Ir ao conteúdo

Processador Intel Atom (1.80Ghz 1m cache ) VS Intel Celeron 430 512K Cache, 1.80 GHz

Diegojesus2012

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal eu comprei um pc da positivo veio com processador Intel Atom 1.80 GHz 1M de Cache memoria de 4GB ddr3 , no meu pc antigo tem uma placa mãe da GIGABYTE MODELO G31M-ES2C, com processador 1.80 GHz 512k de Cache memoria de 2GB ddr2 queria colocar no meu pc novo e tirar essa placa d intel atom , o que vocês me dis sobre essa trocar? eu sei que eu vou perder a garantia mais isso não importa pois eu entendo um pouco de manutenção vou mostra a foto a vocês da placa que ta no pc novo e no pc antigo veja as foto abixo

PLACA MODELO POS-EINM10CB, DO PC NOVO INTEL ATOM 1.80 GHZ 1M DE CACHE

s_MLB_v_F_f_2676364645_052012.jpg

PLACA DO PC ANTIGO DA GIGABYTE G31M-ES2C, INTEL CELERON 1.80 GHZ 512K DE CACHE VEJA A FOTO

GA-G31M-ES2C.jpg e ai o que vocês me dis devo trocar ? uma OBS: se eu trocar não vou trocar o processador agora pois ainda estou pagando o pc novo se vocês mandar eu trocar a placa vou ficar usando celeron quando desapertar eu compro um processador melhor

Postado

Acho melhor você comprar outro processador para a sua Gigabyte. Processadores Atom tem baixo desempenho, ele poderá ser ainda mesmo melhor que seu Celeron, porém irá decepcionar caso o objetivo seja rodar aplicativos gráficos como renderização de vídeos ou jogos.

Postado

Eu sugiro que troque a placa-mãe e as memórias do Celeron e quando sobrar uma grana troca o processador. Você já vai ganhar um pouco mais de desempenho com memórias DDR3. Não vale a pena mexer nesse Atom, até porque o processador é onboard (soldado na placa) e a memória é a mesma de notebooks. Torça para não ter problemas com placa-mãe nessa máquina, caso contrário é tudo pro lixo.

Postado

Pois é leo, eu vi isso tmb a processador é colado, é como eu disse quero colocar a placa gigabyte e continuar usando celeron, e com tempo trocar o processador, e colocar mais um pente de memoria ddr2 de 2gb ai ficar 4gb de memoria

Postado

Placas-mãe de baixo custo em média vivem de 1 a 2 anos sem problemas.

No meu ponto de vista, não é necessário gastar com memórias, pois caso a placa-mãe apresente problema, não há outras com memória compatível no mercado. (Ainda existem ponta de estoque).

• Membro VIP
Postado
Eu sugiro que troque a placa-mãe e as memórias do Celeron e quando sobrar uma grana troca o processador. Você já vai ganhar um pouco mais de desempenho com memórias DDR3. Não vale a pena mexer nesse Atom, até porque o processador é onboard (soldado na placa) e a memória é a mesma de notebooks. Torça para não ter problemas com placa-mãe nessa máquina, caso contrário é tudo pro lixo.

Eu não sugiro isto. Se ele trocar a placa mãe e as memórias para DDR3, apenas estará gastando um dinheiro bom para depois ficar sem opções de upgrade.

Se for para gastar, melhor pegar uma placa mãe H61 com processadores e memórias de uma vez, que deve sair na casa dos R$ 400,00. Vai aumentar absurdamente a performance e dar direito a um up futuramente.

Postado

Hausak, eu tour querendo tirar essa placa mãe intel atom que o processador é colado, e colocar minha placa antiga da gigabyte que é bem melhor que essa que ta maquina de uma olhada na foto ai em cima

Postado

Apenas veja se a placa-mãe cabe lá.

A do atom é significativamente menor que a gigabyte.

E lembre-se de formatar o pc quando fizer essa troca.

