Ir ao conteúdo

Proposta de desenvolvimento!

demondoido

Posts recomendados

Postado

Faz um tempo que tenho experiência com diversas linguagens de programação. Durante um tempo me voltei ao ramo Web. Mas agora estou querendo voltar para programas.

Como não tenho ideia de algum projeto que possa ser feito, inclusive para minha prática, pensei em desenvolver um software freeware voltado para hobby em eletrônica, cálculos comuns, geração de gráficos entre outros.

Porém preciso de pessoas que estão atuando nesta área, sejam amadores ou profissionais. Afinal, faz um tempo que não mexo com eletrônica :lol:

Alguém se interessa?

Não é nada complexo, é apenas para verificar quais os dilemas mais comuns, circuitos mais usados, necessidades cotidianas dos atuantes desta área.

Quem quiser participar, ou tem ideias, críticas, sugestões, basta se manifestar. Não vou fazer um projeto fechado ou propaganda do que estou fazendo, quero justamente desenvolver algo que ajude o pessoal do CDH na área de eletrônica, pois fui muito ajudado aqui!

Obrigado.

Postado

Existem muitas coisas interessantes que podem ser implementadas no seu software:

Determinar o valor dos resistores pelas cores;

Determinar a resistência necessária para operar leds;

Determinar os resistores comerciais necessários e sua associação para obter uma resistência arbitrária inserida pelo usuário;

Cálculo de frequência e duty cycle com o CI 555;

Cálculo de números de espiras na montagem de indutores;

Cálculo de potência ativa, reativa e aparente;

Cálculo de resistência, impedância e reatância;

Cálculo de defasagem, correção de fator potência;

Postado

Uma foto-plotter que pudesse revelar placas de circuito impresso sensibilizadas, utilizando-se de arquivos geber dos software de desenvolvimento de circuito impresso, ou mesmo arquivos de imagem comuns.

Você pode começar o projeto, se baseando na tecnologia dos monitores TRC.

Para efeito de entendimento, vamos considerar um monitor TRC preto e branco.

Nestes monitores possui um feixe de elétrons muito fino, que se estabiliza no ponto central da tela, e a tela é fosforescente, fazendo a tela se iluminar.

Existem bobinas que puxam este único feixe para cima e para baixo, para um lado e para o outro.

Então o sinal de vídeo faz este feixe se mover de um lado para o outro, e para cima, formando linhas após linhas, acendendo a tela fosforescente.

Um outro sinal se encarrega de determinar a "luminosidade do feixe", determinando os pontos claros e escuros da tela.

Quando esta varredura acaba, forma-se uma foto na tela fosforescente, na verdade um único quadro de imagem. A TV tem capacidade para formar 30 fotos por segundo com este método (Imagina a velocidade do feixe).

A ideia é fazer este mesmo processo em cima de uma placa de circuito impresso sensibilizada (Produtos químicos fotográficos), mas não precisa ser tão rápido como na TV. Só precisa ter a mesma velocidade que um cartucho de impressora se movimenta (se for possível velocidade maior, melhor).

Ao invés de feixe de elétrons (Que só funciona no vácuo) você usaria um feixe de luz UV (Luz mais adequada à revelação de tintas foto-sensíveis). Poderíamos até testar feixes de luz laser.

A mecânica não é muito complicada. É a mesma mecânica de uma impressora, porém como a placa é rígida e não passa nas engrenagens da impressora, o "cartucho de feixe" precisaria se movimentar ao invés da placa.

Seria como uma impressora plana, porém usando um feixe de luz UV para imprimir numa placa sensibilizada.

Produzir 1200 linhas de resolução de forma mecânica numa placa, seria um processo um pouco demorado, mas as placas sairiam perfeitas, bastando posteriormente joga-las no ácido para corrosão

Postado

Ideia muito interessante essa sua albert! Jamais pensei em fazer circuitos impressos dessa forma. O problema é conseguir um feixe de luz estreito o suficiente para se obter uma boa resolução.

Acho que o mecanismo não é simples não, precisaria ter uma ótima precisão, e mover o feixe em um ângulo reto em relação a placa para evitar distorções.

Postado

Veja esta plotter caseira:

Ela desenha a placa com uma caneta.

O problema dela é que a ponta da caneta é muito grossa, e não tem como formar a imagem através de linhas como num monitor TRC, por isso não pode "imprimir uma imagem" de um arquivo qualquer.

Ideia muito interessante essa sua albert! Jamais pensei em fazer circuitos impressos dessa forma. O problema é conseguir um feixe de luz estreito o suficiente para se obter uma boa resolução.

Acho que o mecanismo não é simples não, precisaria ter uma ótima precisão, e mover o feixe em um ângulo reto em relação a placa para evitar distorções.

Fico imaginando como uma impressora doméstica a jato de tinta possui tanta precisão nos seus movimentos, e faz bastante rápido. O processo de impressão é todo mecânico, a começar pelos jatos de tinta que são espedidos por pressão de vapor, causados por resistores que aquecem numa temperatura incrível.

