Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador programavel com PIC


Posts recomendados

Olá sou novato aqui, e gostaria ja de cara de uma ajuda se possivel.

estou desenvolvendo um timer programavel que tem que funcionar da seguinte forma:

quando receber um pulso por exemplo de um botão, aciona um rela e começa a contagem de tempo, após esse tempo , desliga o rele, aguarda um tempo e aciona o rele 2 , desligando após finalizar esse tempo, dai volta ao estado inicial.

Seria bem simples se fosse tempo fixo, só que esses 3 tempos precisam ser programaveis por exemplo por aquelas chaves DIP Switch .

Utilizo o Mikro C , PIC 16F628a .

Se alguem tiver uma luz fico agradecido.:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver seu entendi, você quer fazer uma automação de relês usando pic.

Meu conselho é colocar uns optoacopladores na saida do pic, o programa é simples você só vai usar as portas, o que você vai apanhar é no hardware, como não sei bem o que é poste alguma coisa do que está fazendo, assim outras pessoas vão te ajudar.;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um sistema de 3 timers interligados com ajuste de 0,5 segundos até 10 segundos no primeiro timer, de 0,5 segundos até 2 segundos no 2º timer e o

3º timer é igual ao primeiro, pensei em fazer com um ci 4017 ligado na saida do PIC, mais da complicado.

A programação pensei em fazer através de DIP Switch.

Será que alguem tem alguma ideia de como fazer isso, ou algum site para eu poder ter um exemplo?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um sistema de 3 timers interligados com ajuste de 0,5 segundos até 10 segundos no primeiro timer, de 0,5 segundos até 2 segundos no 2º timer e o

3º timer é igual ao primeiro, pensei em fazer com um ci 4017 ligado na saida do PIC, mais da complicado.

A programação pensei em fazer através de DIP Switch.

Essa explicação complicou ainda mais.,. Mas o que percebi foi ligar um rele por um tempo, desligar e ligar outro com o mesmo tempo. nesse caso o codigo poderia partir dessa ideia:


int y;

if(incremento) y++;
if(decremento&&y>0)y--;

if(botao){
rele1=1;
tempo();
rele1=0;
tempo2();
rele2=1;
tempo();
rele2=0;
}

void tempo(){
int z;
z=y;
while(y>0){
delay_ms(x);
y--;
}
y=z;
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não ficou claro o que você quer fazer, esse sistema é uma automação cujos relês acionam solenoides de êmbolos pneumáticos e você quer montar uma logica simples com pic para dispensar um CLP? porque se você não estiver trabalhando com bobinas de alta corrente um transistor pode ser uma solução melhor, a chave DIP que você falou não parece ser uma boa opção já que essa chave só gera 0 ou 1, você quer um tempo 0,5 até 10 segundos passando 3, 5, 8 etc. O microC tem uma função chamada ADC_Read que pode ser usado para colocar um potenciômetro, ele te dá um numero de 0 á 1023 em decimal ou em hexa (0x3FF). Como já disse diga o que esta fazendo, um dimmer, clp, magnetizador de imas, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Na verdade seria um rele temporizado com tempo ajustavel, só que triplo, coisa bem simples.

Agradeço a atenção , mais ja consegui fazer e ja esta rodando.

Abrçs

Já deu certo? porque isso é bem simples, se tiver dúvidas poste ai, fiquei pensando como você vai alterar esse tempo, é por algum potenciometro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo, não é potenciometro é através de chaves tipo DIP Switchs , fiz 3 timers , o primeiro le a posição das Dip's e conta o tempo selecionado de 0 a 5 segundos ( 10 segundos era muito para minha aplicação) e aciona um rele durante esse tempo, quando o tempo acabar toca o buzzer e perde um tempo selecionado na segunda DIP de 0 a 2 segundos com intervalos de 500ms , ai passa para o 3º timer que vai acionar o outro rele conforme o tempo selecionado na terceira dip de 0 a 5 segundos também com intervalo de 500ms , ao final de tudo toca o buzzer novamente e volta ao começo esperando um novo pulso.

Fiz tudo com delay mesmo ja que durante a contagem dos tempos o circuito não vai fazer mais nada.

Valeu abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Na verdade seria um rele temporizado com tempo ajustavel, só que triplo, coisa bem simples.

Agradeço a atenção , mais ja consegui fazer e ja esta rodando.

Abrçs

 Conseguiu usando o PIC16F628A ? Estou em um problema parecido. Preciso de um timer com dois ajustes, um ajuste define o intervalo desligado entre 0 e 24 horas, e o outro ajuste define o tempo ligado entre 1 e 10 minutos. Se importa em compartilhar o seu projeto para tentar me ajudar um pouco ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!