Ir ao conteúdo

Chave teste

El Kabum

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, acabei de comprar uma chave teste, me informaram que eu devo enfiá-la na tomada e colocar o dedo na outra ponta, em uma parte metalica em cima da chave. Tenho 2 dúvidas:

-Não vai me dar choque no dedo ?

-Se eu colocar a mão direto no cabo da chave, vou levar choque ?

Postado

Seguindo o procedimento que descreveu, não vai dar choque, pode testar... rs.

Tenho uma chave parecida com o cabo transparente.

Postado

Onde não pode tocar é no cabo né ? Porque pelo que eu consigo ver atraves da chave é que tem um resistor ali, e só depois dele que o choque fica imperceptível. Vou fazer usando chinelo :)

Na verdade a luz acende porque eu estou aterrando ela com o meu corpo, certo ? :D

• Membro VIP
Postado
Olá amigos, acabei de comprar uma chave teste, me informaram que eu devo enfiá-la na tomada e colocar o dedo na outra ponta, em uma parte metalica em cima da chave. Tenho 2 dúvidas:

-Não vai me dar choque no dedo ?

-Se eu colocar a mão direto no cabo da chave, vou levar choque ?

É uma chave de teste, não uma cadeira elétrica...

Foi feita, concebida, com limitação de corrente muito menor que aquela que faz você sentir choque.. Desse modo não dá choque não..É seguro sim..

Postado
Na verdade a luz acende porque eu estou aterrando ela com o meu corpo, certo ? :D

Não necessariamente. Mesmo estando isolado, a corrente é tão pequena que você se torna a própria Terra, uma massa grande para a corrente em questão.

Postado

Testei e funcionou mesmo com chinelo.

Mas me pareceu que quando estou sem chinelo a luz da chave acende mais forte. Faz sentido isso ?

• Membro VIP
Postado
Testei e funcionou mesmo com chinelo.

Mas me pareceu que quando estou sem chinelo a luz da chave acende mais forte. Faz sentido isso ?

Claro que faz sentido.. Tanto mais isolado do terra estiveres menor a corrente e mais fraca a lâmpada acenderá. Se pulares, enquanto medes, ela se apagará.. Com os pés fora do piso nem acende ou acende muito fraco..

Postado

Desculpe o meu não entendimento de eletrônica, mas para a luz acender, nao seria necessário que fosse ligada no fase e neutro, ao invés de fase e terra(eu, no caso).

Obrigado mais uma vez !

• Membro VIP
Postado
Desculpe o meu não entendimento de eletrônica, mas para a luz acender, nao seria necessário que fosse ligada no fase e neutro, ao invés de fase e terra(eu, no caso).

Obrigado mais uma vez !

Lá debaixo do relógio medidor de eletricidade, o neutro é conectado ao aterramento.. Desse modo a lâmpada se acende desse modo. Fase, tomada, chave, lâmpada Neon, resistor, seu corpo, piso, ou seja um terra...

É por isso que se toma choque ao pegar, de pés descalço, em piso frio, ao tocar em um fio fase..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!