Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre o PC e o MAC


lucasCS94

Posts recomendados

PC: Qualquer desktop ou notebook que não seja um Mac, provavelmente você esteja usando um, geralmente roda windows.

Mac: Desktops ou notebook fabricados somente pela Apple, que rodam Mac OS X.

A maior diferença é o software, o Mac OS é muito mais estável, confiável, e aproveita o hardware melhor, além é claro que não perder tanto o desempenho com o tempo e não precisar de tanta manutenção (nada de desfrag, antivirus comedores de RAM, limpeza de registro (que nem existe no OS da Apple)...).

Fora isso é um computador com um hardware mais bem construido, ou seja, mais durável, fora isso as diferenças no hardware são:

MacBooks: Nada daqueles plásticos vagabundos e presilhas que quebram na primeira vez que soltar alguma coisa, fora que pra desmontar é só abrir a tampa e começar, nada de ter que ficar catando parafuso escondido, virando e desvirando o computador. O teclado e o trackpad nem se fala, nunca achei nenhuma outra marca que tivesse algo parecido.

Desktops: O mini e o iMac tem como principal diferença o tamanho, ocupa bem menos espaço que um PC de mesa convencional e o segundo ainda usa monitores IPS, com qualidade bem superior aos TN que é o "padrão". O ruim nesse caso é que é uma máquina difícil de abrir e fuçar, só a RAM que é fácil de trocar, se quiser mexer num HD por exemplo só removendo a tela (não que seja tão difícil, mas enche o saco…), isso é o que não me dá muita vontade de ter um.

Fora os desktops para consumidores "normais" ainda há o Mac Pro, que é bem parrudo e fácil de se fazer upgrades, muitos estúdios de cinema e agencias de design realmente necessitam de um desses, mas nesse caso se perde a vantagem do tamanho (se bem que com a performance do bicho tamanho é o de menos :) ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

PC é uma sigla, significa "Personal Computer", computador pessoal. É qualquer computador apropriado para usuários finais, devido ao seu preço, tamanho e capacidade.

O termo PC se popularizou com o lançamento do IBM PC, em 1981. O sucesso do IBM PC levou à criação de vários clones por outras empresas, como Dell, Compaq e HP (que foram chamados de compatíveis com o IBM PC). O IBM PC usava processador Intel 8088 e rodava o Disk Operating System (DOS) como sistema operacional. O DOS era um sistema desenvolvido pela Microsoft a pedido da IBM (e que era vendido pela Microsoft como MS-DOS e incorporado nas máquinas da IBM como PC-DOS; os dois sistemas passaram a se desenvolver separadamente com o tempo). A IBM lançaria posteriormente os sucessores, tais com o XT e o AT, todos equipados com DOS. Com o seu sucesso e a produção de clones, o PC acabou se tornando um padrão da indústria. Embora a IBM tenha cessado, há muito tempo, o uso do termo "IBM PC compatible" para referir-se a padrão de computadores rodando processadores da Intel com arquitetura x86 e DOS, os seus descendentes proliferaram e se tornaram a grande massa de computadores produzidos hoje. A Microsoft lançou o Windows, primeiramente como uma interface gráfica para o DOS, e posteriormente como o sistema operacional que veio a substituí-lo. Com isso, o PC se tornou sinônimo, ainda hoje, do padrão de computadores equipados com processador Intel (ou compatível com Intel, tal como AMD) e rodando o Windows (ou Linux ou outro sistema compatível). Os PCs são hoje a maioria dos computadores pessoais, sejam computadores de mesa ou notebooks.

