Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Detector de Metais com PIC


chacalgbi

Posts recomendados

Pessoal, eu tentei esse fim de semana usar as portas AN0 e AN1 de um PIC16F877A para fazer um detector de metais, fiz a bobina como eu andei pesquisando na internet e visto em alguns vídeos. Coloquei um Display pra acompanhar as mudanças na variável, coloquei o ADC=10 pra variar de 0-1023. Alguém tem alguma ideia de como eu posso fazer a bobina, ou como devo colocar pra variar essa variável? deve ser alguma coisa em função da Tensão/Freqüência do Campo magnético. porque a porta analógica do pic irá variar a variável de acordo com a tensão 0-5V.

Alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo,

Um Detector de metais, geralmente não é "passivo", ele precisa induzir um campo magnetico, para que obtenha uma resposta de um possivel metal ... portanto, só a bobina ... nao vai conseguir obter valores sozinha ...

Pesquise sobre detector BFO ... é simples e funcional

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu vi esse detector mesmo, só que aqui em casa eu não tenho o PIC12F683 eu tenho o PIC12F675.

Quando eu vou compilar no MikroC ele compila legal com o chip 12F683, mas quando mudo o chip para o 12F675 dá erro nisso CMCON0 = 7 ; se eu colocar isso como comentário assim: \\CMCON0 = 7 ; omitindo na compilação ele compila, mas não sei se vai funcionar, isso pode ser uma coisa importante, alguém sabe o que é esse comando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu vi esse detector mesmo, só que aqui em casa eu não tenho o PIC12F683 eu tenho o PIC12F675.

Quando eu vou compilar no MikroC ele compila legal com o chip 12F683, mas quando mudo o chip para o 12F675 dá erro nisso CMCON0 = 7 ; se eu colocar isso como comentário assim: \\CMCON0 = 7 ; omitindo na compilação ele compila, mas não sei se vai funcionar, isso pode ser uma coisa importante, alguém sabe o que é esse comando?

cmcon é para desabilitar comparadores mas como esse pic não tem comparadores não precisa desabilitar o microC da o erro pois ja sabe que esse pic não tem comparador entaão avisa

se você comenta ele ignora pois considera como não fazendo parte do codigo por isso compila

Olá Amigo,

Um Detector de metais, geralmente não é "passivo", ele precisa induzir um campo magnetico, para que obtenha uma resposta de um possivel metal ... portanto, só a bobina ... nao vai conseguir obter valores sozinha ...

Pesquise sobre detector BFO ... é simples e funcional

Abraços.

cara fui perquisar sobre isso apareceu Oscilador de Frequência de Batimento

poderia dizer o nome todo por favor essa sigla tem muitas coisas para ela ou passa um link com tal conteudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mister nintendo: Eu olhei a pinagem do 12F683 e do 12F675 e o primeiro tem algumas funções a mais, dá uma olhada neste código e veja se o código também serve para o 12F675 e as funções que tem nele.

/*
*******************************************************************************
* picoDetector : an ultra simple and cheap metal detector
*******************************************************************************
*
* Author : Bruno Gavand, april 2009
* see more details on http://www.micro-examples.com/
*
* source code for mikroC PRO compiler V1.65
* feel free to use this code at your own risks
*
* target : PIC12, oscillator in HS mode, watchdog enabled
*
* PIC PIN Assignemnt :
*
* GP0 : detect LED indicator
* GP1 : calibrate LED indicator
* GP2 : NC
* GP3 : NC
* GP4, GP5 : inductor
*
*******************************************************************************
*/

#define MAXTRY 15 // number of watchdog restart to calibrate loop counter

unsigned char ctr ; // number of loops between two watchdog resets
unsigned char previous ; // previous value of ctr
unsigned char calibr ; // calibration value when oscillator runs free
unsigned char restarts ; // number of watchdog restarts
unsigned char en ; // enable flag, allows detection

/*
* main loop
*/
void main()
{
unsigned char i ;


/*
* configure GPIO as digital port
*/
CMCON0 = 7 ;
ANSEL = 0 ;
TRISIO = 0 ;
GPIO = 0 ;

/*
* power up ?
*/
if(STATUS.NOT_TO)
{
/*
* yes, init variables
*/
restarts = 0 ;
calibr = 1 ;
}

