Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Colar dados somente em células visíveis (ignorando células ocultas)


Posts recomendados

Bom dia, o que eu gostaria é o seguinte:

- selecionar uma série de dados, por exemplo, de B2:B10

- copiar

- colar na célua B2 de uma outra planilha na qual há linhas ocultas, por exemplo, linhas 4 e 6.

Ou seja, os dados deveriam ser colados apenas nas linhas visíveis. Queria que as linhas 4 e 6 fossem ignoradas e os dados continuassem a ser colados. Neste exemplo eles seriam colados de B2:B12, pois há duas linhas ocultas.

É possível? Colar dados ignorando linhas ocultas?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba jeffsilveira.... deu certinho...

Fiz alguns testes agora e tá funcionando no que eu precisava...

Muito obrigado mesmo!!!

Vou fazer mais uns testes... mas parece perfeito!!!

Valeu!

Jeffsilveira... então, andei fazendo uns testes e encontrei alguns problemas para o meu caso:

1 - No meu caso as células onde eu vou colar os dados tem alguns valores.

Parece que quando há valores nas células de destino a colagem fica estranha, parece que os dados são "empurrados" para baixo. Faça o teste: deixe alguns valores de C13:C25 e cole os dados de B2:B10 por cima pra você ver. Parece besteira, mas pra mim esses valores "deslocados" atrapalham umas fórmulas que tenho.

2 - Eu achei estranho quando tentei copiar esta macro para outra planilha, parece que o "ctrl+V" não funciona. Tenho que modificar algo?

Teria alguma solução para esses problemas? Manjo muito pouco de macros pra poder modificá-la...

Desculpe o incômodo!!! E muito obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, na verdade a macro faz o seguinte processo:

-cola normalmente no intervalo, inclusive nas células ocultas

-busca quais células estão ocultas e cortam/colam dali para baixo em células visíveis

-e assim por diante

Para associar o Ctrl V, tecle Alt F8, selecione a macro copiacola e clique em opções. Na tecla de atalho coloque v.

Se você possui dados nas células ocultas teremos que criar uma nova maneira da macro agir. Talvez utilizando um formulário.

Envie um exemplo de sua planilha com dados fictícios para facilitar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem um modelo do meu arquivo:

http://www.4shared.com/office/VYtv0xDK/Clculo_EDTA.html

Faça o teste:

- selecione 4 coletas na primeira aba (isso vai ocultar algumas linhas na aba "Dados do contador")

- copie os dados na aba "Dados pessoais" - que são para 4 coletas

- cole na célula D6, na aba "dados do contador" (os dados vão caber exatamente nas células "cinza escuro" devido a escolha na primeira aba)

Como eu tenho algumas fórmulas vinculadas a esses valores, elas acabam bagunçando nessa colagem!!! A sua macro já está neste arquivo. Já habilitei o "ctrl+v"...

Mais uma vez obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, vou dar umas dicas que talvez ajudem e até mudem a forma de buscar a melhor solução.

Sua planilha Dados pessoais possui valores à deriva, sem cabeçalho ou colunas vizinhas para comparações. Se essa planilha tivesse seu layout melhorado, talvez seria possível utilizar um simples PROCV na aba Dados do contador, sem ser necessário copiar e colar.

Entendeu a proposta? Você adicionaria uma coluna com os dados BG1, Pd1, Pd2, etc. e ao selecionar 4 Coletas, os valores seriam lançados diretamente com seus respectivos pares. É possível isso?

Em suas macros opte por usar sempre o comando Application.ScreenUpdating = False no início e Application.ScreenUpdating = True no final. Assim a tela não fica alternando entre planilhas enquanto a macro roda - e ganha-se tempo.

Para ocultar/mostrar várias linhas, não é necessário usar o comando ActiveSheet.Rows("1:1").Hidden = True linha por linha. Use, por exemplo, ActiveSheet.Rows("1:11").Hidden = True para ocultar as linhas de 1 a 11.

Há uma macro com a seguinte sequência:

Sheets("Dados do contador").Select
ActiveWindow.SmallScroll Down:=15
Range("E32").Select
ActiveCell.FormulaR1C1 = "=RC[-1]-AVERAGE(R[-1]C[-1],R[8]C[-1])"
Range("E37").Select
ActiveCell.FormulaR1C1 = "=RC[-1]-AVERAGE(R[-6]C[-1],R[3]C[-1])"
Range("E38").Select
ActiveWindow.SmallScroll Down:=-21
Range("D6").Select
Sheets("Número de coletas").Select

Substitua pelo código abaixo:

Sheets("Dados do contador").Select
Range("E32").FormulaR1C1 = "=RC[-1]-AVERAGE(R[-1]C[-1],R[8]C[-1])"
Range("E37").FormulaR1C1 = "=RC[-1]-AVERAGE(R[-6]C[-1],R[3]C[-1])"
Sheets("Número de coletas").Select

Faz a mesma coisa mas resumido, sem comandos desnecessários como rolagem para baixo e excessos de .select.

Adapte esse conceito para as demais.

Espero ter ajudado.

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Jeff!

Demorei pra responder porque estava viajando...

Vou usar essas dicas que você deu e logo retorno com a resposta, pra ver o que será necessário mudar...

Muito obrigado pela ajuda!

Então, consegui dar uma simplificada nas macros utilizando essas dicas que você deu... Economiza tempo e fica com uma formatação mais agradável.

O que acontece é que eu coloquei aqueles valores em Dados Pessoais meio à deriva mesmo. Na verdade aqueles valores vem de outra planilha, eu só deixei eles em Dados Pessoais para você usar como exemplo, mas nesta aba terão outras informações. O que eu faço é o seguinte:

- Através de um equipamento que eu trabalho é gerada uma planilha com os resultados (aqueles que estavam à deriva);

- Entro nesta planilha que enviei, seleciono o número de coletas e vou até a aba Dados do contador. O número de coletas que eu selecionar deve ser o mesmo numero de coletas que eu utilizei no meu equipamento, para os dados coincidirem.

- Pego os resultados que saíram na outra planilha, copio e colo em Dados do contador.

- Aí entra umas contas e tal que não faz diferença no momento.

Eu não entendo muito dessa função PROCV, mas o que eu posso fazer é inserir uma nova aba nesta planilha onde os dados serão colados e depois fazer a relação com a aba Dados do contador, sem que eu precise colar diretamente nesta aba. É mais ou menos isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!