Ir ao conteúdo

Ainda posso confiar nesse HD?

io.gh0st

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal!

Tenho um HD externo da Samsung (Um S2 de 640Gb) que, recentemente, falhou. Tentava acessar o HD pelo Windows e recebia uma mensagem de volume inválido ou corrompido (ou coisa parecida).

Recuperei os dados e consegui formatar o HD pelo gerenciador de discos e partições do Windows. Fiz uma formatação completa e ele funcionou belezinha. Fiquei intrigado, baixei uma série de programas e fiz vários testes nele, e os resultados pareciam estar todos OK. Mas, tem um detalhe.

O HDTune acusou um aviso, que quando eu fui pesquisar mais sobre, me deixou com a pulga atrás da orelha. Ele acusou o seguinte: Calibration Retry Count. Não tenho nenhuma screen salva, mas posso providenciar isso, se isso for ajudar.

No CrystalDiskInfo, deu OK. No programa da Samsung, depois de dois testes, deu OK, mas quando fui fazer um diagnóstico, deu erro em Write (Random) e Write ALL (Low Level Format). Aí fico na dúvida: um programa acusa um erro e outro programa acusa outro. O que eu faço?

Não quero passar meus dados de volta para esse HD e perder tudo. É simplesmente muita coisa. E, não tenho como acionar a garantia, pois nem sei se ele ainda está na mesma e comprei ele por meio de uma atravessadora, logo não tenho nota. Posso começar a usar o HD como peso de papel ou "segurador" de portas? :D

Postado

Bom, pela imagem teu HD está perfeitamente normal.

Ás vezes esses atributos do SMART podem estar normais mas o HD mesmo assim não estar legal principalmente quando apresenta ruídos.

Usa ele para o seu backup mas mantém sempre uma cópia dos seus arquivos importantes no HD principal. Isso é uma regra para qualquer pessoa que queira preservar seus dados.

Assim você terá um verdadeiro backup (dois arquivos, um a cópia do outro).

HDs podem apresentar problemas sejam novos ou usados a qualquer momento.

Postado

Mas interfere alguma coisa o teste que eu fiz com o programa da própria Samsung? Foi eu fazer um teste de escrita aleatória e ele deu erro. Tem algo relacionado?

Por enquanto, os arquivos estão salvos no meu HD exclusivo de downloads e alguns deles eu estou mandando pra um serviço online, são aqueles que eu uso pouco. Não quero passar tudo pro HD externo e perder, como já me aconteceu uma vez, com um HD da Samsung, inclusive. (¬¬")

Postado

A maior parte do que eu deixava nesse HD eram coisas que eu poderia facilmente baixar de novo, o que era realmente importante tava no HD do PC.

Vou experimentar deixar só os arquivos realmente grandes (filmes e jogos) no HD, o resto vai ficar permanentemente no meu PC e nas minhas contas na nuvem. Obrigado pela ajuda!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...