Ir ao conteúdo

Alarme com 555!

mrvalterhugo

Posts recomendados

Postado

ola a todos, bom ultimamente comprei um ldr, e fiz um esqueminha basico de acionamento de uma luz noturna com transistor, o esquema e o seguinte:

http://www.te1.com.br/2011/03/circuito-sensor-sombra-ldr/#axzz1utLi4wLI

desse esquema me apareceram algumas ideias, entre elas, a de disparar um 555 quando não tiver luz no ldr, ou seja, vou colocar um lazer no ldr,e quando for interrompido o lazer ira disparar via pino 2 do 555, ficando no estado ligado por um tempo definido x.

Mas queria saber como eu ligaria a saida do primeiro circuito com transistor ao segundo circuito com 555, ja que o 555 so dispara com uma tensão negativa, como fazer essa integração? eu sei que e possivel fazer o mesmo circuito de outra forma, tais como colocando simplesmente o ldr no 555, e tambem colocando um rele na saida do circuito com transitores, assim colocaria o pino comum do rele ao terra e o pino normalmente aberto no pino 2, mas supomos que eu queira saber como fazer isso apenas com os trasistores como seria?

Postado

Pelo que entendi basta conectar o coletor do transistor ao pino 2 do 555.

Retira fora o relé K1 e o diodo de recirculação D1.

Quando atuar o LDR (ausência de Luz), o transitor satura, levando o coletor a "0V" e consequentemete levando o pino 2 também a "0V" atuando o timer do 555.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...