Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém poderia me dar exmplos de quando usar umas estruturas?


Tolrok

Posts recomendados

Estive estudando estruras de dados. E fiquei um pouco na duvida aonde poderia usar tais estruturas. Queria que me mostrassem exemplos aonde estas estruturas seriam boas de serem implementas. Não quero ver codigo não, só quero ver situações, ou seja motivos para usa-la em programas, algum exemplo de cada uma delas.

-AVL

Pelo que eu compreendi, qualquer situação onde se usaria uma arvore binaria de busca e está trabalhando com muitos dados é melhor usar a AVL. Mas ai eu pergunto, porque não usar uma arvore Rubro-Negra, B ou B+. Também não fariam a mesma coisa? Qual seria a vantagem da AVL. Ou melhor quando é melhor usar uma AVL?

-Union Find(Partições dinâmicas)

Union find eu compreendi a utilidade, armazenar grupos. Ele serve basicamente para trabalhar com grafos? Ou tem outras aplicações que eu não percebi?

-Grafo

No meu curso, eu fiz uma matéria em que se aprende o básico, depois terei uma matéria em que se aprofunda nisso um pouco mais, o grande problema é que só vi o mesmo exemplo: verificar quais cidades estão ligadas com quais cidade. Alguém poderia me dar um exemplo bem diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_AVL

Torna mais ágil determinado tipo de pesquisa de dados. Pelo tempo que é necessário pesquisar por algo, que cresce em função do número de nodos.

Nodos consomem espaço. Muitos elementos para pesquisa consomem tempo. Resume-se à espaço (ou memória) x tempo de pesquisa.

Outros tipos de árvores são utilizados em sistemas de arquivos de discos, como o ReiserFS e o BtrFS, que é uma promessa de revolução.

Grafo não é uma coisa a ver com cidades. É um tipo de representação de coisas que se ligam.

* hiperlinks de páginas web criam grafos se forem representados por setas ligando páginas entre si;

* nós de árvores formam um tipo de grafo;

* redes de relacionamentos "quem conhece quem" forma um grafo.

* circuitos elétricos formam grafos;

O primeiro problema a ver com grafos é conhecido como o "Problema das Pontes de Königsberg", Hoje Königsberg chama-se Kaliningrado e é um território russo isolado por outros países.

Essa cidade é cortada por rios e dividida em pedaços ligados por pontes. O problema era o de encontrar um meio de como passar por todos os lugares uma única vez e retornando ao ponto de partida.

Um matemático chamado Leonhard Euler estudou o problema e criou um modelo matemático que respondia a questão: não tinha como.

A teoria ganhou vida própria e virou uma área de estudos independentes.

Depois disto vieram as exemplificações de grafos como arruamentos, ligações de cidades, países etc.

Mesmo tida como futilidade por muito tempo, hoje teoria dos grafos faz parte dos alicerces da teoria da computação moderna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!