Ir ao conteúdo

Processador i3 2100 com baixo índice de experiência

LeCobain

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Estou com um problema que está me estressando.

Eu tinha um PC simplinho aí resolvi montar uma máquina um pouco mais potente para rodar jogos um pouco mais pesados, eis a configuração nova:

Placa Mãe ASRock H61

Processador Intel Core i3 2100

8Gb de memória DDR3 (2x4Gb)

HD Seagate 500Gb

Placa de Vídeo GeForce GTS 250 1Gb 256bits

Fonte Corsair 550w

Mas enfim, agora vamos ao problema:

Fiz o teste do windows 7 e todos os componentes foram bem, exceto o processador I3 2100, que obeteve 3,6 de nota. Quando vi isso nem me preocupei tanto, achei que fosse erro da porcaria da Microsoft, que não era tão fiel o resultado desse teste e coisa e tal.

Mas beleza, aí como tinha acabado de formatar a máquina fui instalar uns joguinhos básicos primeiro, como League Of Legends, que no meu antigo AMD Athlon X2 4000+ rodava até que bem, nesse meu i3 está rodando pior, com lag, demora pra carregar.

Pesquisei em vários lugares e não achei solução, fiz alguns testes em alguns programas e aparentemente está normal o processador. A placa mãe no site do fabricante informa que é compatível com esse modelo de i3. Não sei mais o que fazer, tenho mais 5 dias para trocar na loja mas nem sei o que alegar para o vendedor, uma vez que nem tenho certeza se está mesmo com defeito.

Me ajudem ae galera..

Abraço.

Postado
Olá a todos.

Eu tinha um PC simplinho aí resolvi montar uma máquina um pouco mais potente para rodar jogos um pouco mais pesados, eis a configuração nova:

Placa Mãe ASRock H61

HD Seagate 500Gb

Fonte Corsair 550w

Fiz o teste do windows 7 e todos os componentes foram bem, exceto o processador I3 2100, que obeteve 3,6 de nota. Quando vi isso nem me preocupei tanto, achei que fosse erro da porcaria da Microsoft, que não era tão fiel o resultado desse teste e coisa e tal.

Mas beleza, aí como tinha acabado de formatar a máquina fui instalar uns joguinhos básicos primeiro, como League Of Legends, que no meu antigo AMD Athlon X2 4000+ rodava até que bem, nesse meu i3 está rodando pior, com lag, demora pra carregar.

Pesquisei em vários lugares e não achei solução, fiz alguns testes em alguns programas e aparentemente está normal o processador. A placa mãe no site do fabricante informa que é compatível com esse modelo de i3. Não sei mais o que fazer, tenho mais 5 dias para trocar na loja mas nem sei o que alegar para o vendedor, uma vez que nem tenho certeza se está mesmo com defeito.

Me ajudem ae galera..

Abraço.

Olá,

O indice de experiencia do windows num servidor"zinho" que montei obteve uma nota 7.1 sendo esse mesmo processador i3-2100, a primeira coisa é instalar o programa cpu-z e monitorar a frequencia que ele está operando, abra o jogo em modo janela e veja se o clock fica em 3.1 que é o clock padrão. Se estiver em clock padrão, reinicie o micro e entre na bios nas opções localize Hyper Threads e veja se está ligado...

Assim que obter uma reposta avise o resultado!!!

Boa sorte,

Postado

então.. eu fiz os testes no CPU Z e deu no maximo 1596 o clock.

Dai na BIOS vi q o Hyper Threads ta ativado.

Porém fiz um outro teste q achei estranho.. la tem opção pra ativa os núcleos e aparece 1 e all. não era pra ter as opções 1,2,3 e all?

outra coisa, no all aconteceu isso, clock de 1596 e avaliação do win de 3,9..

dai coloquei um core só e refiz os testes, no cpu z o clock ficou em 1500+/- e a avaliação do windows ficou com 4,6!! Ta melhor o desempenho com um core só do q com dois!

Será que está queimado ou com algum defeito um dos núcleos? No CPU Z ele consta 2 núcleos e 4 threads..

=(

Postado
então.. eu fiz os testes no CPU Z e deu no maximo 1596 o clock.

Dai na BIOS vi q o Hyper Threads ta ativado.

Porém fiz um outro teste q achei estranho.. la tem opção pra ativa os núcleos e aparece 1 e all. não era pra ter as opções 1,2,3 e all?

outra coisa, no all aconteceu isso, clock de 1596 e avaliação do win de 3,9..

dai coloquei um core só e refiz os testes, no cpu z o clock ficou em 1500+/- e a avaliação do windows ficou com 4,6!! Ta melhor o desempenho com um core só do q com dois!

