Ir ao conteúdo

Soquete FM1 ou Soquete AM3 (AM3+)?

Flapa

Posts recomendados

Postado

É o seguinte galera, estou querendo primeiramente investir em um PC barato e só futuramente por alguma placa de vídeo. Eu basicamente irei usa-lo para jogar, executar programas pesados e simultâneos. Separei 2 conjuntos de processadores + mobo com soquetes diferentes:

Soquete FM1:

AMD A6-3670K Black Edition APU, Socket FM1, Quad-Core 2.7GHz, 4Mb Cache L2, 32nm SOI, TPD: 100W, Controladora de Memória: DDR3 1866MHz (suporta 1600MHz/1333MHz); GPU Integrada: Radeon HD 6530D, Radeon Cores: 320, GPU Clock: 444MHz, Microsoft DirectX 11, UVD3; Suporta AMD Dual Graphics (com HD 6670, HD 6570) por R$ 238,00 + a placa mãe: Asus F1A75-V EVO por R$ 388,00

Total: R$ 626,00

Soquete AM3 (AM3+):

AMD Phenom II X2 Black 560 Dual-Core Socket AM3, 3300MHz, FSB 4000MHz, L2 Cache 2x 512KB, 45nm SOI, 80W, Black Edition por R$ 226,00 + a mobo: Asus M5A88-M por R$ 350,00

Total: R$ 576,00

- Qual seria a melhor opção dentre os soquetes apresentados? Qual teria o melhor custo-benefício a partir dos anos?

- No caso, se o conjunto FM1 for a melhor opção, só poderei por VGA's que estão escritas no Llano (HD 6670, HD 6570)? Se eu por uma GeForce GTX 550 Ti futuramente, teria um mesmo desempenho como se tem em outros PC's?

Postado

Você pode usar qualquer VGA usando esse A6, o problema é que ao adicionar outra VGA além da 6670/6570 o video integrado se torna inútil, anulando a vantagem dele.

Postado
Você pode usar qualquer VGA usando esse A6, o problema é que ao adicionar outra VGA além da 6670/6570 o video integrado se torna inútil, anulando a vantagem dele.

Entendi! Se eu por uma das 2 VGA's, o Llano irá trabalhar junto com a placa de vídeo. Então qual seria a potência se eu fosse por a 6670?

E o processador Llano A6 é bom? É comparado a qual processador da Intel ou AMD?

Postado
Entendi! Se eu por uma das 2 VGA's, o Llano irá trabalhar junto com a placa de vídeo. Então qual seria a potência se eu fosse por a 6670?

E o processador Llano A6 é bom? É comparado a qual processador da Intel ou AMD?

Acho que vai depender mais do seu perfil de jogador, se é daqueles que "rodando ta bom" ou "tudo no high, filtros ativados, etc"

Caso seu perfil seja o segundo acho que o socket fm1(A4/A6/A8) não é pra você. Mesmo em Dual Graphics com as placas suportadas o desempenho fica menor que uma placa mais parruda sozinha.

O ideal seria o pessoal mais entendido vir aqui responder :mellow:

Postado

OLá,

A placa de video do A6 é a melhor de video integrado já feito até hoje só perde para seu irmão maior o A8, com ele você conseguirá jogar a maioria dos jogos desde que não seja em resoluções muito altas. Com ele voce terá tempo para juntar uma grana e comprar uma boa placa de video.

Video de Call of Duty: Modern Warfare 3 com esse processador.

O video integrado é fantastico, porém é bem inferior a uma GTX 550Ti ou uma HD 6750, porém essas placas custão uns 400 reais.

O desempenho do A6 somente como processador está proximo do

Athlon II X4 640, bem interessante.

Se optar pelo A6 seria bom talvez pegar umas memos mais rapidas que 1333 já que ele aceita e ajuda e bem no video.

Boa sorte,

Postado
Acho que vai depender mais do seu perfil de jogador, se é daqueles que "rodando ta bom" ou "tudo no high, filtros ativados, etc"

Caso seu perfil seja o segundo acho que o socket fm1(A4/A6/A8) não é pra você. Mesmo em Dual Graphics com as placas suportadas o desempenho fica menor que uma placa mais parruda sozinha.

O ideal seria o pessoal mais entendido vir aqui responder :mellow:

Beleza, valeu pelas dicas!

OLá,

A placa de video do A6 é a melhor de video integrado já feito até hoje só perde para seu irmão maior o A8, com ele você conseguirá jogar a maioria dos jogos desde que não seja em resoluções muito altas. Com ele voce terá tempo para juntar uma grana e comprar uma boa placa de video.

Video de Call of Duty: Modern Warfare 3 com esse processador.

