Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, estou iniciando com programação de microcontroladores PIC e estou apanhando para programar o 12F629.

Estou escrevendo em C - CCS e uso gravador PICKit2.

Meu objetivo no momento é apenas fazer piscar um led num determinado tempo, o que está acontecendo é que escrevi o programa, compilei e não deu erro, mas quando tento gravá-lo com o PicKit2 sempre dá um erro. Estou lendo o pic antes para anotar o valor de OSC mas não sei se precisa alguma configuração no gravador ou se meu programa precisa de algum ajuste.

Segue meu programa, grato por qualquer informação.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

#include<12F629.h>

#use delay(clock=4000000) // Oscilador interno

#fuses intrc_io,nomclr,nowdt

void main()

{

while(true)

{

output_high(pin_a2);

delay_ms(200);

output_low(pin_a2);

delay_ms(1700);

}

}

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Postado

que erro ele está dando ?

se é de "oscal" procure no menu (do soft pickit2 não do mplab) algo como "re-calibrate" e mande ele fazer

qualquer cois poste aí

abrçao,

Marcelo

Postado
que erro ele está dando ?

se é de "oscal" procure no menu (do soft pickit2 não do mplab) algo como "re-calibrate" e mande ele fazer

qualquer cois poste aí

abrçao,

Marcelo

//------------Programming failed at Program Memor address 0x000003

mas é possível perder a calibração apenas para um tipo de PIC?

Por que eu já gravo com o 16F84A, 16F628, 16F877A,18F4520 os unicos que eu não consigo gravar são: 12F629/675

Mesmo assim você acha necessário recalibrar?

Obrigado pelas dicas por enquanto, abraço.

Postado
//------------Programming failed at Program Memor address 0x000003

mas é possível perder a calibração apenas para um tipo de PIC?

Por que eu já gravo com o 16F84A, 16F628, 16F877A,18F4520 os unicos que eu não consigo gravar são: 12F629/675

Mesmo assim você acha necessário recalibrar?

Obrigado pelas dicas por enquanto, abraço.

Olá,

Os 12f são os mais chatos com o oscal pois um dos motivos é que guardam o valor de calibração no último adr de memória.

mas o seu erro é no endereço 3 ! muito estralho.. nem no 1o nem no último mas no 3o !!???

se eu fosse você antes de mais nada colocaria um novo / de outro lote

abraço,

Marcelo

Postado

Usando o ICPROG, quando eu jogo o hex dentro do mesmo, antes de tentar gravar o 12F629 eu escrevo com o teclado la no último endereço, bem na última curva, o código 3460. É o valor do oscilador interno desse C.I. Se não fizer isso esse PIC não funciona.

Agricio

Postado

Olha sinceramente não sei o que fazer, pois eu havia comprado 4 peças (12F629) pela internet, e estava tentando gravar em dois deles, como eu não tive sucesso, resolvi comprar mais dois aqui em minha cidade(comprei cada um em uma loja diferente),e sempre que eu coloco o pic no gravador, eu faço uma leitura antes de qualquer coisa. Fazendo isso notei que cada um tem um valor pre-calibrado de osc na ultima posição da memória, então eu sempre anoto esse valor, para que eu escreva -o na hora de gravar o programa e não entendo o por que nao grava.

O programa compila legal, mas sempre da erro na hora de gravar o hex, o que me deixa encabulado é que, o mesmo programa funciona sem erros em outros pics trocando apenas o cabecalho e respectivos FUSES, mas na familia 12F não consigo.

.

.

.

Será que alguém poderia tentar gravar meu arquivo hex pra fazer um teste???

Olá,

Os 12f são os mais chatos com o oscal pois um dos motivos é que guardam o valor de calibração no último adr de memória.

mas o seu erro é no endereço 3 ! muito estralho.. nem no 1o nem no último mas no 3o !!???

se eu fosse você antes de mais nada colocaria um novo / de outro lote

abraço,

Marcelo

Se não for muito encomodo, voce poderia tentar gravar meu arquivo HEX pra ver se grava???

Postado

Esse código você escreve normalmente usando o mouse e o teclado. É só dar um click em cima de cada valor e mudar com o teclado.

Tenta aí e vê se resolve. Apenas para o 12F629.