Postado

Tour ligado, pessoal eu fiz um teste com um jogo demo need for speed carbon na maquina da intel atom 1.80 Mhz e da maquina celeron 430 1.80 Mhz os dois ficaram travando ´so melhorou um pouco na celeron mais não foi muita coisa,e todos os dois video onbord

Postado

nenhum dos dois foi feito para jogos... tanto os processadores, quanto as placas de vídeo on-board (principalmente a do atom).

Ambos os computadores são apenas para uso básico, nada mais do que Youtube, messenger, redes sociais, músicas, filmes sem ser em HD, etc...

• Membro VIP
Postado
nenhum dos dois foi feito para jogos... tanto os processadores, quanto as placas de vídeo on-board (principalmente a do atom).

Ambos os computadores são apenas para uso básico, nada mais do que Youtube, messenger, redes sociais, músicas, filmes sem ser em HD, etc...

Excelente observação.

@Diegojesus2012,

Sua placa mãe é bem legal. Não há necessidade de trocar ela a não ser que troque todo o conjunto.

Aqui vai a lista de suporte a CPU: http://br.gigabyte.com/support-downloads/cpu-support-popup.aspx?pid=2961

Pela lista, você tem a opção de plugar um E5700 e fica feliz demais. Isto já lhe ajudaria pra burro no desempenho do dia a dia, mas ainda sim não seria suficiente para jogos, conforme nosso amigo acima falou.

Sobre o Atom. :mad::tantan::priv::chicote:

Postado

Hausak eu não entendir nada que você falou pode explicar melhor?

Sua placa mãe é bem legal. Não há necessidade de trocar ela, não entendi o que você quer disser com isso

Postado
Excelente observação.

@Diegojesus2012,

Sua placa mãe é bem legal. Não há necessidade de trocar ela a não ser que troque todo o conjunto.

Aqui vai a lista de suporte a CPU: http://br.gigabyte.com/support-downloads/cpu-support-popup.aspx?pid=2961

Pela lista, você tem a opção de plugar um E5700 e fica feliz demais. Isto já lhe ajudaria pra burro no desempenho do dia a dia, mas ainda sim não seria suficiente para jogos, conforme nosso amigo acima falou.

Sobre o Atom. :mad::tantan::priv::chicote:

Concordo plenamente com o colega Hausak! Atom não dá opção de upgrade, pois ele não aproveita bem nenhuma placa-de-vídeo e é soldado na placa-mãe. Se você adquirir o Pentium E5700 vai ter uma máquina simples, mas decente. Mas se quiser jogar, vai ter que adquirir uma placa-de-vídeo (recomendo para essa configuração com Pentium E5700 uma Geforce GTS 450 1GB GDDR5 da EVGA) e uma fonte (uma Corsair CMPSU-430CX V2, por exemplo), pois o vídeo onboard do chipset G31 é fraco e as fontes de alimentação dos PCs da "NEGATIVO" são um desastre que põe em risco o seu hardware e desperdiça energia. Lembre-se também de não ligar PC no estabilizador.

Hausak eu não entendir nada que você falou pode explicar melhor?

Sua placa mãe é bem legal. Não há necessidade de trocar ela, não entendi o que você quer disser com isso

Ele, assim como eu, estamos nos referindo a placa-mãe GIGABYTE GA-G31M-ES2C. A placa-mãe da "NEGATIVO" com o Atom soldado você pode vender barato para alguém ou usar como HTPC (PC simples para ver vídeos e fotos junto de uma TV ou mesmo para usar internet, sem carregar nada pesado).

Boa sorte!

Postado

eu já tive um pc da positivo com está mesma placa e processador, eu ficaria usando o celeron, que apesar de um núcleo e 512KB de Cachê é bem que o Atom que tem 2 núcleos e 1 MB de cachê.

