Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Caixas 2 vias


Felion

Posts recomendados

Olá pessoal, como muitos devem saber tenho um projeto de mini system com módulo automotivo. Montei caixas novas para os falantes, já que as antigas eram horríveis, as paredes vibravam demais e o desempenho de graves deixava muito a desejar, fora uma espécie de eco nos médios. Enfim... as caixas novas têm 22cm de largura, 45 cm de altura e 21cm de profundidade, Lembrando que são medidas externas. Cada caixa ficou com 12 litros e 768 ml. Usei MDF de 15 mm, a frente da caixa é dupla, para melhor fixação dos parafusos do falante. Por enquanto tenho uma pronta, sem o fundo parafusado, mas pode se dizer que está pronta e a outra está para ser montada. Gostaria de que vocês, mais experientes no assunto, me ajudassem na finalização do projeto. Vamos lá, Primeiramente a questão dos graves, sabe o grave de caixa selada? mais profundo, mais macio... A princípio a caixa estava com grave bastante "abafado", então improvisei um duto de 2 pol com 10 cm de comprimento, tive uma melhora significante nos graves, mais firmes e um pouco mais secos. Quero os graves um pouco mais firmes e estou em dúvida se colocar mais um duto igual irá resolver o meu caso. Tenho mais dúvidas, mais depois eu vou perguntando mais. Já escrevi demais, já dei um trabalhinho pro ceis" lerem tudo isso, Grato desde já :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal, como muitos devem saber tenho um projeto de mini system com módulo automotivo. Montei caixas novas para os falantes, já que as antigas eram horríveis, as paredes vibravam demais e o desempenho de graves deixava muito a desejar, fora uma espécie de eco nos médios. Enfim... as caixas novas têm 22cm de largura, 45 cm de altura e 21cm de profundidade, Lembrando que são medidas externas. Cada caixa ficou com 12 litros e 768 ml. Usei MDF de 15 mm, a frente da caixa é dupla, para melhor fixação dos parafusos do falante. Por enquanto tenho uma pronta, sem o fundo parafusado, mas pode se dizer que está pronta e a outra está para ser montada. Gostaria de que vocês, mais experientes no assunto, me ajudassem na finalização do projeto. Vamos lá, Primeiramente a questão dos graves, sabe o grave de caixa selada? mais profundo, mais macio... A princípio a caixa estava com grave bastante "abafado", então improvisei um duto de 2 pol com 10 cm de comprimento, tive uma melhora significante nos graves, mais firmes e um pouco mais secos. Quero os graves um pouco mais firmes e estou em dúvida se colocar mais um duto igual irá resolver o meu caso. Tenho mais dúvidas, mais depois eu vou perguntando mais. Já escrevi demais, já dei um trabalhinho pro ceis" lerem tudo isso, Grato desde já :P

vamos lá. se AxBxC = X cm³ e 1cm³ = 1ml

considerando o bruto da tua caixa = 22*45*21 = 20790/1000 = 20 lts

ponderando que tu percas 3cm em cada lado, 12,852, quase 13lts

eu procuraria ver as dimensões do alto falante, e 'ao qual se parece' e montar e testar igual.

eu fiz a frequencia "de ouvido". porque de ouvido? buenas..... o que o padrão ouve não será, talvez, o que eu ouço, certo? assim, eu pus um duto, colado, e outro, fui ajustando conforme meu gosto.

pronto! deixei em definitivo.

procure no tio google que litragem e quantos dutos são necessários para teu AF. só lembrando que grave de caixa dutada e selada não serão os mesmos. Serão próximos, mas nunca iguais, porque tem diferenças intrínsecas aí.

ademais...... ouvidômetro na ativa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm... você num entendeu, só a placa da frente tem 3cm de espessura as demais tem 1,5cm. Então continuando aqui, finalizei uma caixa com 2 dutos de 2 polegadas de 10cm de comprimento. Quando coloquei a caixa para tocar, minha nossa me assustei. O grave ta poderoso !!! Agora queria uma forcinha de você, ou vocês para dar uma melhorada na rigidez da caixa, as paredes vibram muito, a pancada é muito forte mesmo. Montei direitinho a caixa, gostaria de saber onde posso por reforços e em qual direção, as medidas da caixa estão ali em cima na outra postagem, se precisar eu faço um desenho das caixas para ajudar. Mais uma dúvida é a seguinte: tenho um par de kit 2 vias e um par de falantes (H-Buster), como o módulo libera 2 ohms eu liguei o kit 2 vias normal (4ohms), com a saída pro woofer e tweeter, só que na entrada do cross over eu liguei o outro falante em paralelo. Está correta a ligação, né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!