O video integrado é fantastico, porém é bem inferior a uma GTX 550Ti ou uma HD 6750, porém essas placas custão uns 400 reais.

O desempenho do A6 somente como processador está proximo do

Athlon II X4 640, bem interessante.

Se optar pelo A6 seria bom talvez pegar umas memos mais rapidas que 1333 já que ele aceita e ajuda e bem no video.

Boa sorte,

Valeu amigo, me ajudou demais! Mas ainda tenho algumas dúvidas:

Estou pesquisando aqui e se realmente eu optar pelo FM1, poderei até comprar um Llano A8-3870K. Mas terei que atualizar a BIOS para receber esse processador com a mobo F1A75-V EVO?

Valerá mesmo a pena utilizar esse soquete mesmo depois de eu ter comprado uma VGA? (pois você disse que os Llano tem desempenho parecido com os Athlon II e a outra opção que eu tinha dito, a AM3, tinha como processador um Phenom II). Os desenvolvedores devem lançar futuramente outras versões mais potentes de processadores para FM1?

*Eu estou tão preocupado pois quero um investimento a longo prazo! ^_^

Desde já obrigado!

Postado

Valerá mesmo a pena utilizar esse soquete mesmo depois de eu ter comprado uma VGA? (pois você disse que os Llano tem desempenho parecido com os Athlon II e a outra opção que eu tinha dito, a AM3, tinha como processador um Phenom II). Os desenvolvedores devem lançar futuramente outras versões mais potentes de processadores para FM1?

*Eu estou tão preocupado pois quero um investimento a longo prazo! ^_^

Desde já obrigado!

Olá,

O Atlhon II X4(assim como o A6/A8 de quatro núcleos) da conta da maiorias das placas intermediarias tipo a HD 6850 ou GTX 460, mais que isso deve começar a apresentar gargalo, mas é como eu disse vai depender de que placa de video você quer comprar, se não for hi-end serve sim. E como ele tem o multiplicar destravado você pode fazer um over nele que melhora ainda mais a performace.

Sobre a plataforma FM1 a tendencia é que não tenhamos mais processadores melhorados para essa plataforma já que em 3 ou 4 meses teremos a nova geração de processadores APU da AMD o Trinity que terá um desempenho de processamento em torno de 15-20% maior e desempenho de video na casa dos 30-50% maior, ha muito espectativa com esse lançamento.

Boa sorte,

Boa sorte,

Postado
Olá,

Sobre a plataforma FM1 a tendencia é que não tenhamos mais processadores melhorados para essa plataforma já que em 3 ou 4 meses teremos a nova geração de processadores APU da AMD o Trinity que terá um desempenho de processamento em torno de 15-20% maior e desempenho de video na casa dos 30-50% maior, ha muito espectativa com esse lançamento.

Boa sorte,

Boa sorte,

Esse Trinity não será compatível com o socket FM1 ?

Postado
Esse Trinity não será compatível com o socket FM1 ?

Olá,

Não vi ainda a confirmação oficial, mas é 90% que não será compativel já que teremos a plataforma FM2 para eles...Então não conte com isso!

Abraços,

Postado
Espero então que o socket FM2 tenha uma vida mais longa...

Sem duvida é que a evolução está rapida, veja que os processadores conseguiram seu objetivo ser o melhor video integrado já feito, mas o fim do socket realmente é ruim, tomara que o 2 dure pelo menos duas gerações.

Boa sorte,

Postado

Pois é, acho que por causa dessas limitações que o FM1 tem eu irei investir em Soquete AM3 (+). Obrigado por tirarem as dúvidas! ^_^

• Membro VIP
Postado
Pois é, acho que por causa dessas limitações que o FM1 tem eu irei investir em Soquete AM3 (+). Obrigado por tirarem as dúvidas! ^_^

Já que optou pelo socket AM3+, o único processador que recomendo em custo x benefício é o FX 4100. Melhor ainda seria se pegasse o x4 965 ou superior, que são melhores que o Fx 4100.

Abraços!

Postado

Olá,

Como nosso moderador Hausak disse, ao optar pelo AM3+ peque um processador de quatro-núcleos que é o padrão abaixo disso não compensa...O FX-4100 ta com um preço um pouco acima do Phenom que você citou, da uma olhada.

Abraços,

Postado

Sim sim amigos, vou pegar no ML a Asus M5A88-M já com bios atualizada e comprar mesmo o Bulldozer FX-4100 que além de está barato no Boadica, é um processador novo de tecnologia recente, esquenta menos e parece ser ótimo para overclock. Ele realmente é um pouco mais caro que o Phenom que citei, mas acho que o Bulldozer vale mais a pena!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!