Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptar antena externa em Modem + Roteador Wireless TD5130


Posts recomendados

Opa, beleza?

Corrigindo: Adaptar antena externa no Modem + Roteador Wireless TD5130

Recebi esses dias um aparelho da Oi/Velox por ter mudado para o plano de 5MB. O aparelho em questão é o Technicolor TD5130, é um Modem + Roteador sem antena externa e aparentemente sem antena interna, já que não tem nenhuma antena.

Na papelada da entrega fala que ele é um Thomson Technicolor TG580v2 - Unificado R1, não entendi isso.

O que eu quero? Quero tentar adaptar uma antena externa nele, o problema é que não tem nenhum conector. Teria como adaptar?

td5130-left.jpg

td5130-back.jpg

C360_2012-06-30-15-41-29.jpg?w=9f7fb8c5

C360_2012-06-30-15-40-36.jpg?w=65d77f92

Outro problema dele é a emissão de um rede wireless com o nome Oi WiFi Fon (www.oi.com.br/oiwifi/), o que acaba compartilhando internet para os outros nas minhas custas, podendo esses, usar o meu IP como bem entenderem e o pior, sem que eu autorizasse. Pelo painel dele não tem como desabilitá-la, existe outro modo de não disparar esse sinal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Opa, beleza?

Corrigindo: Adaptar antena externa no Modem + Roteador Wireless TD5130

Recebi esses dias um aparelho da Oi/Velox por ter mudado para o plano de 5MB. O aparelho em questão é o Technicolor TD5130, é um Modem + Roteador sem antena externa e aparentemente sem antena interna, já que não tem nenhuma antena.

Na papelada da entrega fala que ele é um Thomson Technicolor TG580v2 - Unificado R1, não entendi isso.

O que eu quero? Quero tentar adaptar uma antena externa nele, o problema é que não tem nenhum conector. Teria como adaptar?

td5130-left.jpg

td5130-back.jpg

C360_2012-06-30-15-41-29.jpg?w=9f7fb8c5

C360_2012-06-30-15-40-36.jpg?w=65d77f92

Outro problema dele é a emissão de um rede wireless com o nome Oi WiFi Fon (www.oi.com.br/oiwifi/), o que acaba compartilhando internet para os outros nas minhas custas, podendo esses, usar o meu IP como bem entenderem e o pior, sem que eu autorizasse. Pelo painel dele não tem como desabilitá-la, existe outro modo de não disparar esse sinal?

Estou na mesmíssima situação!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Cara eu estava com o mesmo problema da fon e resolvi

abra no navegador e digite: 192.168.1.1/wizardoi

Clica em Oi Velox para sua casa ( Instalar )

na tela seguinte clica em ( Avançar )

na tela segunte preencha os campos com o numero do seu telefone usuario e senha do provedor.

na proxima tela configure sua rede Wi-fi

Obs: ainda não é a FON

Na proxima tela ja é a janela da OI FON

No final da pagina marque a opção: Não quero ter acesso grátis aos milhões de pontos Wi-Fi da Rede Fon.

Clique em avançar e Pronto ! A Oi Fon está desativada :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Fala aí pessoal,

Na verdade há algumas coisas para serem esclarecidas.

Primeiro este modelo Thomson modem wifi é o aparelho que a Oi está trabalhando e oferecendo em comodato aos seus clientes que adquirem a partir de 5Mb de velocidade no plano.

Longe de mim defender a Oi, mas com relação a Oi Fon, nada mais é que um login disponível para tu poder acessar redes sem fio em diversos lugares do Brasil, sem custo algum a mais. Eu instalei o app deles no meu Android e toda vez que acho uma rede disponível, o app avisa. Muitos desses pontos são em shoppings, aeroportos e lojas de fast-food.

Espero ter ajudado em alguma coisa, e fico a disposição caso precisem de ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Beleza galera da Clube do Hardware

Bom, para por a antena tem como sim, você ira adaptar sendo q terá de abrir o modem, e assim poderar ter problema com a oi, e já a oi_fon dica em que um próprio técnico da oi me explicou.

