Ir ao conteúdo

Adaptador USB to Serial

Maxzi

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um adaptador USB-Serial (RS232), que uso pra comunicar o PC com uma plaquinha didática com PIC 16f877a (cuscopic se alguem conhecer) só que o programa de transferencia (picbootplus) só suporta portas COM 1, 2, 3 e 4 e o driver do adaptador instala portas acima de COM 9 se alguem tiver alguma ideia de como mudar o mapeamento das portas eu agradeço.

Postado

Cara, eu não sou muito entendido do assunto, mas me responda uma coisa pra ver seu eu entendi.

Esta plaquinha que você diz, é um gravador de PIC's?? Se sim, pode ser que tenha outras alternativas para a gravação.

Aguardo Retorno. Boa Sorte

Postado

É uma placa já montada, usamos ela no curso, a gravação dela só poder ser feita (a pricipio) por porta paralela ou serial, com isso tenho um adaptador USb to Serial para poder passar o programa pelo notebook, ai vem o problema, o programa que é usado para a gravação é o picbootplus, que só aceita portas COM1...COM4 e o driver do adaptador instala portas a partir de COM9, então eu gostaria de saber se tem maneira de alterar o mapeamento das portas seriais

Postado

Assim:

Meu computador (botao direito)> propriedades> gerenciador de dispositivos> localize o driver (pode estar porta de comunicacao, ou o nome do dispositivo, abra propriedades dele, e então va em porta, ou recursos, algo assim,

dai voce clica avancado, e escolhe aporta com.

Boa sorte!

Postado

É amigo não vou sair chutando dicas...mas parece que este dispositivo "USB to serial", está te passando a perna. Nos seus estudos você usa o MPLab também ou só o picbootplus???

Vamos para as dicas.

1º - Veja se o que o jhonalvez propôs surge efeito.

2º - Tente usar o MPLAB pra ver se ele reconhece seu DRIVE.

3º - Veja este link ---> http://www.jonis.com.br/index.php/81-eletronica/77-pic-usb-bootloader-fácil

4º - Veja este outro link ---> http://www.mecatronica.org.br/disciplinas/cuscopic/cusco.htm (Entre na aba "hardware")

5º - Compre outro dispositivo USB to SERIAL...é muito estranho ele só reconhecer portas a partir da "COM9" (Eu nem sabia que havia tantas portas assim, eu só conhecia até a COM4)

6º - Eu tive um professor que entende muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito do assunto se você quiser eu mando um email pra ele, perguntando se posso passar o e-mail dele pra você. Pra ver se ele pode te ajudar.

Obs: Me desculpe pelo "mapeamento das portas" disso eu não sei nada. Só um pouco de MPLab (bem pouco)

Boa Sorte.....este estudo de gravar PIC (programação) é só pra quem gosta....o negócio é tenso demais. Abç

Postado

Vou tentar a configuração das portas, a placa é aquela ali mesmo do site, foi um professor meu que projetou ela, porém não tenho visto ele na escola, eu ja usei esse adaptador outras vezes antes de formatar meu notebook e funcionava tranquilamente, essa vez apenas que começou essas loucuras de COM9.

Quanto ao MPlab, nunca usei esse software em nenhuma aplicação, nós usamos o CCS PCW para fazer a programação e o pic boot plus para a transferencia do programa

Bom resolvi o problema, no gerenciador de dispositivos desinstalei o driver e instalei esse http://www.clone.com.br/downloads/drivers/05087.zip que achei em um outro tópico aqui mesmo no Clube do Hardware, deu erro na instalação, então fui ao gerenciador de dispositivos selecionei o adapatador fui em atualizar driver e selecionei o driver manualmente então ele entrou como COM3, COM4 e COM5, (aleatóriamente) um COM para cada porta USB em que instalei o driver (tive que instalar manualmente em cada porta), mas agora esta funcionando.

Só para constar, as instruções do jhonalves também funcionam, achei depois de solucionar o problemas como alterar o mapeamento é nas propriedades do adaptador pelo gerenciador de dispositivos, configurações da porta, avançadas ai tem o campo de alteração da porta

Postado

Ki beleza cara....PARABÉNS. Além de ser um programador você vai ter de entender também desses HARDWARES, programas, DRIVERS e etc.............

Continue estudando cara, essa área é interresante pra caramba, é uma das profissões do futuro, Daqui uns dias vai ser tudo na base da programação, até o chuveiro vai ter um PIC dentro dele um dia. hahahahahaha PARABÉNS + uma vez pela solução do PROBLEMA. ABÇ :aplausos::aplausos::aplausos::aplausos::aplausos:

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!