/*
* watchdog reset counter
*/
if(restarts < 255) restarts++ ;

/*
* if counter differs too much from calibration value
*/
if((previous ^ ctr) > calibr)
{
/*
* turn detect LED on
*/
GPIO.F0 = en ;

/*
* if not on power up
*/
if(STATUS.NOT_TO == 0)
{
/*
* while in calibration mode
*/
if(restarts < MAXTRY)
{
/*
* shift calibration value
* and wait a little bit
*/
calibr <<= 1 ;
Delay_ms(5) ;
}
}
else
{
/*
* turn detect LED off
*/
GPIO.F0 = 0 ;
}
}

/*
* save last counter
*/
previous = ctr ;

/*
* is calibration over ?
*/
if(restarts > MAXTRY)
{
/*
* yes, turn calibrate LED off
* and set enable flag
*/
GPIO.F1 = 0 ;
en = 1 ;
}
else
{
/*
* no, turn calibrate LED on
* and clear enable flag
*/
GPIO.F1 = 1 ;
en = 0 ;
}

/*
* set watchdog prescaler
*/
OPTION_REG = 0b11111001 ;

/*
* start counter, to be interrupted by watchdog
*/
ctr = 0 ;
for(;
{
ctr++ ;
}
}

Jorgeletronico: você tem alguma ideia de como seria o circuito deste "oscilador para a bobina"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi chacalgbi,

Encontrei esse texto que fala como fazer a bobina.

Comentários

A sensibilidade de um detetor desse tipo depende essencialmente do tamanho e forma da bobina sensora L. Normalmente utilizam-se de bobinas chatas com diâmetros de 10 a 60 cm. Citamos duas opções:

1- Versão ´pesquisa de campo´ --- a bobina é montada na extremidade de um cano de PVC de 3/4", constando de 40 voltas de fio de cobre esmaltado 28 AWG, sobre uma forma plástica redonda de uns 30 cm de diâmetro e 4 cm de altura (espiras unidas). Deve-se experimentar tanto com o número de espiras como com o diâmetro da bobina para a maior eficiência. A espessura do fio não é parâmetro crítico. Tal bobina deve ser ligada ao circuito mediante fio blindado e ´aterrado´ (negativo da fonte de alimentação).

Este 'fio blindado' consiste num 'cabo coaxial' que apresenta dois fios encapados internos, a malha e a capa plástica externa. A capa plástica e a malha devem ser cortados bem pertinho da bobina e do aparelho em si; a extremidade da malha cortada perto da bobina não é ligada em nada, a extremidade perto do aparelho é ligado ao terra do circuito (negativo da fonte) através do capacitor C1. Os dois fios internos deste cabo (azul e vermelho na ilustração acima) nada tem a ver com o terra ou com o positivo da fonte.

Dada a sensibilidade do aparelho a campos eletromagnéticos, procure fazer uma montagem bem compacta (nada de fios pendurados sobre um protoboard!); de preferência com circuito impresso. Não deixe pontas agudas de soldas!

2- Versão ´laboratório´ --- a bobina pode ser enrolada numa pequena forma plástica de 10 cm de diâmetro e fixada no fundo da caixa plástica que contém os demais componentes do circuito elétrico.

texto original:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_43.asp

abraço^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu enrrolei uma bobina, mas não funcionou, no video que vi, o cara usava uma bobina bem pequena. Ai testei uma bobina que vinha dentro da placa de um monitor queimado, olha a bobina que usei que deu certo:

funcionoumaisoumenos.jpg

Notem que ela tem a inscrição da indultâcia: 8.2mH

Essa é a que não funcionou:

http://img38.imageshack.us/img38/4044/bobinanofuncionou.jpg

E esse são os fios de cobre que tenho disponíveis para novos testes:

fiosdisponveis.jpg

Considerando as imagens acima e o esquema do detector abaixo:

picodetector.png

Notem que o PIC usa as portas onde ficam o cristal, pra detectar a ocilação.

Baseado nos dados fornecidos acima, como acham que devo fazer as próximas bobinas de teste?

A que funcionou foi a pequena de 8.2mH. Devo fazer pequena, grande, mais voltas, menos voltas, que fio? que diâmetro?

Aguardo sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!