Ir ao conteúdo

Server 2003 com Terminal Services parou de funcionar

MadJason

Posts recomendados

Postado

Caros, bom dia.

Estou tendo problemas sérios com meus servidores de Terminal.

Primeiro, não consegui de maneira nenhuma fazer funcionar no Server 2008. Mas isso é outra história.

Meu problema agora é o seguinte:

Tenho o servidor de Terminais devidamente funcionando e instalado, com Windows Server 2003 Standard, em uma sala de alunos de Pós-Graduação, aqui na faculdade onde trabalho. Temos 12 thinclients nessa sala.

O mesmo servidor funciona como servidor de licenças. Fiz a ativação dele via internet e fiz a instalação das TS-CAL’s também pela internet, com o serial passado pelo Centro de Computação onde compramos as licenças (Select).

Lembro que tenho a licença do Windows, 12 CAL’s (somando-se com as 5 do servidor, são 17), e mais 12 TS-CAL’s, todas adquiridas do Centro de Computação, via Select.

Porém, mesmo com tudo registrado, após os 120 dias de “cortesia”, o sistema para de funcionar, e ao tentar acessá-lo remotamente, recebo a mensagem de que “A sessão remota foi desconectada porque não há licenças de acesso para Cliente da Área de Trabalho Remota disponíveis para este computador”.

Só consigo conectar remotamente usando o comando do console: mstsc /v:<ip> /admin

Aí, verificando o servidor, entro em Ferramentas Administrativas, Licenciamento, e verifico que as licenças instaladas durante a instalação do server estão lá (15).

Porém, ao entrar em Ferramentas Administrativas, Licenciamento do Terminal Server, vejo o seguinte:

Windows Server 2003 – TS Per Device CAL: Total 12, Disponível 11, Emitido 1 (devidamente adquiridas e instaladas, com número de série do Centro de Computação)

Licenças Temporárias para Windows Server 2003 – Token de CAL por dispositivo do Terminal Server: Total 12, Disponível 0, Emitido 12!!!!

E se entrar nesse último para ver o detalhamento, vejo que os tokens foram emitidos para computadores que não estão na minha rede, e foram emitidos há muito tempo (normalmente em Dezembro/Janeiro), e que vão expirar daqui a muito tempo (Abril, Maio, até Junho!).

Não existe como excluir esses tokens? Já tentei e não consegui!

Tentei até mesmo mudar a data e hora do servidor para minutos antes da data e hora da expiração desses Tokens, mas eles não desaparecem.

Detalhe: em outro servidor que tenho, na Biblioteca, esse item (de token temporário) simplesmente não existe!

A tempo: reformatei esse servidor, pelo mesmo problema, em Outubro, restaurando a imagem que tinha dele.

Tenho a imagem “ghost” atualizada desse servidor, da data em que fiz essa última restauração/formatação, mas é extremamente complicado ficar voltando imagem, criando novamente as senhas, etc, a cada 4 meses. Não quero usar essa solução.

Obrigado!

Postado

Tem duas ações a fazer para testar.

Revogar uma licença no servidor ou revogar a estação.

A estação você "reseta", reconfigura para acesso ao servidor.

No servidor, você pode revogar uma licença também.

Abraço,

Celso

Postado

Então, mas essas licenças que estão aparecendo lá nos Token não são de nenhuma estação que uso como ThinClient nesse servidor...

Postado

Amigo, crie um .bat com essa linha de comando e execute no computador cliente... Teste o acesso remoto e nos informe.

reg delete HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\MSLicensing /f

Postado

Como ele usa thinclient, a redefinição da chave do Registro é diferente, quando tem apenas o controlador e o "client" de TS. Ele deve "resetar" o thinclient.

Abraço,

Celso

Postado
Como ele usa thinclient, a redefinição da chave do Registro é diferente, quando tem apenas o controlador e o "client" de TS. Ele deve "resetar" o thinclient.

Abraço,

Celso

CELSOBOy, por favor, seja mais específico.

Resetar o thinclient = desligar e ligar novamente?

Ou fazer algum procedimento dentro do Windows, ou no próprio ThinClient?

O que você quis dizer com "resetar"?

Postado

Seu thinclient tem um local que diz "carregar configuração padrão", é a forma de resetar as licenças nele.

