Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programação de robos em java


Joao Marcos Duar

Posts recomendados

Já vi e li varias apostilas e livros que ensinam a programar um microcontrolador em c, assembly ou logo.

porém, nunca vi uma falando de java.

Devido a essa pesquisa deficiente que realizei, fui conversar com o meu professor sobre tal ...

O que ele me disse é que existe uma classe chamada robot, que pode conseguir ultilizar a saida da impressora.

Alguem no CH ja programou algum microcontrolador em java ou algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Java só funciona para microcontroladores poderosos, já que é uma linguagem interpretada (os chamados "Bytecodes"). Ela é uma linguagem flexível, mas você perde muito do processamento do microcontrolador. Você pode começar a programar em C, que tem uma estrutura bem parecida com o java, além de ser uma linguagem compilada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ele me disse é que existe uma classe chamada robot, que pode conseguir ultilizar a saida da impressora.

Eu não conheço esta classe, o que tem são classes para porta paralela, serial e usb. Em outras linguagens de programação também se tem acesso a essas portas.

A linguagem java e muito boa para software, a interface gráfica mais fácil de implementar do que em C, e funciona em multiplataforma (Linux e Windows).

A linguagem preferida por muitos para fazer programas de comunicação com microcontroladores e VB (Visual Basic) e C# (C Sharpp).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estava pensando em programação de microcontroladores.

Porém, esto com varias duvidas....

A quantidade de memoria que devera ser gasta é tão grande que eu realmente preciso de um microcontrolador mais robusto?

Realmente, não compensa nem tentar a experiencia?

Esse microcontrolador mais robusto, seria caro, qual eu usaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa de muita memória RAM e ROM para conseguir "instalar" a máquina virtual Java no microcontrolador, além de encontrar a máquina virtual para a arquitetura do microcontrolador.

Em algumas arquiteturas não é possível (devido a sua simplicidade) "instalar" a máquina virtual Java.

O java é direcionado para a programação de aplicativos multiplataforma, geralmente para tablets/smartfones/computadores, fazer o programa principal em java só vai aumentar os custos do projeto e diminuir a eficiência (e muito!) do código.

O melhor mesmo é usar uma linguagem compilada diretamente para o microcontrolador que você vai usar. A linguagem C é bem parecida com o Java em sua estrutura, acredito que você não teria dificuldades em aprendê-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja vi alguma coisa em rodar diretamente Java em um SO feito em java o que melhora o desempenho do processamento.

Java tem muita orientação de objetos e alguma facilidade para criar telas,banco de dados e servidores é uma linguagem para aplicações de grande porte como um banco por exemplo. A parte que seria mais útil para programar microcontrolador seria a lógica que é baseada em C, então eu não vejo vantagem.

Um compilador em Java deve fazer a montagem em ASM e depois gerar o codico em HEXA, não tem nada pronto nesse sentido ao meu entender teria que começar do zero.

Para microcontrolador existe programa compilador e programa gravador, não é sempre o compilador faz a gravação pois ele deve ser compatível com hardware do gravador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!