Veja a figura:

3460.jpg

Agricio

Postado
Esse código você escreve normalmente usando o mouse e o teclado. É só dar um click em cima de cada valor e mudar com o teclado.

Veja a figura:

3460.jpg

Agricio

Boa noite amigo, fiz exatamente assim, o erro que deu agora foi: 0x00002

. . . . você tem ideia o que pode ser?

Abraço.

Veja a figura:

3460.jpg

Agricio

Boa noite amigo, fiz exatamente assim, o erro que deu agora foi: 0x00002

as vezes da erro: 0x00009 as vezes aparece: 0x0000A

. . . . você tem ideia o que pode ser? Será que estou fazendo algo de errado???

Postado

Acabei de programar o PIC12F629; nada de errado. Tem problema aí no seu gravador.

Aqui está a compilação. A gravação eu faço em outro PC.

12F6291.jpg

Agricio

Postado
Acabei de programar o PIC12F629; nada de errado. Tem problema aí no seu gravador.

Aqui está a compilação. A gravação eu faço em outro PC.

12F6291.jpg

Agricio

É acho que você tem razão, ja recalibrei, reescrevi o codigo e não grava de jeito nenhum, também estou achando que pode ser meu gravador.

O que eu não entendo é por que grava os outros PIC e só esse que não grava, você acha normal acontecer isso?

Mesmo assim obrigado pelas informações.

Postado

1º) Você joga o seu HEX no ICPROG.

2º) Você escreve (usando o mouse e o teclado) o código 3460 no último endereço conforme a figura que já postei acima.

3º) Só depois disso feito você grava o PIC.

///////Tenta novamente. Aqui gravou na primeira tentativa.//////

Agricio

Postado
1º) Você joga o seu HEX no ICPROG.

2º) Você escreve (usando o mouse e o teclado) o código 3460 no último endereço conforme a figura que já postei acima.

3º) Só depois disso feito você grava o PIC.

///////Tenta novamente. Aqui gravou na primeira tentativa.//////

Agricio

Tudo bem, eu tenho aqui o IC-Prog, mas como eu configuro ele para funcionar meu gravador (hardware -> PicKit2) ?

Eu não achei opção desse gravador no IC-Prog. "Settings/Hardware/Programmers"

. . . como devo proceder quanto a isso???

Desculpe minha falta de conhecimento, mas é que não conheço bem esse software.

Abraço.

Postado
Aqui tem um tutorial + esquema. Vê se ajuda. Não foi eu quem fêz, mas é bem explicativo.

No soquete correspondente ao PIC12Cxxx você pode gravar o PIC12Fxxx.

Baixe o arquivo do link abaixo.

http://www.4shared.com/rar/GV4Lq9D9/Configurando_o_ICPROG__JDM.html

Agricio

Agricio muito obrigado mesmo pelo seu empenho em me ajudar, mas me corrija se estiver enganado. O "JDM" só possui comunicação serial não é?

O problema é que eu não tenho PC Desktop para comunicação SERIAL, apenas um Notebook, por isso adquiri o software + hardware "PicKit2" com USB.

Dentro dessa possibilidade, você teria mais alguma dica pra me dar ?

Abraço.

Postado
você teria mais alguma dica pra me dar ?

Tenho!!

Monte um gravador serial que não dá trabalho nenhum; arrume um PC velho que tenha o WINDOWS 98 (isso você consegue em qualquer sucata de graça); baixe e use o ICPROG e grave tudo que você precisar. Aproveita e mande os propagandistas de tudo que é USB p/ alguma padaria comprar carne que é o que eles merecem.

Agricio

Postado

Curioso, eu uso software + hardware "PicKit2" , pra gravar pics 12fxx e nunca tive problemas.

Mas o no propio software PicKit2 tem os recursos pra calibrar o oscilador interno , tanto no modo manual com automatico, vejam as imagens.

Jeliciano

post-667083-13884963170933_thumb.jpg

post-667083-1388496317149_thumb.jpg

Postado
Tenho!!

Monte um gravador serial que não dá trabalho nenhum; arrume um PC velho que tenha o WINDOWS 98 (isso você consegue em qualquer sucata de graça); baixe e use o ICPROG e grave tudo que você precisar. Aproveita e mande os propagandistas de tudo que é USB p/ alguma padaria comprar carne que é o que eles merecem.

