Ir ao conteúdo

Macbook Air Mid 2012 e HD Externo

Bernos

Posts recomendados

Postado

Hj estou indo para os USA e vou comprar um macbook air 13" com 128GB, contudo, acho a capacidade de armazenamento muito pouca para as coisas que eu tenho e uso no pc.

Uso autocad, photoshop, tenho vários filmes, músicas e jogos.

e como gosto de editar vídeos e sons. estou comprando o Mac tb para usar o soundtrack e o final cut pro.

então como a capacidade acho muito pouca, vou comprar um hd externo usb3.0.

e como tenho programas que ainda não são compatíveis no Mac, estou pensando em dividir a partição entre windows e lion.

penso em pegar este hd: http://www.bestbuy.com/site/LaCie+-+Porsche+Design+P%26%2339%3B9220+500GB+External+USB+3.0+Portable+Hard+Drive+-+Aluminum/2927206.p?id=1218402914082&skuId=2927206

mas aí gostaria de saber a opinião de vocês, se há opções de hds melhores e mais acessíveis.

e se vale a pena mesmo dividir entre windows e mac.

abraços

• Membro VIP
Postado

Realmente, para o seu uso, o MacBook Air parece pouco. O MacBook Air é um notebook para tarefas mais básicas (tal como navegar na Internet, processamento de textos, preparação de apresentações, tocar vídeos e músicas, etc.).

Você, por outro lado, vai rodar programas (Autocad, Photoshop, Final Cut) que exigem grande capacidade de processamento. O processador do MacBook Air é um Core i5 Ivy Bridge dual-core de baixa tensão, rodando a 1.8 GHz.

Além disso, a memória em disco também parece pouca. 128 GB é suficiente se você não vai lotar o computador de dados. Se você vai instalar vários programas e ainda colocar músicas e filmes, não vai ser suficiente. O HD externo pode ser uma solução. Mas ele é mais lento do que o SSD (mesmo se for USB 3.0) e você tem que tomar muito cuidado para não perder dados na hora de colocá-lo ou tirá-lo da entrada USB.

O SSD, embora tenha pouco espaço de armazenamento, é muito rápido, mas essa velocidade vai se revelar na hora de iniciar o computador ou programas (tarefas que exigem leitura de disco). Para atividades que exigem processamento (tal como na edição de vídeos), o que conta é o processador.

Além disso, veja que a tela TN de 13" com resolução de 1440x900 do MacBook Air não é a ideal para a edição de fotos e de vídeos, ainda mais profissional.

Se você puder, a recomendação que eu faço é que compre o MacBook 15" Retina. Ele custa bem mais caro do que o Air, está US$ 2.089 na BestBuy (no Brasil, está custando R$ 10 mil). Mas ele vem com um processador Ivy Bridge Core i7 quad-core de 2.3 GHz, que é muito rápido. Tem placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 650M, que pode te ajudar na edição de vídeos. E tem um SSD de 256 GB, que é bem mais adequado para suas necessidades de disco. Veja que o SSD é muito mais rápido do que o HD (cerca de 5 a 10 vezes mais rápido e essa velocidade aumenta muito mais se você comparar com um HD externo). E a tela é IPS de 15" com resolução de 2880x1800, que é a melhor tela de notebook que existe para edição de fotos e vídeos. Então, se você puder gastar um pouco mais, esse é o Mac que eu recomendo para essas tarefas.

Postado

Como o skaertus disse, o air é um computador pra uso básico, dá pra dar uma brincada com programas profissionais, mas não vai conseguir trabalhar profissionalmente com ele, ai entra mesmo o MBP 15" retina...

Já do HD, existem muitas marcas e modelos, tem que ver quanto quer gastar, um dos jeitos mais baratos seria comprar um HD (3.5 ou 2.5, depende se você vai querer algo pra levar por ai ou algo pra ficar em casa, sendo que usando um HD para desktop você consegue uma relação preço/armazenamento melhor) e um case USB 3.0 separado, no fundo é a mesma coisa, mas não vai ser algo tão "bonito" quanto um HD externo pronto.

Dá pra fazer uma partição pro windows, mas ai você reduz ainda mais o espaço disponivel, a não ser que separe um pedaço pequeno pro windows, só pra ele e alguns programas, e salve tudo no externo.