De qual marca é esse equipamento?

Veja que tem esta opção, fazendo isso tem que depois criar o acesso ao servidor novamente.

Teste.

Tem thinclients que tem sistema Windows dentro.. ai sim segue o caminho descrito para acertar o Registro mas é bem menos comum esse equipamento.

Abraço,

Celso

Postado
Seu thinclient tem um local que diz "carregar configuração padrão", é a forma de resetar as licenças nele.

De qual marca é esse equipamento?

Veja que tem esta opção, fazendo isso tem que depois criar o acesso ao servidor novamente.

Teste.

Tem thinclients que tem sistema Windows dentro.. ai sim segue o caminho descrito para acertar o Registro mas é bem menos comum esse equipamento.

Abraço,

Celso

Então...

Na verdade, o problema não é nos ThinClients.

Digo isso porque mesmo tentando logar no servidor para procedimentos administrativos, a partir do meu micro, que roda Windows 7, ou de outro micro que roda Windows XP, ou mesmo dos ThinClients, a resposta que recebemos é a mesma.

Assim, já podemos descartar a possibilidade de o problema ser nos ThinClients.

E, retornando ao que eu havia dito lá em cima, as tais "licenças token temporárias" estão alocadas para equipamentos que nem são de minha rede.

Se eu entrar no Licenciamento do Terminal Server, depois no nome do servidor e depois no Licenças Temporárias para Windows Server 2003 – Token de CAL por dispositivo do Terminal Server, vejo as 20 licenças temporárias que vieram com o servidor sendo alocadas para esses equipamentos que nem estão dentro da minha rede.

Ah sim, meu servidor tem IP válido, como todos os equipamentos de rede aqui na faculdade.

Percebi que, mesmo efetuando o registro do servidor na Microsoft (ele faz automaticamente pela rede, através do número de licença que tenho - original), essas licenças temporárias não somem.

Acredito que seja esse o problema, mas não consigo removê-las...

Postado

Certo, e faz mais de 60 dias que você conectou a este servidor?

As licenças expiram em 60 dias, vale você renovar no Windows 7 ou outra máquina que queira acessar.

Segue o procedimento de exclusão das chaves

HardwareID e Store

em: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\MSLicensing

No Windows 7 para excluir isso, tem que estar no modo "Administrador".

Boa sorte!

Celso

Postado

Para completar...

Desinstalei tanto o Licenciamento do Terminal Server como os próprios Serviços de Terminal.

Efetuei novamente a instalação do Licenciamento e dos Serviços de Terminal.

Porém as malditas Licenças Temporárias para Windows Server 2003 – Token de CAL por dispositivo do Terminal Server voltaram a aparecer no licenciamento!

E, pasmem, já liberou uma licença pra alguém "desconhecido"!!!!

Tentei remover essas licenças, mas não há como!

E se eu clicar com o botão direito e pedir "Repetir instalação", ele me dá a seguinte mensagem:

Não é possível processar a solicitação. Certifique-se de ter fornecido todas as informações necessárias com precisão e submeta novamente a solicitação. Se o problema persistir, tente usar um método de conexão diferente.

Obs.: em outros servidores que tenho aqui, essas malditas licenças temporárias não existem!

Certo, e faz mais de 60 dias que você conectou a este servidor?

As licenças expiram em 60 dias, vale você renovar no Windows 7 ou outra máquina que queira acessar.

Segue o procedimento de exclusão das chaves

HardwareID e Store

em: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\MSLicensing

No Windows 7 para excluir isso, tem que estar no modo "Administrador".

Boa sorte!

Celso

Cara... Na verdade não.

Conectei nesse servidor seguramente há menos de 15 dias.

E ele foi instalado em Setembro, ou seja, há mais de 120 dias das licenças de "cortesia".

Então os problemas seguramente não estão nos ThinClients, mas no Servidor.

Acabei de fazer o procedimento do meu post anterior, e está tudo conectando normalmente.

• 6 meses depois...
Postado

Caros, bom dia.

Resolvido o problema.

Depois de muito camelar, descobri que as licenças de cliente devem ser ativadas VIA TELEFONE e não VIA INTERNET.

Agora fica a dica de quem precisar fazer esse tipo de sistema funcionar.

Dá trabalho (um baita trabalho), mas recomendo!

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!