Agricio

Ok, muito brigado mesmo por enquanto vou procurar fazer isso, grande abraço.

Curioso, eu uso software + hardware "PicKit2" , pra gravar pics 12fxx e nunca tive problemas.

Mas o no propio software PicKit2 tem os recursos pra calibrar o oscilador interno , tanto no modo manual com automatico, vejam as imagens.

Jeliciano

Como você faz as etapas?

Por exemplo:

1º Ler o valor do OSC do pic

2º Importar arquivo HEX

3º Escrever o valor lido(OSC) na ulima posição e efetuar a gravação ?????

É isso mesmo ou me esqueci de algo??

Abraço.

Postado
Ok, muito brigado mesmo por enquanto vou procurar fazer isso, grande abraço.

Como você faz as etapas?

Por exemplo:

2º Importar arquivo HEX

Abraço.

Como você faz as etapas?

Por exemplo:

2º Importar arquivo HEX

Sim, este seria o procedimento ,eu nunca precisei fazer isto, porque sempre que carrego o arquivo .hex a ultima posiçao nao se altera mantendo o valor do OSC,indepedente do resto do arquivo carregado.

Abraço

jfeliciano

Postado
Sim, este seria o procedimento ,eu nunca precisei fazer isto, porque sempre que carrego o arquivo .hex a ultima posiçao nao se altera mantendo o valor do OSC,indepedente do resto do arquivo carregado.

Abraço

jfeliciano

O seu funciona certinho né ? Podemos trocar os arquivos?

voce poderia tentar gravar meu arquivo HEX pra ver se funciona?

E voce pode me mandar seu arquivo HEX pra eu tentar gravar aqui ?

Abraço.

Postado
O seu funciona certinho né ? Podemos trocar os arquivos?

voce poderia tentar gravar meu arquivo HEX pra ver se funciona?

E voce pode me mandar seu arquivo HEX pra eu tentar gravar aqui ?

Abraço.

Sim o meu arquivo funciona, podemos trocar os arquivos para teste, no nao sei como vamos fazer esta troca de arquivos.

jfeliciano

Postado
Tenho!!

Agricio

Já estou montando um gravador de PIC pra mim ver se é isso, mas só pra falar uma coisa que eu tentei. Eu arranjei um PC emprestado para tentar gravar alguns códigos, utilizei o gravador JDM em um PENTIUM 4 utilizando o IC-PROG ele gravou sem erros, porém quando testo ele no protoboard nada de oscilar.

Devo estar pecando em mais alguma coisa, mas logo eu descubro com a ajuda de vocês, valeu mesmo por enquanto, abraço.

Postado
utilizei o gravador JDM em um PENTIUM 4 utilizando o IC-PROG ele gravou sem erros

Resolvido o problema de gravação então!?

porém quando testo ele no protoboard nada de oscilar.

Erro seu aí no protoboard. Você não inverteu as ligações não? Olhando o C.I. por cima a contagem dos pinos é num sentido e por baixo é noutro. Alimentação tem que ser muito bem filtrada e estável.

Já testou no Proteus?

Agricio

Postado
Resolvido o problema de gravação então!?

Erro seu aí no protoboard. Você não inverteu as ligações não? Olhando o C.I. por cima a contagem dos pinos é num sentido e por baixo é noutro. Alimentação tem que ser muito bem filtrada e estável.

Já testou no Proteus?

Agricio

Sempre que vou fazer algum teste eu deixo aberto o Datasheet no PC ao lado e sempre confiro a pinagem, quanto à pinagem está ok, mas como seria uma alimentação bem filtrada?

Seria 7805+Capacitores e diodos na entrada do circuito?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem pessoal acho que o tópico já pode ser fechado, pois consegui gravá-lo pelo JDM em uma comunicação serial, só que ele não funciona na prática então devo verificar outras coisas, o que me incomoda é que várias pessoas conseguem utilizando o PicKit2, então por que eu não consigo?

Mas valeu pelo esforço e agradeço à todos que colaboraram tentando ajudar, um grande abraço à todos.

Ainda não testei com o Proteus, testei apenas com o "REAL PIC SIMULATOR" e funcionou certinho.

• 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...