Ir ao conteúdo

Ta certo esse over clock?

Visitante

Posts recomendados

Postado

Pessoal é o seguinte... esse é meu 1º OC... minha config:

K7VTA5

AXP 1700+ (1.47Ghz) 133 x 11

256mb DDR333 pc2700

GF4 MX440

etc...

tentei de 1ª fazer 11x166 = 1.8Ghz

puts... nem ligou... tive q reseta a bios...

daí tentei 150x11 e nda tambem....

145 x 11 (1.59GHz) e consegui! rodo normal no windows!!! fui fazer um teste e tentei entra no Need for speed... bum! tela preta não consegui jogar, travou!!!

11 x 140 (1.54Ghz) dai rodo, mais deu umas travadas no meio do jogo....

bom enfim.... depois de fazer vários testes e tal.... esse foi o melhor desempenho que consegui:

AXP 1700+ (1.47Ghz) -----> AXP 2000+ (11,5x144=1.65Ghz)

ou seja, coloquei o fsb em 144, aumentei o multiplicador em 0,5 e coloquei a vscore em 1,600v

Consegui estabilidade perfeita em tudo, Need for speed, CS, e fiz o teste no PCMarck2002, fez normal, num trava nem a pau esse PC....

Então minhas dúvidas são essas:

1-) Estou meio com medo de ficar rodando o processador assim, afinal é meu 1ºOC, e to meio com medo ainda... isso pode ocasionar algum problema? ou só diminui a vida util da cpu????

2-) Digamos q a vida util dele seja 10 anos, quanto tempo consiguirei roda-lo assim????

3-) Esse OC ta correto? Pode aumentar o FSB, o multiplicador e o vscore???

4-) o Vscore em 1,6v está muito alto??? pois me parece q os XP1700+ só aguentam 1,5... tenho medo do cpu não aguentar.... e queimar....

5-) esse resultado no PCMark2002 está bom??? dentro do padrão pra minha config???

CPU Score: 4980

Memory Score:3495

Valeu galera, aguardo ansioso as respostas.

Grato desde já....

Jayson.

Postado

O que realmente importa e a temperatura do processador....Se estiver muito alta, esqueca, voce pode fritar seu cpu(ainda mais q ta verao um calor desgracado)

Fora isso não tem muito problema não....Com uma boa pasta termica ajuda, mas realmente, com o overclock, o processador não tem a mesma durabilidade do que um rodando nas suas configuraçoes normais... Mas por mim vale a pena!

Postado

vixi... quanto a temperatura, sossegado, antes do OC nunca chegou na casa dos 40, ficava em 38, 39º mais ou menos... agora com OC fica em 45 no máximo... o q é excelente!!!!!!!!!

tenho um cooler master + gabinete 4 baias fonte 450W + cooler slot + ventoinha extra atras do gab.

falou....

Postado

bom, então voce ta sossegado! mas q a vida util do proc. diminui , é verdade sim...mas vamo ver, se fritar o proc. meu pai vai te q compra outro melhor, então overclock arrebenta pra mim =)

Postado

Veja bem...

Esse modelo de placa-mãe, ECS K7VTA5 não encontrei no site da ECS... Mas deve ser parecido com a K7VTA3. Pois se fosse a L7VTA (KT400), desde que você reduza o multiplicador e aumente o Vcore, não há porque ela não funcionar.

Se for a K7VTA3 mesmo, você não vai conseguir aumentar muito o FSB, porque ela não tem divisor de 1/5. Acontece que todos os periféricos PCI e a porta AGP usam uma fração do Bus do sistema ou FSB. Sua placa só tem divisor até 1/4, então se você estiver trabalhando com FSB de 133Mhz isso significa que o PCI está trabalhando com 133/4=33Mhz. Essa é a velocidade normal. Quando você tenta chegar à 166Mhz com sua placa-mãe, o PCI estará com 166/4=41Mhz! Isso pode fazer com que a controladora IDE e outros periféricos PCI parem de funcionar ou funcionem incorretamente, podendo causar inclusive a queima desses periféricos.

Há um teste de placas KT333, incluindo a K7VTA3 V3.x, neste site que pode te ajudar um pouco. A K7VTA3 falhou no teste já aos 166Mhz de FSB.

As placas da ECS são tudo o que você pode pedir se for utilizar em condições normais, com todos os settings de fábrica. Mas para overclock, elas não tem muito à oferecer infelizmente...

• Membro VIP
Postado

Olha, acho q você poderia aumentar o vcore pois os Athlon`s XP funcionam a 1.75v originalmente. Eu fiz o seguinte over: XP-1800(133x11.5) com o vcore 1.75 a XP-2100(148x11.5) com o vcore em 1.85.

Quanto a vida útil acho que com uma máquina dessas ainda não é necessário fazer over pois já são bem rápidos para os programas atuais, mas futuramente, pau na máquina!!!

:-BEER  :-BEER  :-BEER

• Membro VIP
Postado

você fez a "cirurgia" para destravar o processador? Os Sandra reconhece o multiplicador como 11.5 mesmo?

Qual a série do processador (aquelas letrinhas abaixo do modelo no chip)? É Palomino ou TBred?

você conseguiu isso diminuindo o vcore mesmo? O meu XP1800+ é 1.75V no padrão...

Postado

isso mesmo coelho.... o q eu achei estranho foi isso.... não precisei ligar as famosas pontes Ls.... como todos dizem... comprei o processador novo, e já veio assim... no setup eu ia apenas aumentar o FSB, mas por curiosidade tentei o multiplicador também.... e PUM! deu certo entrei no 3dmark e aparece (11,5x144) enfim não precisei destravar (ps. consegui rodar a 12 também... diminui o fsb), agora não lembro o q estava escrito embaixo dele... e não vou tirar o cooler pra ver, porque acho q vai borrar a pasta ter. enfim... o q eu lembro me parece q estava escrito AGOIA ou AROIA ou algo parecido....

ahhh... consegui atualizar a bios também (VTA5 @ AK35) essa placa é d+ recomendação de vocês do fórum valeuzzzzzz!!!!!

Jayson.

Postado

ah... esqueci... o meu padrão é vcore 1,5... acho q é esse palomonio se não me engano....

Jayson.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!