Ir ao conteúdo

Perguntas sobre Programação WEB e Desktop

duzagatto

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, gostaria de me aprofundar nas Linguagens de Programação para WEB mas antes eu preciso aprender o CSS que eu ainda não aprendi, eu gostaria de saber se alguém poderia me indicar um bom Livro que fale desde o básico ao Avançado do CSS (Ou o Link de uma boa apostila de CSS, no Apostilando tem várias mas eu não sei qual apostila escolher)

E também gostaria de saber sobre a ultilidade do HTML5, se ele está sendo muito ultilizado, se já é uma linguagem bem mais expansiva quanto a outra versão.

Também sobre o Ruby on Rails que todo programador fala que é a linguagem do futuro, alguém poderia me responder porque é considerada a Linguagem do Futuro ?

E Sobre programação Desktop, sei que é preciso ter um conhecimento aprofundado de Matematica, qual seria os Módulos de Matematica que eu poderia aprender para começar enfim a estudar Lógica de Programação e me aprofundar em uma Linguagem especifica tanto em Desktop quanto em WEB ?

A Pergunta sobre a Matematica é a mais urgente porque eu realmente estou com condições momentaneas para providenciar o Conteúdo necessario para o aprendizado, obrigado a todos.

• Moderador
Postado

olá amigo, vamos por partes.

1 - Olá a todos, gostaria de me aprofundar nas Linguagens de Programação para WEB mas antes eu preciso aprender o CSS que eu ainda não aprendi, eu gostaria de saber se alguém poderia me indicar um bom Livro que fale desde o básico ao Avançado do CSS (Ou o Link de uma boa apostila de CSS, no Apostilando tem várias mas eu não sei qual apostila escolher)

Bom sobre livro, posso te indicar o Construindo sites com CSS e (X)html do Mauricio samy Silva da editora novatec., sobre apostilas, pegue tudo.. e veja veja se tem o que te interessa sobre o CSS.

2- E também gostaria de saber sobre a ultilidade do HTML5, se ele está sendo muito ultilizado, se já é uma linguagem bem mais expansiva quanto a outra versão.

Bom, o HTML 5 nao é uma linguagem nova. ele só é acrescida de novas tags que denominam em especifico como o site pode ser estruturado. de fato o HTML5 ja esta sendo usado por muita gente, inclusive por mim. é verdade que algumas tags ainda nao sao suportadas, visto que segundo a w3c responsável pela webstandard diz que será ate 2014 o prazo para a recomendação ser finalizada. o que nao quer dizer q você ja nao possa começar a usar. claro que navegadores antigos nao suportam como por exemplo o IE 5, 6, 7 e 8.. assim sendo tem que criar um javascript para criar os elementos para eles poderem ser interpretados. de fato o HTML 5 é bem melhor para estruturar o site vamos a um exemplo básico de um HTML 4:

<div id="tudo">
<div id="topo"></div>
<div id="menu"></div>
<div id="conteudo">
<div class="conteudo"></div>
</div>
<div id="barraLateral"></div>
<div id="rodape"></div>
</div>

agora a mesma estrutura com HTML 5:

<section id="tudo">
<header> </header>
<nav></nav>
<section>
<article></article>
</section>
<aside></aside>
<footer></footer>
</section>

Veja as diferenças no HTML 4 você só usa div para estruturar seu site.. podendo ate se perder... ja no HTML 5 existem tags especificar para cada coisa, onde o header é para cabeçalhos, nav para menus, section para estruturar( equivalente a div), article para conteudos, aside para conteudos laterais como por exemplo inserir twitter, comentarios.. e o footer para rodapés.

mas digo que também o diferencial e nao menos importante do HTML 5 é a declaraçao do DOCTYPE e do meta charset.

3- Também sobre o Ruby on Rails que todo programador fala que é a linguagem do futuro, alguém poderia me responder porque é considerada a Linguagem do Futuro ?

Isso nao é uma verdade. qualquer linguagem poder ser a do "futuro", você deve focar em uma linguagem que mais te agradar e ser mais fácil para você. e nao existem linguagem melhor do que outras o que existe é linguagens propícias para determinadas aplicaçoes.. isso sim. por exemplo: PHP foi feito para aplicaçoes WEB. ruby on rails nao é uma liguagem, mas sim um framework para uma linguagem. ou seja, o rails é o framework da linguagem Ruby. você pode usa-la para web também, um exemplo disso foi o site do twitter.. antes ele era feito em ruby on rails, atualmente eu nao sei qual a linguagem foi usado. o java também pode ser usado para a web, embora ele seja usado mais para aplicativos desktop assim como o C/C++ que é para desktop, também pode ser usado para a web.

por recomendaçao... sugiro você estudar o PHP, se entrar na area de programaçao web. é o mais usado e um dos mais faceis.