Postado

O Atom é fraco, pois trabalha de forma parecida com o Pentium 1 (Isso mesmo! Aquele processador lançado em 1993!). Claro que bem melhorado (clock, FSB e cache bem maior e litografia menor) e com direito a instruções MMX, SSE1/2/3 e SSSE3. Mas ele lê instruções em ordem, coisa que até um K6 é mais moderno (ele já lia instruções fora de ordem). Para jogos então o Atom é um desastre completo! Pode enfiar uma Geforce GTX 680 aí que não vai ficar bom. Mesmo se viesse com quatro núcleos e 8MB de cache o processador continuaria sendo o que é: lento. A única vantagem do Atom é o baixo consumo de energia. SÓ! O Celeron 430 é lento também, mas por possuir a moderna arquitetura do Core2Duo de 65nm (capado sim, mas é a mesma arquitetura), já apresenta um desempenho mais decente, fora que tem uma margem de overclock de tirar o fôlego.

• 2 semanas depois...
Postado

Uma opção para o colega seria manter a G31 e 2 GB DDR2 e quando possível pegar um

Celeron Dual Core E3400 (2.6 GHz de Clock, 1 MB Cache, 45 nm) custando R$ 125,90 no boleto:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:02:05:107

Continuaria sendo uma máquina para office, msn, youtube, redes sociais mas ganharia um novo gás com esse DC baratinho até ele poder migrar para uma plataforma mais atual

Postado

Ribeirão você chegou ler a minha pergunta ah primeira pergunta? eu falei queria queria colocar a minha placa antiga no meu pc novo mais sem trocar o processador agora pois estou sem dinheiro de uma lida valeu

Postado

O Celeron é superior ao Atom, mas com nenhum dos CPUs rodam, jogos pesados, eu recomendo você usar o Atom pelo fato dele ser Dual-Core, e o Windows 7 rodar liso com ele. já o Celeron 430 é Single-Core, e qualquer aplicação simples, como navegador já ocupa 100% de uso processador, e ainda com windows

Aero ativado o PC vira uma verdadeira caroça. e já tive um Atom D525 e um Celeron 430, e digo por experiencia própria.

Postado
Ribeirão você chegou ler a minha pergunta ah primeira pergunta? eu falei queria queria colocar a minha placa antiga no meu pc novo mais sem trocar o processador agora pois estou sem dinheiro de uma lida valeu

Olá amigo

Tô acompanhando seu tópico desde o início e a resposta lógica é manter o Celeron 430, mas no meu último post eu coloquei "uma opção" e "quando possível" justamente por saber que você ainda tá pagando o pc com o Atom. Foi uma sugestão para o futuro, se você ainda não quiser um up total para uma plataforma mais recente.

Um abraço!

Postado
Então pelas as resposta vocês me recomenda usar o a placa mãe gigabyte com processador celeron 430 512 de cache né ?

COM CERTEZA!

Fuja de Atom. Aquilo lá não tem salvação.

Postado

lukas esse alton não é dual core, eu tava querendo colocar minha placa antiga da gigabyte quem tem suporte para placa de video pci ex e a placa que ta com processador altom não tem suporte pra nada de uma olhada na foto no primeiro topico

Postado
lukas esse alton não é dual core, eu tava querendo colocar minha placa antiga da gigabyte quem tem suporte para placa de video pci ex e a placa que ta com processador altom não tem suporte pra nada de uma olhada na foto no primeiro topico

http://ark.intel.com/products/49490/

Esse Atom é dual core com HT que simula ser quad core. enquanto o suporte Pci-ex tinha esquecido que a placa mãe onboard não tinha suporte. então fique com Celeron ele irá rodar alguns jogos leves com nfs underground, coisa que nem o Atom faz direito.

Postado

Estava lendo esse tópico e notei que você comprou o PC com Atom. Seu PC antigo estava tão ruim assim??

Se não vai usar pra jogos ou tarefas pesadas, Eu utilizaria o Atom, como disseram, creio que se acerta melhor com Windows 7, embora seja lento pra caramba.

Mas se pretende por uma placa de vídeo usaria o Celeron com a Gigabyte, já que não dá pra fazer muita coisa.

Se estiver a fim de assumir o risco de torrar esse Celeron, com uma boa fonte e um bom cooler ele pode te dar um desempenho melhorzinho em overclock.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!