O IBM PC foi lançado para concorrer com outros computadores que haviam no mercado na época, em especial o Apple II, fabricado pela Apple e introduzido em 1977. Em 1984, a Apple lançou o sucessor dos computadores Apple, o Macintosh (e que foi apelidado de "Mac"). Era o primeiro computador a fazer uso de uma interface gráfica e do mouse. O sistema operacional do Mac era o System, em oposição ao DOS do IBM PC. O Macintosh fez muito sucesso e levou a Apple a desenvolver diversos sucessores. Ao contrário do que ocorria com a IBM, porém, a Apple mantinha uma política de controle muito maior sobre seus produtos para impedir que eles fossem "clonados". Algumas empresas conseguiram fazer isso com sucesso no final da década de 80, e a própria Apple permitiu que outras empresas lançassem computadores Mac em 1995. Em 1997, com a volta de Steve Jobs ao comando da empresa, a Apple passou a impedir a produção de clones e todos os Macs voltaram a ser por ela produzidos. Hoje, os Macs são os computadores fabricados pela Apple (iMac, MacBook Air, MacBook Pro, Mac Mini, Mac Pro) e que rodam o Mac OS X (sucessor do System). Como os PCs, eles também rodam sob processadores fabricados pela Intel (embora tenham rodado em outros processadores até 2006). Podem ser comprados no site da Apple (www.apple.com.br) e em diversas lojas tais como Fnac e Fast Shop.

Devido à longa história de concorrência entre o PC e o Mac, cada um desses tipos de computadores têm seus defensores. Em geral, os PCs são considerados mais flexíveis e personalizáveis, mas os Macs são mais bem integrados e bem-acabados. Os outros padrões de computadores pessoais (MSX, Tandy, Amiga) acabaram desaparecendo no tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara que falou uma porcaria dessas deve ter fumado alguma coisa... :D

O hardware Mac é melhor, mais bem construido, e o software nem se fala, é o que diferencia um Mac de um PC com uma caixa bonita, tanto que muitos fazem hackintosh, que é o oposto do que você está dizendo, que é instalar o Mac OS num PC "convencional". O processo para se ter o Mac OS rodando num PC é muito mais complicado do que simplesmente instalar o windows, se o Mac OS fosse pior porque se "sofreria" mais para ter o OS da Apple?

Comprar um Mac para usar windows é algo sem lógica, você irá pagar mais caro por um computador e tirar o diferencial que faz ele ser mais caro, o software, que é o que faz de um Mac, um Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado a todos!

Mas, uma pergunta

falam q o windows é melhor que o Mac Os, porém o Mac é melhor que o Pc.

e seu eu comprar um Mac com o Windows7, fica bom?

Isso não tem muito sentido, é uma afirmação contraditória. O PC é um computador que roda Windows; o Mac é um computador que roda Mac OS.

Você não consegue comprar um Mac com Windows 7. O Mac vai vir com Mac OS instalado. Você pode instalar o Windows no Mac, mas vai ter que comprar o Windows à parte para fazer isso e não vai conseguir se livrar do Mac OS. Sendo assim, a não ser que você tenha um motivo muito bom para fazer isso, não vale a pena comprar um Mac para rodar Windows.

Quanto ao fato de um ser melhor do que o outro, essa é uma questão de opinião pessoal.

Os Macs são bem desenvolvidos e bem construídos. A Apple se notabilizou nos últimos anos por definir tendências que têm sido copiadas descaradamente por outras empresas (smartphones com telas sensíveis ao toque, all-in-ones, notebooks ultra-finos, tablets). Em geral, são produtos de consumo bem feitos e que costumam agradar aos usuários finais.

Já os PCs, existem de todos os tipos. Há empresas que procuram cada vez mais concorrer com a Apple e lançar produtos que seriam similares, mas que rodam Windows em vez de Mac OS. A Sony, a Samsung e a Asus têm fabricado diversos produtos assim: qualidade de construção e especificações técnicas mais ou menos similares aos de um Mac. Há empresas que se notabilizam por produzir computadores muito poderosos, ainda que não tão bem construídos, tal com a Sager e a Alienware. Há também produtos baratos, que não são nem poderosos, nem muito bem construídos e nem possuem um design atraente: e quase todos os notebooks vendidos no Brasil se encaixam nessa categoria. Quanto a desktops, o mais comum é que você monte o seu, com a configuração que você quiser: sai mais barato do que um Mac, e pode ser mais poderoso dependendo das especificações que você quiser, mas não será tão bonito e nem tão bem integrado.