Postado

obrigado pelas respostas, mas já esperava +- isso.

em relação ao tamanho e resolução não me preocupo porque quando faço edição e etc... uso um monito/tv. Mas neste caso estou levando em consideração desempenho e peso. Usaria o notebook o dia inteiro e como não tenho carro o peso influencia bastante, por isso o motivo da escolha de um ultrabook, mas apesar de usar o autocad para a faculdade e o restante (photshop, final cut e sound track) apenas por divertimento, levo tb em consideração o desempenho.

sem dizer que se houvesse algum problema na alfandega de me barrarem e pedir para pagar imposto, já estaria um esquema para não pagar o macbook air, já o pro seria mais complicado.

sem dizer que macbook pro retina é muito caro. acabei vendo o macbook pro 15 com

gt 650M com 512MB e 500GB (infelizmente nao é SSD. e tb nunca usei um SSD para testar a diferença de velocidade, mas pelos testes que ví em vídeos e revistas é bem gritante). está 1800. por esse preço eu consigo comprar.

bom.... tenho um amigo aqui que tem o modelo mid 2011 do pro. vou fazer uns testes aqui em relação a desempenho de uso no dia a dia e tb se fico incomodado carregando o dia inteiro.

mas agora estou entre o macbook air 13" mid 2012 256gb ssd ou o macbook pro 15" mid 2012 500gb.

obrigado pela ajuda.

abraços

• Membro VIP
Postado
obrigado pelas respostas, mas já esperava +- isso.

em relação ao tamanho e resolução não me preocupo porque quando faço edição e etc... uso um monito/tv. Mas neste caso estou levando em consideração desempenho e peso. Usaria o notebook o dia inteiro e como não tenho carro o peso influencia bastante, por isso o motivo da escolha de um ultrabook, mas apesar de usar o autocad para a faculdade e o restante (photshop, final cut e sound track) apenas por divertimento, levo tb em consideração o desempenho.

sem dizer que se houvesse algum problema na alfandega de me barrarem e pedir para pagar imposto, já estaria um esquema para não pagar o macbook air, já o pro seria mais complicado.

sem dizer que macbook pro retina é muito caro. acabei vendo o macbook pro 15 com

gt 650M com 512MB e 500GB (infelizmente nao é SSD. e tb nunca usei um SSD para testar a diferença de velocidade, mas pelos testes que ví em vídeos e revistas é bem gritante). está 1800. por esse preço eu consigo comprar.

bom.... tenho um amigo aqui que tem o modelo mid 2011 do pro. vou fazer uns testes aqui em relação a desempenho de uso no dia a dia e tb se fico incomodado carregando o dia inteiro.

mas agora estou entre o macbook air 13" mid 2012 256gb ssd ou o macbook pro 15" mid 2012 500gb.

obrigado pela ajuda.

abraços

Na minha opinião, o MacBook 15" sem ser retina não vale mais a pena ser comprado. A Apple já lançou o sucessor (que é o MacBook Pro 15" retina) e é uma questão de tempo (pouco tempo) para os MacBook Pro sem tela retina saírem todos de linha. Assim que as telas de altíssima resolução e os discos de estado sólido baratearem um pouco (o que talvez aconteça já no começo de 2013), todos os MacBooks se tornarão parecidos com o 15" retina. Você estará comprando um produto caro (US$ 1.800), mas que está com os dias contados.

O MacBook Pro de 15" normal pesa 2,5kg, é quase o dobro do que o MacBook Air, que pesa 1,35kg e meio quilo a mais do que o MacBook Pro retina, que pesa 2kg. A diferença na hora de carregar é considerável.

O desempenho do MacBook Pro de 15" normal e do retina devem ser semelhantes, com duas exceções. O MacBook Pro normal tem 4GB de memória RAM, e o retina tem 8GB, o que é considerável. E o MacBook Pro retina vem com SSD e o MacBook normal vem com HD: a diferença de desempenho aqui é monstruosa, o SSD é incrivelmente mais rápido nas tarefas que exigem qualquer tipo de leitura de disco (faça um teste na loja). Você até pode colocar mais 4GB de RAM e um SSD no MacBook Pro normal, mas aí vale mais a pena você comprar um MacBook Pro retina do que ter esse custo adicional (vai ficar praticamente a mesma coisa).

E, quanto à tela, veja que o MacBook Pro retina não tem apenas a resolução maior; a sua tela é IPS. Praticamente todos os monitores vendidos no Brasil tèm telas TN, que são de qualidade inferior e possuem ângulos de visão menores. A diferença na qualidade é notável, especialmente se você for trabalhar com fotos e vídeos.

Mas, enfim, tudo tem um preço, e eu mesmo só não comprei um MacBook Pro retina até agora porque o preço aqui no Brasil é estratosférico. Então, você tem toda razão ao dizer que é caro demais. A verdade é que essa é uma época ruim para comprar laptops, e as vendas no mundo todo estão caindo por causa disso. Muita coisa boa vai vir por aí nos próximos meses, mas ainda não chegaram: Windows 8, OSX 10.8, telas retina, baterias de alta duração, telas touch-screen, SSDs e preços menores.

Agora, outra pergunta: você realmente precisa de um Mac? Há outras opções de laptop que talvez te satisfaçam. Já viu o Sony Vaio Z, por exemplo? É um laptop de 13" com processador Core i5/i7 de tensão normal e que pesa apenas 1,1kg, mais leve do que um MacBook Air. Se você não fizer questão de um Mac, pode ser uma opção.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!