Ir ao conteúdo

Duvida para fazer CrossFire.

webfabio

Posts recomendados

Postado

Pretendo fazer crossfire na minha 6970.

O modelo que tenho é o HIS - H697F2G2M (http://www.hisdigital.com/un/product2-577.shtml)

porém pretendo comprar essa placa por estar 200 reais a menos

Ela também é da HIS - H697Q2G2M IceQ - BOX (http://www.hisdigital.com/br/product2-625.shtml)

Gostaria de saber quais são os pre-requisitos para se fazer um crossfire? E se pode ou não fazer cross entre essas duas placas (ambas fabricante HIS e 6970, mas com versões diferentes)

Abç.,

Fabio Ricardo.

Postado

Pre-requisitos

Fonte que suporte o uso de 2 placa de video dessa, e geralmente precisa ter certificação pra isso

Placa-mãe, com 2 slots pci express x16, rodando no minimo a x8 e com certificação pra isso tambem

Se pode fazer com 2 versões diferentes, mas as 2 placas de video iriam rodar ao clock (velocidade) do mais lento entre eles.

Postado

Se pode fazer com 2 versões diferentes, mas as 2 placas de video iriam rodar ao clock (velocidade) do mais lento entre eles.

Não é bem assim, mesmo usando versões diferentes, com clocks diferentes, ambas funcionarão com seus respectivos clocks.

O Crossfire funciona assim:

A tela é dividida em vários quadros de 32x32 e o chipset envia para cada placa uma determinada quantidade de quadros para serem renderisados.

No caso de uma placa ser mais potente que outra, o chipset faz o balanço de carga para que a placa mais potente receba mais quadros que a placa mais fraca.

Atualmente o Crossfire pode ser usado em placas da mesma família e não necessáriamente o mesmo chip gráfico.

Ex.: 6970 + 6950, 6870 + 6850 e assim vai.

Para maior entendimento, recomendo a leitura do artigo do CDH SLI vs Crossfire

Postado
Não é bem assim, mesmo usando versões diferentes, com clocks diferentes, ambas funcionarão com seus respectivos clocks.

A tela é dividida em vários quadros de 32x32 e o chipset envia para cada placa uma determinada quantidade de quadros para serem renderisados.

No caso de uma placa ser mais potente que outra, o chipset faz o balanço de carga para que a placa mais potente receba mais quadros que a placa mais fraca.

Atualmente o Crossfire pode ser usado em placas da mesma família e não necessáriamente o mesmo chip gráfico.

É mesmo, esqueci a versatibilidade das placas AMD

Postado

Entendi, so poderia me dizer se é mito ou verdade que crossfire costuma dar certas travadas no jogo.

Pre-requisitos

Fonte que suporte o uso de 2 placa de video dessa, e geralmente precisa ter certificação pra isso

Placa-mãe, com 2 slots pci express x16, rodando no minimo a x8 e com certificação pra isso tambem

Minha placa-mãe tem slot pra isso, agora estou na duvida com a fonte SevenTeam 750w real. E também esquentaria muito o pc e necessitaria colocar mais coolers.

Postado

Eu tenho um 6990 que são 2 6970 em uma só placa, é sim um crossfire

Mas posso te dizer que com os ultimos drivers da AMD, é tudo perfeito !

Postado

Você pode usar duas placas diferentes da mesma fámilia exemplo:

HD 5850 + HD 5870

Elas vão trabalhar com os seus clocks originais, porém, fique bem claro que o desempenho do CrossFire será sempre o da placa mais fraca, porque apesar da placa mais forte trabalhar mais rápido ela tem que esperar a placa mais fraca, diferente do SLI que você pode usar placas com Clocks diferentes, porém, da mesma família e iguais exemplo:.

GTX 560 1 Gb 825MHzX4000Mhz + GTX 560 1,5Gb 840MhzX4100Mhz (essa placa não existe)

(o exemplo acima é só pra ilustrar a explicação)

Sendo que o SLI simplesmente capa a placa mais rápida fazendo ela funcionar com a quantidade de memória e os clocks iguais a da mais lenta e o resultado é o mesmo o desempenho do SLI será o da placa mais lenta.

Juntao!

Eu tenho um 6990 que são 2 6970 em uma só placa, é sim um crossfire

Mas posso te dizer que com os ultimos drivers da AMD, é tudo perfeito !

Marcos, desculpe você está errado, você tem uma placa gráfica com duas GPUs isso não é um CrossFire, se você tivesse duas HDs 6990 você teria um CrossFire, porém, com quatro GPUs.

Juntao !

Aconselho ler CrossFire / SLI - Tópico Oficial e postar lá suas dúvidas, perguntas e etc...

Postado

Obrigado a todos que me ajudaram a tirar essa duvida.

Só estou precisando saber agora se uma fonte de 750w real consegue aguentar crossfire da 6970.

Existe algum site para calcular potencia de fonte/vgas?

Senão vou precisar adiar meus planos de cross pra o futuro...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!