Sendo assim, as pessoas que preferem um computador bem desenhado e construído e que rode "redondo", vão preferir um Mac. É, em geral, a opção preferida daqueles que não entendem quase nada de computadores e quer que eles simplesmente funcionem. As pessoas que querem mais flexibilidade na escolha das suas máquinas, que querem máquinas muito poderosas, ou que querem computadores para fins específicos (tal como jogos), vão optar por um PC.

Quanto à escolha entre Windows e Mac OS, também é uma questão de gosto pessoal. Os dois são sistemas operacionais bem desenvolvidos e concorrentes entre si.

Vantagens do Mac OS: (i) é mais bem integrado à máquina, já que roda em computadores da própria Apple; (ii) consegue fazer a bateria do notebook durar mais; (iii) usa o Quartz para renderização de sub-pixel, fazendo com que as letras na tela saiam iguais às que são impressas; (iv) é mais rápido para inicializar e para finalizar do que o Windows; (v) é muito mais difícil para pegar vírus; (vi) fica menos lento com o tempo do que o Windows.

Vantagens do Windows: (i) tem muito mais programas disponíveis do que para Mac OS, inclusive jogos; (ii) usa o ClearType para renderização de sub-pixels, fazendo as letras na tela parecerem mais nítidas; (iii) usa o sistema de arquivos NTFS, um pouco superior ao HFS Plus do Mac OS; (iv) o Microsoft Office (e todos os programas da Microsoft) são melhores para Windows do que para Mac OS.

No final das contas, o que vai definir sua escolha é sua preferência por um ou por outro. Sendo assim, recomendo que vá a uma loja e teste tanto o Windows 7 com o Mac OS X 10.7 Lion antes de decidir. Além disso, antes de optar por um Mac, certifique-se de que os programas que você usa no Windows estarão disponíveis para Mac OS ou que haja um substituto à altura, capaz de realizar as mesmas tarefas. Isso é muito importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou tudo, é bem por aí mesmo.

Devido a tamanha oferta no mercado de PCs de baixíssima qualidade, muitas pessoas não querem se estressar e optam por um Mac.

Aí outros fatores devem ser analisados, como programas a serem usados, jogos (se a pessoa quer pra esse fim), etc. Como o Windows é o OS mais utilizado, é natural que os criadores de vírus voltem suas atenções pra ele, mas ultimamente tem aumentado a quantidade de vírus pra Mac também.

E não faz sentido comprar um Mac pra utilizá-lo com Windows, se o motivo for a qualidade (ou a falta dela) dos PCs, então compre um Sony Vaio, HP (não são baratos, mas ainda são mais em conta que um Mac de configuração similar), ou qualquer um dessas marcas renomadas, que ficará bem servido.

Infelizmente, são esses PCs de R$ 500,00 e notebooks de R$ 700 das Casas Bahia que estragam a imagem do PC... Aí tem gente que "chuta o balde" e diz que PC não presta. Que só trava e dá erro (boa parte desses erros relacionados às placas-mãe e memórias feitas em algum fundo de quintal na China, fora as fontes de alimentação ridículas desses PCs baratecos), que o teclado solta tecla (o que esperar de um teclado de menos de R$ 5,00?), que o mouse é impreciso (mesma coisa, vai querer precisão absoluta dum mouse de R$ 3,99?), que o gabinete é feio e mal-feito (gabinete de R$ 20,00 feitos com latas de Coca-Cola recicladas, e cheios de cantos cortantes) e que o som é horrível (colocam caixinhas de som que custam R$ 6,00 o par, até um rádio-relógio tem mais som, e com mais qualidade)...

Já com o Mac, não tem essa história de arrematarem as peças de um lixão, juntar tudo de qualquer jeito e vender como computador.

No meu caso, eu estou satisfeito com PC, pro que eu uso (programas normais e jogos) me atende muito bem. Procurei montá-lo com peças de boa qualidade e o resultado final ficou muito bom.

Agora, pra quem não tem paciência, ou conhecimento pra personalizar o seu próprio computador, é melhor pensar num PC como um Sony Vaio, ou num Mac, conforme a necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!