Postado
Fico imaginando como uma impressora doméstica a jato de tinta possui tanta precisão nos seus movimentos, e faz bastante rápido. O processo de impressão é todo mecânico, a começar pelos jatos de tinta que são espedidos por pressão de vapor, causados por resistores que aquecem numa temperatura incrível.

Realmente, aproveitar o mecanismo de uma impressora jato de é uma boa, mas será que o tempo de exposição não fica muito curto? Acredito que exista um tempo razoável para emulsão se alterar com a luz UV.

Postado

ola amigo , muito boa sua proposta de software, voce poderia incluir os seguintes calculos tambem

codigo de capacitores ceramicos a partir do seu valor

valor de capacitores ceramicos a partir de seu valor

associação de capacitores em serie e em paralelo

associação de resistores em serie e em paralelo]

calculo de reatancia indutiva, capacitiva

calculo de tensão de saida de reguladores de tensão como lm317, lm350 e lm338

olha esse site, ele tem varias calculadoras:

http://www.electronics2000.co.uk/

Postado
Realmente, aproveitar o mecanismo de uma impressora jato de é uma boa, mas será que o tempo de exposição não fica muito curto? Acredito que exista um tempo razoável para emulsão se alterar com a luz UV.

Esta máquina se parece um pouco com o que eu venho falando:

Teria como revelar instantaneamente por meio de calor?

Postado

Eu sei que meu comentário não vai agregar em nada e espero que nenhum admin apague.

Eu não entendo nada de programação, mas um pouco de elétrica e eletrônica e to acompanhado este tópico, pois é muito bacana este tipo de atitude...

Boa sorte e que de tudo certo!

Postado

Nossa pessoal, estou muito feliz mesmo com a participação de vocês! Muito obrigado!

@Projetos_afg

Muito obrigado pelas dicas, e conto com a sua participação, e a propósito. Adorei o avatar kkkkk

@albert_emule

Faz um tempo, desenvolvi um programa em Delphi, que pegava a bitmap de uma pci, e gerava a trajetória para CNC, porém por falta de orçamento, não construí a CNC kkkkk

Sua ideia foi genial! Apenas precisamos verificar se é possível gerar um feixe UV, pois creio que precise de raios UV de alta potência para gerar um feixe. Já com laser, a coisa seria mais fácil, basta ver se a tinta é sensível ao laser.

@mrvalterhugo

Muito obrigado, suas dicas com certeza farão parte do projeto! Gostei da sua indicação. Conto com você.

@KYOC

Com certeza agregou, pois é de participantes que entendem do assunto que preciso! Afinal, a funcionalidade, versatilidade e aplicabilidade são pontos cruciais em um bom software!

Estarei trabalhando na lista de funções primárias do software galera! Provavelmente, amanhã mesmo já postarei ela, a arquitetura que pretendo utilizar, entre outros.

Minha ideia é primeiro projetar algo à nível de console e dll's. Pois pretendo usar arquitetura de plugins, sendo assim, o software carregará algumas funções básicas, e será disponibilizada uma lista de DLL's que adicionarão funções ao software de acordo com a necessidade de cada um.

Muito obrigado, continua aberto para quem quiser postar!

Postado

Depois posta o código fonte! Se precisar de alguma ajuda eu mexo com Delphi, DEV-C++ e Visual C#.

Esta máquina se parece um pouco com o que eu venho falando:

Teria como revelar instantaneamente por meio de calor?

Já tinha visto esse vídeo. Na verdade consiste em um laser que simplesmente evapora o cobre da placa. Encontrar um laser capaz disso não vai ser fácil nem barato.

Postado

Bom galera, já comecei o programa, implementei a arquitetura de plugins como havia dito. Ela vai ser a principal característica. Pois o programa será baixado "pelado" :lol:

Virá com duas ou três DLL's contendo algumas funções básicas.

Entretanto estarei disponibilizando uma página com mais DLL's, separadas por categorias, tags e etc. E se eu tiver o retorno de vocês, estarei sempre criando e fazendo update de plugins.

As 3 DLL's básicas que virão com o programa são:

Códigos e Valores - codigosevalores.dll

1. Valores de Resistores
  2. Capacitores Cerâmicos
  3. Espiras de Indutores

Circuitos Básicos - circuitosbasicos.dll

1. Resistor para LED
  2. Associação de Resistores
  3. Associação de Capacitores
  4. CI 555
  5. Filtro Fonte AC-DC

Leis e Fórmulas - leiseformulas.dll

1. Elétrica
  2. Torque
  3. Calculadora

Sei que faltou muita coisa que vocês postaram. Mas é só pra fazer uma preview, análise, debug e estruturação do software!

Estou trabalhando nele! Em breve postarei a versão demo 0.1beta dele!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!