Ir ao conteúdo

Ajuda com conversão de Joystick Para USB

shadowbutano

Posts recomendados

Postado

Olá, eu tenho um manche antigo, com saída de joystick.

eu gostaria de trocar por uma saída USB.

eu tenho o cabo usb aqui, e já cortei o cabo do manche :P

só que me deparei com um problema, o manche tem 6 fios, onde na USB são apenas 4:

VERMELHO é +5V

MARROM é o TERRA

AMARELO e AZUL porta de dados.

o Joystick tem 6:

LARANJA, AZUL, PRETO, MARROM, BRANCO e VERDE.

abri ele pra ver a placa de circuitos, mas não consegui decifrar qual é o TERRA e o +5V

segue as fotos ai:

manche2.jpg

Uploaded with ImageShack.us

manche1.jpg

Uploaded with ImageShack.us

o fio superior esquerdo VERMELHO, e fios infeiores esquerdo ROSA, AZUL e PRETO, correm dentro do manche, ligando 2 botões.

os fios superiores Direito AMARELO, PRETO e VERMELHO, ligam os "direcionais" do manche, que seria: para frente, para traz, direita e esquerda.

Se alguém poder ajudar, ficarei muito grato ;D

o manche é antigo, mais ainda funciona, porém os computadores de hj, não tem mais a etrada Joystick, e eu não achei nem um Adaptador, e eu gostaria de "ressuscitar" ele ;D

Obrigado!

Postado

Creio que transformar esse seu manche para usb não é tão simples assim, visto que os controles comprados pronto, tem um chip com um programa que faz a comunicação usb. Este seu, pela foto, me parece bem analógico.

Postado

Nao tem como fazer direto igual você esta fazendo

1 - O manche voce nao falou qual entrada era, provavelmente deve ser gameport, Neste tipo de entrada voce tem varios pinos onde sao 4 digitais(ligado e desligado) e 4 analógicos(dois pares de eixo x e y (os direcionais)) geralmente potenciômetros de 100k, e cada informação dessa e enviado por um fio ao pc.

2- Na USB sao 2 fios de comunicação D+ e D- que se comunica via protocolo serial, totalmente diferente do GAMEPORT.

Como fazer o que você quer:

1 - voce precisara de um microcontrolador com suporte a USB, 18F4550, e programar ele como o firmware de comunicação USB HID(Human interface Device) que é reconhecido pelo computador(pois ja vem no windows) como o escolhido na classe HID, ex: joystick, mouse, etc.

Alem do mais que tera que programar o PIC para ler o potenciômetros com ADC e as entradas digitais dos botões.

Eu mesmo fiz isso no meu manche e esta funcionando 100% ele tem o manche + quatro botões.

Caso nao tenha conhecimento sobre o que eu lhe disse, aqui vai um projeto pronto que e so voce adaptar ao seu, neste so falta ler o potenciômetros do manche com adc. Para descobrir quais fios são os potenciômetros x e y use um multímetro na escala de resistência, e para os botões na escala de continuidade.

link :

Joystick Arcade USB para PC usando PIC18F4550

http://www.vabsco.com/bardhp/proj/arusb/main.html

Postado

Fala rapaziada!

Aproveitando a carona do Shadow, gostaria também de saber se seria possível converter controle de Mega Drive de 6 botões para o padrão USB, porque no controle de XBox é nojento jogar Street Fighter naquele direcional.

Ae Shadow,se seu controle é estilo arcade, deve ter um espaço interno bom. Será que se usasse uma placa de controle USB (um "Clone" da vida, estilo PSX1) e fizesse pontes das trilhas do circuito original para a placa USB não funcionaria? Não sei se comprometeria o desempenho do controle arcade, pois a corrente elétrica do controle USB seria apta em segurar a onda?

Eu pensei nisso pro joystick do Mega, mas o espaço é reduzido, anulando este tipo de abordagem.

Observando bem, o joystick em questão é tipo manche de avião, e não de flipperama. Desculpe o equívoco, mas a minha pergunta e a sugestão continuam valendo para críticas e respostas, obrigado!

Abraço a todos!

Postado

Infelizmente como eu disse o controle manche dele possui potenciométrico para os direcionais no qual não tem como adaptar para digital atraves dos controles de Psx1, teria que fazer o esquema que eu disse, assim ele seria reconhecido pelo pc como joystick.

No seu caso do Mega daria tranquilamente para adptar dos Psx1, uma solução parao tamanho seria voce soldar os fios diretamenta na saida do controlador(aquela bolinha preta) e cortar o resto da placa, mais ai daria muito trabalho pois a placa possui um verniz protetor nas trilhas, dai voce teria que lixar antes para solda.

Qualquer duvida nos projetos pode perguntar.

Postado

Bart_Rick, sim é um GAMEPORT.

muito brigado, me deu uma grande ajuda ;D

agora eu só preciso fazer isso, que não é fácil pra mim =x

mas não custa tentar, eu queria muito fazer eng. eletrônica, mais não tenho grana pra isso.

auhsuahsuahushuas

Muito obrigado mesmo.

Cabelo75, esse joystick é um manche de simulador de voo.

Postado

Obrigado pela sugestão, Rick! Eu acho que até tenho uma placa de um controle estilo PSX1 entre os meus carcarecos e um cabo USB (espero que esteja soldado ainda na placa). Vai ser um balaio de gato, ainda mais se tratando das minhas soldas "maneiras". Se não der show de luzes e fogos no controle e funcionar bacana, será só felicidade.

Enquanto a questão do Shadow, eu me retifiquei a respeito do tipo do joystick. Mas se o manche de avião usa um sensor analógico de eixo X e Y, seria possível fazer pontes em um controle que tenha analógicos estilo PSX2 ou não teria essa possibilidade?

Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...