Ir ao conteúdo

Conversor USB/Serial - Preciso usar o MAX232?

Ls2

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Eu não tenho desktop em casa, apenas notebook e ele não tem porta serial. Eu comprei um conversor USB/Serial no Mercado Livre. Bem, eu estou com dúvida: para eu realizar uma comunicação serial entre o PIC e o PC, eu preciso usar o MAX232 para converter os níveis de tensão? Eu verifiquei com o multímetro que a tensão nos pinos do conversor era de 3.3V, ou seja, dentro do nível "seguro" para os pinos do PIC.

Postado

voce quer arranjar algo que lhe ponha a disposição 3,3V?

se sim:

(estava na ideia que existia um LM7803 para tensões de 3,3V, mas não arranjei datasheet por isso fiquei na duvida)

arranje um LM317, calcule as resistencias no google e está feito

se não:

valeu

Postado

Jovem,

É melhor não correr o risco e usar o MAX232. Quiser tirar essa dúvida, busca na documentação do conversor pelas características elétricas do conector serial.

Qualquer que seja o caso, use o MAX232. Se encontrar a documentação, posta aqui um link.

Postado

Ls2, O MAX232 recebe TTL/CMOS e converte pra TIA/EIA-232-F (serial).Pra fazer a conversão TTL/CMOS para USB eu uso o CI FT232 (FTDI). No seu caso se o conversor for igual o que eu já usei você pode ligar a ponta serial diretamente no PIC (RX/TX), só lembrando que o GND do cabo de comunicação deve ser ligado no mesmo GND do seu circuito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!