4- E Sobre programação Desktop, sei que é preciso ter um conhecimento aprofundado de Matematica, qual seria os Módulos de Matematica que eu poderia aprender para começar enfim a estudar Lógica de Programação e me aprofundar em uma Linguagem especifica tanto em Desktop quanto em WEB ?

a matemática é o minimo básico e nao precisa ser "aprofundado" para qualquer linguagem de programaçao. o que você deve ter em mente é estudar a logica da programaçao antes. a logica da programaçao consiste em você resolver pequenos problemas usando a logica por por exemplo a torre de hanoi, as "receitinhas de bolo" como por exemplo:

como ascender um fosforo? passos:

1 - pegar a caixa de fosforo

2 - abrir a caixa de fosforo

3 - pegar um palito de fosforo

4 - fechar a caixa

5 - riscar o fosforo

6 - ascendeu o palito?

7 - se nao, volta para o passo 1 e repita ate o passo 6

8 - se sim, finaliza

isso é a logica da programaçao.

é mais oumenos isso. espero ter esclarecido suas duvidas.

abraço

Postado

Esclareceu sim, mas eu quero ser o que se chama de "polivente", ter conhecimento em várias especificações, nesse caso, Linguagens de Programação, mas o que eu quero mesmo é o PHP, eu procurei conhecimento de WEB pelo PHP mesmo, ele sempre foi meu alvo pois eu achei bem simples de aprender e também sua imensa ultilidade que vai de coisas básicas ao avançado, sem falar que junto ao JavaScript são os mais usados em Programação para WEB.

Mas eu queria mesmo saber o que aprender de Matematica pra poder seguir na Programação, porque eu ainda não consegui me acostumar com as Fórmulas e que eu acho que na maioria das Aplicações eu vou precisar da Matematica, só essa duvida mesmo que não ficou esclarecida.

Ah, esqueci de lhe agredecer pelo livro, foi fácil encontrar e ainda foi por um ótimo Preço (50,00), eu achei em um Sebo daqui da minha cidade, geralmente eu pago de 70,00 pra mais nos Livros de Informatica que eu compro.

• Moderador
Postado

desculpa a pergunta..mas que idade você tem? seu grau de escolaridade? saber a matematica básica é o minimo para programar. nao confunda as coisas amigo, nao é necessário saber formulas complexas..

geralmente na programaçao você nao aplica as formulas como ela realmente sao pois existem funçoes que aplicam as formulas.. por exemplo no php.. existe as funçoes de formulas matemáticas como por exemplo:

as funçaoes:

Abs() que retorna o valor absoluto de um numero

Acos() que retorna o arco-coseno de um angulo em radianos

Exp() que retorna a constante e elevada à potencia especificada

Floor() que retorna o proximo numero inteiro menor ou igual ao numero especificado

Ceil() que retorna o proximno numero inteiro maior ou igual ao numero especificado

Log() retorna o logaritimo natural dee um numero..

Pow() retorna o resuiltado de uma base elevada a um expoente

Sqrt() retorna a raiz quadrada

enfim.. existem varias outras formulas matemáticas.. como pode ver sao funçoes que aplicam a formula.. nao é necessário decorar elas.. o que você realmente deve saber é quando utilizar estas funçoes.

agora.. uma coisa importante que geralmente é visto praticamente em todas as faculdades nos primeiros semestres é a "matematica discritiva" que é relacionado a tabela verdade.. " se P , senao Q" negaçao de uma negaçao, premissas... enfim coisas que nao envolvem calculos com numeros diretamente.. onde você teria que fazer calculos com letras.. e coisas do genero.

e por fim, uma dica muito importante.. programador nunca sabe de tudo. portanto você nunca estará sozinho, seja um colega de profissao.. amigo.. ate mesmo o google... se nao sabe é só pesquisar.

abraço

Postado

Ah kkk desculpe a má compreensão, e eu tenho 15 anos.

E pra encerrar o assunto, numa Faculdade de Ciências da Computação, eu precisaria estudar um certo assunto para facilitar a compreensão dos Assuntos tratados no Ensino Superior ? Viso muito faze Análise de Sistemas ou Ciências da Computação.

