Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID0 - Perda das Configurações


Shido

Posts recomendados

Meus amigos boa noite. Tenho uma MB Asus M4A89GTD PRO/USB3 com 2 HD's SATA3.0 Seagate ST31000524AS (6VPBYQ41) configurados em RAID0, através da BIOS da MB. Fiz essa configuração objetivando ganhar alguma performance sem elevar demais os custos (afinal SAS, SCSI, 10Krpm, são caros demais) e esses HD's são SATA 3.0 6 GB/s. NO final das contas não tive ganho de peformance que seja perceptível para o ser humano.

O problema é que eventualmente, as vezes sem nenhum motivo aparente (como hoje por exemploi, desliguei o PC ontem a noite normalmente e quando liguei hoje tav assim) o PC da erro de boot e a MB perde as configurações do RAID. Eu preciso entrar no setup e configurar manualmente todas as configurações do RAID. Sendo assim ficam 2 perguntas:

1 - Alguém já viu esse problema e sabe como resolvê-lo?

2 - Caso eu resolva desmontar esse RAID, eu posso criar uma imagem do HD em RAID e depois restaurá-lo em um HD único? afinal eu uso windows7, office2010, kaspersky IS 2012, dezenas de jogos tudo original, e re-ativar cada uma da licenças será muito chatoooooooooooooo!!!!!!

UP..........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- eu tinha RAID 0 dos mesmos HDs da minha assinatura, a minha M4A79T deluxe morreu do nada e eu perdi tudo que tinha neles, tentei ligar o raid em outras mobos e nao foi. Hoje eu uso eles numa M4n68T-M LE normalmente, fazendo backup das coisas importantes num samsung de 160gb, queria fazer um espelhamento RAID0 +1 mas um hd de 1TB ta custando um rim.

Essas configurações do RAID, você perde na ROM do próprio RAID, ou seja o array desmonta? ou é só la na bios onde muda [iDE] [AHCI] [RAID]?

2 - Acho que dá pra criar uma imagem normalmente

Em relação a estabilidade do meu RAID, tanto na deluxe e nessa M4N68T-M LE, sempre foi 100% estável, nunca sofri bsod, congelamento, a performance é ótima. Os dois 7200.12 estão com o mesmo firmware, isso ajuda muito. Se pudesse, eu colocaria 4 em raid 0 kkkk mas isso seria na época que se pagava 100 reais nesse HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As configs do RAID perco só na BIOS (não é bateria fraca, essa é a unica config que eu perco).

Fazer a imagem eu sei que dá, só quero saber se posso restaurar essa imagem em um HD único, ou seja, sem RAID configurado.

Hum, ai eu não sei. A bios fica resetando aleatoriamente? tem overclock ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!