1º: em sua barra do navegador digite 192.168.1.1/fon

2º: marque a segunda opção "não desejo participa da fon em todo Brasil" acho que esta escrito isso.

3º: reinicie tudo o modem TD5130 e o computador em q estava ligado fazendo a programação.

no meu caso eu nem reiniciei o pc só o modem e deu certo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal,

A GVT também está repassando este modem (TD5130) para seus clientes, pelo menos no interior do PR.

Percebi que o sinal wireless dele é muito, mas muito ruim - uma vez que o mesmo não tem antena externa.

O que os colegas mais experientes recomendam:

1- Tentar abrir o modem e instalar uma antena externa; ou

2- Configurar esse modem "tudo em um" em modo BRIDGE e usar um bom roteador; ou ainda

3- Usar um roteador como ACCESS POINT WIRELESS (ou isso é o mesmo que a opção 2) ?

Tenho um roteador DIR-600 com firmware DD-WRT parado aqui em casa... alguém poderia me ajudar numa dessas soluções?

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Vou tentar ressuscitar esse tópico. Tenho boas notícias em relação a antena e ainda alguma esperança em relação ao firmware.

 

É possível Instalar a antena no TD5130 sem muita dificuldade, basta um pigtail e uma antena do tipo desejado.

O TD5130 tem um conector U.FL em sua placa de circuito impresso, U.FL é um conector miniatura para Radio Frequência de até 6 Ghz.

 

https://wikidevi.com/wiki/Technicolor_TD5130 (consta a informação confirmando a existencia do conector no lado direito da página WI1 antenna connector: U.FL )

http://fcc.io/RSE/-TD5130 ( da para ver o conector nitidamente na sexta foto do documento internal photos encontrado seguindo o link detail )

Abri o meu TD5130v2 fornecido pela Oi para ver com meus próprios olhos e o conector está lá.... 

 

Minha ideia é adquirir o pigtail UFL(femea) para RP-SMA(macho) mais uma antena de 12 ou 16 dbi para uso interno e fazer uma adaptação.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-554877109-cabo-pigtail-ufl-para-rp-sma-aprox-18cm-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557636476-antena-12dbi-rp-sma-roteador-d-link-tp-link-intelbras-tenda-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-552438281-antena-16dbi-roteador-tp-link-d-link-mymax-longo-alcance-_JM

 

O ideal seria uma antena que ja tenha uma base ou suporte tipo essa: 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557681037-antena-omni-interna-aquario-c-base-8-dbi-cabo-sma-1-metro-_JM

 

Mas devido ao valor maior e menor DBi vou optar por uma das outras anteriores que tem mais DBi por menos R$, e fazer uma adaptação ou suporte technogambiarra....

 

Fiz uns cálculos de equivalência de potência radiada isotopicamente (EIRP) usando o wifi calculator: http://www.wifinerd.com/wifi-calculators.html 

Comparativamente, com uma antena de 12 DBi o TD5130 de 60 mw vai ficar com sinal equivalente a um aparelho de 600 mw com antena de 2 DBi.

 

Considerei os seguintes cenários para os calculos:

1 - TD5130v2 inalterado usando o firmware v18 da Oi configurada para a potencia máxima do WiFi (60 mw), lembrando que o aparelho não tem antena externa nem interna = 60mw ou 18 DBm

2 - TD5130v2 usando o firmware v18 da Oi configurada para a potencia máxima do WiFi (60 mw) + pigtail e antena de 12 DBi = 951mw ou 30 DBm

3 - Calcúlo comparativo de equivalência com equipamento qualquer com 600 mw e antena de 2 DBi = = 951mw ou 30 DBm

4 - TD5130v2 usando o firmware v18 da Oi configurada para a potencia máxima do WiFi (60 mw) + pigtail e antena de 16 DBi =2389 mw ou 34DBm

 

post-722614-0-03906800-1399411013_thumb.

