Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com ds1307


luciano amorim

Posts recomendados

pessoal estou com um problemao aqui . tenho um projeto de relogio com o ds1307, o que esta acontecendo e quando o rele liga no horario programado .beleza agora quamdo vai desligar ele trava o relogio. ja tentei com tira o rele e colocar o MOC3020 mais acontece a mesma coisa, o relogio trava. alguem tem uma ideia do que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu cicuito está incompleto.

Cade a alimentaçao do relé....

E apenas posso supor quais os compomentes são pela imagem acima.

Abrao circuito no proteus, clique em File->Export Graphics->Export Bitmap...

Ecolha 300 DPI, Colors: Display, Filename: Clica em salvar.

Falou

ok, fiz do jeito que voce falou

post-945791-13884963477521_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você está alimentando o PIC?

Talvez a fonte que você utiliza para alimentar o controle e o Relé não esteja dando conta e trava tudo.

Está usando uma fonte de 12V e abaixando para 5V usando o 7805?

Falou

a fonte e boa. so trava o relogio o resto nao. afonte que uso e essa ai ela e uma fonte ajustavel ajusto ela para 13v. e uso um 7805 na plca do pic

post-945791-13884963491365_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a fonte e boa. so trava o relogio o resto nao. afonte que uso e essa ai ela e uma fonte ajustavel ajusto ela para 13v. e uso um 7805 na plca do pic

Olá bom dia...

Amigo tente isso,

coloque o diodo em paralelo com a bobina do relé ou seja o relé esta causando interferência no seu ds1307, pois relé causa este fatores pelo "Abre e fecha contato"

nao sei como inserir imagem aqui, vou ver se consigo e posto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bom dia...

Amigo tente isso,

coloque o diodo em paralelo com a bobina do relé ou seja o relé esta causando interferência no seu ds1307, pois relé causa este fatores pelo "Abre e fecha contato"

nao sei como inserir imagem aqui, vou ver se consigo e posto

Errata: observe o circuito de maneira errada, você já fez isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agradeço pela dica. mais ja fiz. isso estou pensando em colocar um circuito rc. na saida do rele, mais nao sei o valor certo disso.

bllzz...

Amigo fiquei intrigado com isso mais anda acho de ser o rele interferindo na fonte...

Para teste eu tentaria isolar a fonte do relé da fonte do circuito assim acredito que você poderá visualizar se o problema acontece por causa dos relé

Haa outra coisa... comprei os ds1307 estou aguardando chegar pois pretendo fazer um teste com um circuito com PIC, gostaria de saber se você tem algum material de referencia para ccs c com o ds1307

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bllzz...

Amigo fiquei intrigado com isso mais anda acho de ser o rele interferindo na fonte...

Para teste eu tentaria isolar a fonte do relé da fonte do circuito assim acredito que você poderá visualizar se o problema acontece por causa dos relé

Haa outra coisa... comprei os ds1307 estou aguardando chegar pois pretendo fazer um teste com um circuito com PIC, gostaria de saber se você tem algum material de referencia para ccs c com o ds1307

eu faço os projetos com mikropro casso queira passo para você sem problema.

eu ja coloquei o mc03020 e tirei o rele e continua a mesma coisa e so colocar carga no mc03020 que começa a trava, sem a carga funciona direitinho. ja esta mostado a mais de 2 meses fui ligar na tomada ate hora estava certinha. mais quendo resolvi terminar a montagem (colocar a carga nos reles) pronto o problema comercou

post-945791-13884963493605_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu faço os projetos com mikropro casso queira passo para você sem problema.

eu ja coloquei o mc03020 e tirei o rele e continua a mesma coisa e so colocar carga no mc03020 que começa a trava, sem a carga funciona direitinho. ja esta mostado a mais de 2 meses fui ligar na tomada ate hora estava certinha. mais quendo resolvi terminar a montagem (colocar a carga nos reles) pronto o problema comercou

então amigo, fiz um projeto com o PIC sem ds1307 para diparo de um triac bta40, bem mais potente que o que você usou, usei este moc3020 sem problemas

se não me engano fiz a ligação dele assim

Aplicacao-01.gif

Não tive problemas com ele....

Vir que você colocou um resistor em série com o DIAC(moc3020), está armando a carga com este resistor, sem utilizar o PIC?

Outra observação, acho que este circuito deve ter um snubber para diminuir a variação de tensão em cima do triac, pois isso só ocorre quando você coloca a carga indutiva..

dar uma olhadinha neste site, pelo que eu lembro no datasheet do moc tem isso

http://www.projetostecnologicos.com/Componentes/Optos/Optoacopladores/MOC3020/MOC3020.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então amigo, fiz um projeto com o PIC sem ds1307 para diparo de um triac bta40, bem mais potente que o que você usou, usei este moc3020 sem problemas

se não me engano fiz a ligação dele assim

Aplicacao-01.gif

Não tive problemas com ele....

Vir que você colocou um resistor em série com o DIAC(moc3020), está armando a carga com este resistor, sem utilizar o PIC?

Outra observação, acho que este circuito deve ter um snubber para diminuir a variação de tensão em cima do triac, pois isso só ocorre quando você coloca a carga indutiva..

dar uma olhadinha neste site, pelo que eu lembro no datasheet do moc tem isso

http://www.projetostecnologicos.com/Componentes/Optos/Optoacopladores/MOC3020/MOC3020.html

estou amando com o pic pelo bc337 jogando o terra no pino 2 do moc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nobrevagabundo, um material sobre DS107 e CCS: http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-relogio-ds1307/952470

Sobre o problema do amigo, realmente é algo intrigante.

Uma vez eu também controlei um triac para acionar uma carga indutiva e o PIC se comportou corretamente.

Um detalhe, o DS1307 precisa de uma tensão de 3V no pino da bateria.

Como você obteve essa tensão?

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nobrevagabundo, um material sobre DS107 e CCS: http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-relogio-ds1307/952470

Sobre o problema do amigo, realmente é algo intrigante.

Uma vez eu também controlei um triac para acionar uma carga indutiva e o PIC se comportou corretamente.

Um detalhe, o DS1307 precisa de uma tensão de 3V no pino da bateria.

Como você obteve essa tensão?

Falou

estou usando uma bateria de 3v, apropiada .coloquei um capacitor na alimentaçao do rtc, e parou de trava com o MOC, agora com o rele nao tem jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!