Será que está queimado ou com algum defeito um dos núcleos? No CPU Z ele consta 2 núcleos e 4 threads..

=(

OLá,

Bom o cpu tem que estar all mesmo, 90% de chance de ser o multiplicador de frequencia que não está correto por isso não passa de 1.6 o clock.

Vai estar assim "multipliquer X8"(numero ficticio) você precisa setar o numero para provavelmente para 15.5 (não to mais com o PC aqui para ver a frequencia base) tipo:

200mhz(frequencia base) x8 = 1.600 velocidade atual

200mhz(frequencia base) x15.5 = 3.100 frequencia padrão do CPU

Não se preocupe em passar do limite o i3 tem o limite para o multiplicador bloqueado, veja se a frequencia base for 200Mhz pode setar para o multiplicador para X15.5 sem problemas...

Ve ai, qualquer duvida avisa,

Boa sorte,

Postado

então.. o maximo aqui é x31.

Tava no automatico, por isso tava variando, as vezes raramente pelo CPU Z chega em 3100 fica entre 1600 e 3100...

agora coloquei no manual.. x31 fixo..

qto ao core acho q nao tem nd a ve.. com 1 ou 2 ativado continuou igual.. a avaliação pra ambos continua em 4,6...

agora nao sei mais o q fazer.. sera q é melhor ir na loja trocar?

Postado

Ola,

então se esta chegando em 3.1 seu problema nao deve ser processador....O desempenho melhorou em jogos?

Se ainda tem opcao de troca e melhor trocar e nao perder a data....

abraços,

Postado

Tenho um i3. Meu BCLK (base clock) é de 100 mhz x 31 (multiplier). Consigo 7,1 pontos no Windows Experience. Espero ter ajudado.

Postado

eu tenho um i3 2100 também, bom primeiro que esse indice de experiência do windows é mais furado que calça de mendigo, meu athlon x4 620 faz 7.2 e esse i3 faz 7.1, e o i3 é bem mais rápido inclusive em all cores.

Eu faria o seguinte, dava um load defauld no setup, reiniciaria com todas as configurações de fábrica, a placa mãe suporta o proc, portanto com as configurações padrão tem que funcionar normalmente

depois iniciaria o windows e faria testes de stress pra verificar a frequencia, você poder usar o aida64, mas esteja ciente sobre o bom funcionamento do sistema e que todos os drivers estão correctamente instalados.

Postado

Dei o Load default e nada.. pensei também em atualizar a bios e nada..

duro que nos testes aparenta estar ok, mas quando faço o do windows da ou 3,9 ou 4,6 de desempenho..

Já fiz tudo que estava a meu alcance.. não sei mais o q fazer..

vou tentar trocar mesmo na loja e torcer pra resolver, pois se continuar o defeito vai ser bem chato.. rs

Postado

Mas o principal problema do amigo não é só focado no índice do Win, e sim também no baixo desempenho do PC em jogos, como ele disse, em relação ao seu antigo Athlon X2 4000+.

Postado

Primeiro posta a screeshot do cpu-z e das temperaturas.

Tenta desativar o HT.

Verifique se o cooler está bem instalado.

Não teste pelo índice de experiência, use um benchmark e compare com resultados de outros sistemas similares.

Postado

Então.. levei la na loja hoje...

Eles disseram que vão testar e depois me ligam, mas que acham que eu liguei alguma coisa errada ¬¬

kakakaka

Postado
Então.. levei la na loja hoje...

Eles disseram que vão testar e depois me ligam, mas que acham que eu liguei alguma coisa errada ¬¬

kakakaka

Olá,

Legal, vamos aguardar esse desfecho com ansiedade!!!

Boa sorte,

Postado

Me devolveram hoje dizendo que não tem defeito.. ¬¬

Vou formatar e instalar outra versão do seven e se não der certo, amanhã vou tentar testar ele em outro PC..

• 4 meses depois...
Postado
Olá a todos.

Placa Mãe ASRock H61

HD Seagate 500Gb

Fonte Corsair 550w

Me ajudem ae galera..

Abraço.

Ja verificou o plano de Energia do windows?tive o mesmo problema no indice de experiencia mais quando fui ver era o plano de energia que estava diminuindo a performance da CPU para economizar energia e por isso a nota baixa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!