 

Ainda vou comprar o pigtail + antena e depois posto os resultados, mas como moro no interior de Goiás pode demorar um pouco para as mercadorias chegarem via pac e eu tirar um tempo para instalar, testar e postar os resultados obtidos.

 

Se alguém que mora nos grandes centros quiser tentar, posta o resultado por favor.

 

T+

 

Ps.: Quanto ao firmware, realmente o modificado pela Oi é uma @#$%&* principalmente a v17 que é muito instável e cai a conexão bastante, a v18 da Oi é mais estável mas ambas são amaldiçoadas com o Oi WiFi Fon, o v17 da GVT  é mais estável e não tem a OiWiFiFon. Já consegui instalar o firmware da GVT em um TD5130 da Oi que veio com o firmware v17, no entanto em outro TD5130v2 que recebi mais recentemente já com o firmware v18 da Oi não consigo instalar o firmware da GVT. A esperança é que existe um grupo no fórum do OpenWrt que já consegui portar esse excelente firmware alternativo, para dispositivos baseados em chips SoC da realtek como o RTL8196C e podem, a qualquer momento ou nunca, porta-lo para dispositivos baseados no RTL8672 como o TD5130.

post-722614-0-03906800-1399411013_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, a muito tempo eu procurava saber qual o nome daquele conector na placa do modem! Valeu mesmo pela dica!!

Mas o modem da foto 6 q você passou possui 2 conectores. 1 é o U.FL e o outro pra q serve?. Ao abrir meu modem, ele so tem 1 conector e não tem o U.FL. Como é o seu modem ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Samuel Jackson,

 

Realmente as fotos do TD5130 no site do FCC parecem ter dois conectores diferentes no circuito impresso, sendo um do tipo UF.L Macho(conector claro e dourado) e o outro aparentemente é um UFL femea ( conector prateado e preto localizado abaixo do U.FL na foto 6), o equipamento que aparece nas fotos do FCC deve ser o TD 5130 versão 1.

Note, na ultima foto,  que no lado superior do conector de cima, está escrito (de cabeça para baixo) WANT1, que deve significar "Wireless ANTenna 1"

 

O TD5130v2 aqui de casa tem apenas um conector também. mas agora fiquei na duvida se é U.FL macho ou femea... vou ter que olhar com uma lupa para descobrir o "sexo" do conector... kkk

 

T+v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou anexando as fotos da placa e do conector do TD5130v2.

 

post-722614-0-91927000-1399996339_thumb.

post-722614-0-51416400-1399996341_thumb.

 

Ao contrário do que eu inicialmente imaginei, e também contrariando a informação do wikidev (https://wikidevi.com/wiki/Technicolor_TD5130), O conector infelizmente não é do tipo U.FL (macho), parece ser um conector fêmea, enquanto que geralmente no padrão Hirose U.FL o conector que via soldado na placa é macho e o conector do pigtail é fêmea. 

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Hirose_U.FL

 

Existem no mercado vários tipos de conectores RF micro-miniatura (com tamanhos de 3mm x 3mm ou menos), a wikipedia menciona 7 tipos nessa categoria ( imp/mmcx/mms/mmt/ump/ufl/wfl) , dos quais eu só conheço os 2 mais comuns: MMCX e U.FL

http://en.wikipedia.org/wiki/RF_connector
 

Em outras fontes que pesquisei, como um catálogo de um fabricante de conectores e antenas de  rf em taiwan, e em sites de venda de produtos chineses são mencionados mais outros tipos de conectores rf micro-miniatura como mcs/sgc/mcd/mcg e etc... todos são muito parecidos, usados em dispositivos wi-fi e gps, alguns são compatíveis entre si, enquanto outros não....

http://www.wellshow.com/spec/Wellshow-Catalogue.pdf

http://portuguese.alibaba.com/product-gs/factory-direct-selling-rg174-rg178-rf-coaxial-cable-connector-with-ipex-to-sma-male-female-plug-766103568.html

http://www.element14.com/community/thread/2815/l/sim548-gps-connector

 

Como diria Sócrates, só sei que nada sei, pelas informações e fotos não consegui chegar a uma conclusão. 

