para idosos (60+) visando a conscientização ambiental, a melhoria da qualidade de vida deles e a inclusão digital.

teremos um blog e tudo mais, mas a maioria não tem PC em casa/não usa, então eu estava pensando em dar um PDA para cada aluno (seriam uns vinte). não precisa ser necessariamente um PDA, mas um aparelho portátil a partir do qual pudéssemos trabalhar com mobile learning ( http://pt.wikipedia.org/wiki/M-Learning ).

minha intenção era que, ao invés da ideia manjada (e cara) de um jornalzinho, nós adicionássemos, semanalmente, conteúdo novo e personalizado no aparelho de cada um dos alunos (o que eu tenho em mente: podcast sobre a elaboração do workshop da semana, entrevista com o palestrante da semana, músicas que eles gostem, uma série de exercícios aeróbicos e de alongamento que eles possam fazer em casa, dicas culturais - como essas colunas de revista -, resumos das principais notícias relacionadas a meio ambiente da semana, dicas relacionadas à meio ambiente/cidadania, textos complementares ao tema tratado no encontro da semana [esses seriam os imprescindíveis] um audiobook, fotos do encontro anterior, trailers de filmes relacionados à meio ambiente/terceira idade e vídeos relacionados ao tema da semana [esses seriam bacanas, mas se não desse, tranquilo]).

1: características obrigatórias do aparelho:

- tela colorida;

- leitor de arquivos de áudio; (para os podcasts, as entrevistas, as músicas e os audiobooks)

- visualizador de imagens (posso colocar o material escrito em arquivos jpeg).

- utilização intuitiva e simples.

ou seja, basicamente uma versão "alternativa" (e mais barata) do iPod Photo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/IPod#iPod_photo_.2F_iPod_colorido )

2: características que não são imprescindíveis, mas que seriam muito úteis:

- leitor de arquivos de vídeo (para os trailers e os vídeos - posso converter para o formato que o aparelho suporte);

- funcionalidades de um celular (para que pudéssemos, por exemplo, avisá-los de eventuais mudanças no horário via sms);

3: características supérfluas, mas que seriam interessantes:

- tecnologia bluetooth (mão na roda demais. sem ela, teríamos que usar os computadores do colégio para colocar os arquivos em cada um dos vinte celulares, e quando o encontro não fosse na escola teríamos um problema);

- câmera;

- conexão wi-fi;

a capacidade de armazenamento e a autonomia da bateriasão quesitos irrelevantes (poderíamos retirar os arquivos das semanas passadas do aparelho para dar espaço aos da semana atual e armazená-los em meu computador, entregando-os em versão impressa ou em CDs/DVDs a quem solicitasse).

alguém tem ideia de algum leitor de arquivos portátil básico e baratíssimo? não precisa ser necessariamente um PDA ou um smartphone, lembrando que tendo as características do grupo 1, tá ótimo, tendo as do grupo 2, tá perfeito e tendo as do grupo 3, melhor ainda.

o problema é que o dinheiro disponível é pouquíssimo. escola pública, ninguém do grupo tem emprego, a ideia de uma parceria com alguma empresa que produz esse tipo de aparelho é irrealística... estava pensando em um desses "smartpobres" ou "MP5s" do Paraguai, na faixa dos R$50-60. acham que é fria?

ideias de como trabalhar inclusão digital com idosos também são sempre bem-vindas.

obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!