• Moderador
Postado

bem, sao dois cursos bem distintos. faça a escolha de acordo com o que você gosta. vou te dizer por cima o que sao as duas:

Análise e desenvolvimento de sistemas:

è um curso que visa capacitar profissionais que tenham a capacidade de atuar na area da programação, gerenciar projetos, gestão empresarial, administraçao de banco de dados.. ou seja, ele nao é totalmente voltado para a programaçao em si, mas compreende algumas linguagens como Java e php e desenvovimento de comercio eletrônico.. vou te dar um link de pdf da grade curricular da minha faculdade. ela foi mudada recentemente mas a maioria ainda é a mesma coisa: veja este link:

Grade curricular ADS

isso foi tudo que aprendi no curso. e te digo.. nao sabia quase nada.. e outras nada.

eu particularmente gostei muito do curso, aprendi a programar em php, e estou me focando em aprendizado de php orientada a objetos agora alem de estudar o html 5, css3 e jQuery

Ciencias da computaçao:

O objetivo do curso é preparar profissionais de nível superior capacitados a utilizar as modernas tecnologias da área de informática e interagir com as demais áreas na orientação sobre a melhor aplicação destas tecnologias. Além de fornecer ao estudante uma forte base científica, o que o habilita a continuar estudos avançados em nível de pós-graduação, pretende, também prepará-lo, realisticamente, para o mercado de trabalho regional e nacional.

O profissional formado pelo Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFPel estará capacitado a contribuir para a evolução do conhecimento científico e tecnológico, sempre pautado pelos princípios éticos que regem a sociedade e, mais especificamente, a área de computação. As atividades do profissional formado pelo Curso englobam: (a) a investigação e desenvolvimento de conhecimento teórico na área de computação; (B) a análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional; e © o projeto e implementação de sistemas de computação.

veja estes dois links sao a grade curricular do curso Ciencias da computaçao pela Ufpel que é a universidade federal de minha cidade.. ele tem duas grades curriculares.. uma pro ingresso de inverno e outro para o verao:

Ingresso no Verao

Ingresso no nverno

Particularmente, este curso é bem mais voltado a programaçao em si, envolve muitos calculos, o curso é maior.. tem duraçao de 10 semestres e é bacharelado.. diferente do análise e desenvolvimento de sistemas que é um tecnólogo com duraçao de 6 semestres. o que posso te dizer resumindo os dois cursos... o Análise e desenvolvimento de sistemas é curso que te capacita profissionalmente com muitas chances de emprego diretamente.. dependendo da instituiçao que você fizer.. por exemplo o senac, aqui sempre dá oportunidades de estágio e empregos nas areas que eles oferecem cursos.

Já a ciencias da computaçao é um curso superior bacharelado, onde eles nao disponibiliam vinculos com empresas.. ficando por sua conta cursar.. e procurar estagio ou emprego. os dois cursos sao bons mas seus propositos sao diferentes.. então seja sábio na sua escolha.. como ja dizia nosso velho amigo Einsten: "um sábio nao resolve problemas, mas sim os previne!" previna o problema, e faça sua escolha certa. como você tem 15 anos.. tem um longo caminho a percorrer. boa sorte e abraço

Postado

Nossa, eu gostei muito dos dois, provavelmente vou tentar Cursar ambos quando eu tiver idade, mas caso eu não tenha condições vou ir atrás do Análise e Desenvolvimento de Sistemas que é o que eu me indentifiquei mais, mas por outro lado, o Ciências da Computação é uma Graduação mais segura pra mim, porque eu conheço um cara que ele se formou em Ciências da Computação e hoje ele chega a ganhar 8 mil trabalhando 10/8 horas por dia, eu quase nunca vejo ele por isso eu nunca pedi conselho sobre a Qualidade de cada Faculdade.

• Moderador
Postado

isso é relativo amigo..

um analista de sistemas.. trabalhando para uma empresa privada.. pode ganhar ate 5mil de salario inicial.

depende da empresa onde trabalha, cargo que exerce...

e um conselho amigo... nao faça duas na mesma hora. pois é muita coisa para se dedicar.. e você nao faz nehuma das duas com o máximo de empenho. posso te dizer por experiencia propria.. eu fazia Geografia e Análise e desenvolvimento de sistemas.. pra no fim fazer um tcc sobre Geoprocessamento de dados... mas no fim eu nao aguentei pressao.. em fazer uma faculdade de manha.. e outra de noite...

era muita coisa para estudar.. e ler eu nao tinha como fazer tudo.. então optei pelo que eu mais gostava.

então eu sugiro que você faça uma.. e depois faça outra...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!