Alguém pode nos ajudar a solucionar esse mistério ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conector misterioso é um conector de teste para circuitos de RF, também fabricado pela Hirose, mesma fabricante do U.FL. Seu design não foi feito para conexões permanentes e portanto o mesmo não trava no seu respectivo plug.

http://electronics.stackexchange.com/questions/28471/what-kind-of-rf-connector-is-this

http://www.hirose.co.jp/cataloge_hp/e35801678.pdf

 

Mesmo assim, não me desanimei, pois sabia que em ultimo caso poderia adaptar a antena fazendo soldando o pigtail na placa:

 

1 - Peguei um pigtail U.FL p/ RP-SMA, cortei a ponta do lado com o conector U.FL  e descasquei a malha condutora externa (aterramento - ) e o fio condutor interno ( sinal + );

2 - Provavelmente não precisaria de fazer esse passo pois além do ponto onde está o conector de testes, há na placa um outro ponto onde seria possível soldar o pigtail, mas eu com raiva do conector de testes, dessoldei o mesmo;

3 - Soldei os polos descascados do pigtail nos pontos da placa de circuito interno onde estava o conector de testes.

4 - Conectei uma antena omni de 12 dBi com conector rp-sma no pigtail.

 

Nas medições que fiz usando o meraki wifi stumbler em meu celular android obtive um bom aumento de força e alcance no sinal do roteador após a modificação.

 

Depois posto as fotos da modificação e os resultados das medições, com e sem antena.

 

T+v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao pesquisar "Mini-RF connector" no google eu achei um conector idêntico ao existente no modem. O que eu queria saber se ele tem realmente esse nome? porque esse nome parece ser bem genérico. Pelo que eu li, parece q esse tipo de conector é usado para testes na fábrica...

Seu projeto/ gambiarra deu certo mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguem as fotos da adaptação da antena no TD5130.

 

post-722614-0-08941100-1400539865_thumb.

post-722614-0-71170400-1400539863_thumb.

post-722614-0-80844900-1400539861_thumb.

post-722614-0-32517000-1400539860_thumb.

 

Utilizei uma antena que eu já tinha, de 12 dBi.

 

O ganho de sinal medido no vistumbler, foi equivalente ao da antena utilizada.

 

O meu modem/roteador TD5130 fica em um ponto comercial que funciona como meu escritório, minha residencia fica no mesmo lote no  fundo do escritório.

Antes da antena, o sinal depois de atravessar 3 ou 4  paredes para chegar até meu quarto, já chegava bem fraquinho e falhando em alguns pontos cegos.

Agora com a antena o sinal atravessa a casa inteira, chegando até o quintal no fundo da casa sem sombras ou pontos cegos. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa tarde! estou com um modem d-link , dsl-2730R que o wifi só funciona em um comodo e resolvi abri-lo para tentar fazer essa adaptação , porém não consegui identificar onde se encontra a antena interna para adaptação.

Alguém poderia me ajudar?

Desde já agradeço.

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

André Praude tenho um modem modelo TD5136 v2 e uma antena de 9Dbi tem como fazer a adaptação? Já que a placa possui 2 conectores Mini-RF connector, ou tenho que adaptar duas antenas de 9Dbi?

adicionado 3 minutos depois

André Praude, tenho uma cliente com um modem modelo GWM 2420 N com antena de 5Dbi, é possível a troca de antena para uma de 9Dbi para obter uma maior alcance em área?

adicionado 5 minutos depois

@André Praude

André Praude tenho um modem modelo TD5136 v2 e uma antena de 9Dbi tem como fazer a adaptação? Já que a placa possui 2 conectores Mini-RF connector, ou tenho que adaptar duas antenas de 9Dbi?

adicionado 3 minutos depois

André Praude, tenho uma cliente com um modem modelo GWM 2420 N com antena de 5Dbi, é possível a troca de antena para uma de 9Dbi para obter uma maior alcance em área?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!