Ir ao conteúdo

Conector 6 pinos no conector de 4pinos da mobo

Gabriel Brum

Posts recomendados

Postado

Bom tarde galera, tudo bom?

Ontem eu fui na santa Efigênia com um amigo comprar fonte, e compramos a CX 600W Corsair por 260, até ai tranquilo.

Chegamos na casa dele, desmontamos o PC, enquanto eu limpava o gabinete ele tentava montar o hyper TX3 Cooler Master que compramos na Santa também. Ai montamos tudo, levamos para o quarto e quando ligamos o pc não ligou, ai eu lembrei que não tínhamos ligado o conector 4 pinos 12volts do processador. Ai fomos procurar na fonte o conector 4 pinos e não achamos e então ele resolveu ligar um conector 6 pinos deixando dois de fora e para não atrapalhar eu só falei mantei o amarelo em cima pois é o 12 volts e o preto em baixo. Quando foi ligar o pc acendeu o led rapidão e desligou, ai ele entrou em desespero, pois o pc não ligava, mais não tinha cheiro de queimado, Então resolvi procurar na caixa da fonte e vi la que 8 pinos era compatível com 4 pinos e era só soltar e assim conectamos na placa-mãe e ligamos o pc e funcionou tranquilo.

O motivo de ter aberto este tópico é por curiosidade: Porque a placa mãe não ligou com os cabos 12 volts e terra do 6 pinos, mais ligou com os cabos 12 volts e terra de 4 pinos. São as mesmas tensões e na mesmas posições. E quem fez o papel de proteção neste caso que desligou na hora a mobo ou a fonte?

obrigado!

• Membro VIP
Postado

O ATX 4 vias tem a polaridade invertida com relação ao PCIe de 6 vias. Espero que tenhas considerado isso dai.. Eles não poderiam ficar ferrolho com ferrolho (item plástico de polarização e retenção do conector) pois ai faria curto na linha de 12 Volts e a fonte entraria em proteção...

Postado
O ATX 4 vias tem a polaridade invertida com relação ao PCIe de 6 vias. Espero que tenhas considerado isso dai.. Eles não poderiam ficar ferrolho com ferrolho (item plástico de polarização e retenção do conector) pois ai faria curto na linha de 12 Volts e a fonte entraria em proteção...

Faller se você puder explicar de forma mais leiga, por favor!

Não entendi muito bem!

Mesmo assim obrigado!

• Membro VIP
Postado
Faller se você puder explicar de forma mais leiga, por favor!

Não entendi muito bem!

Mesmo assim obrigado!

Basta olhar para o conector ATX12 e para o conector PCI-e

ConectorATX12xConectorPCI-e.jpg

Para ver que seus polarizadores (ganchos plásticos) estão opostos um do outro.

Desse modo, para inserir o conector PCIe no jack do ATX12 teria de obrigatoriamente descasar, não parear o ploarizador entre o macho e a fêmea desses conectores. Isso para garantir que a placa-mãe receba os 12 Volts aonde deve receber..

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!