Ir ao conteúdo

Interfone HDL - Como abrir 2 fechaduras utilizando a inviolabilidade elétrica.

Dusec

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Entro em contato para ver quem pode me ajudar, que tenha conhecimento elétrico e eletrônico em um nível que dê para sanar minhas dúvidas.

O que ocorre é o seguinte:

Em meu condomínio, há 3 apartamentos. O interfone é muito antigo e decidimos, já que estamos em obras, trocar todo o sistema.

Adquirimos um interfone HDL MPE 04. O mesmo vem com um manual bem básico, que não explica como proceder para fazer algo que precisamos. O que queremos é o seguinte: apertando o botão de abrir dos monofones (tipo os telefones dos sistemas de interfone), 2 fechaduras HDL são abertas simultaneamente. Mas como é um condomínio, às vezes não necessitamos abrir as duas fechaduras, por exemplo, quando estamos saíndo em direção à garagem, em que precisamos abrir apenas uma delas. Para isso, o sistema atual conta com 2 circuitos de relé, capacitor e diodo ligados a dois botões tipo campaínha. Assim, quando clicamos em um botão, apenas uma fechadura se abre e o outro botão abre a outra.

Vejam inicialmente o manual do produto:

esquema1.jpg

Enfim, pesquisei, um pessoal de uma loja de elétrica até me passou uma maneira de fazer isso utilizando o sistema do interfone HDL (bornes F F da central de comando).

comoligarhdlfeitositeal.jpg

Ocorre que dessa forma, o sistema pode ser violado pois a central de comando (onde estão os bornes F F) fica na caixa do próprio interfone. Pessoas que entendem se utilizam disso para abrir as portas pelo lado de fora (atenção, vejam o risco disso).

Para evitar isso, o sistema possui uma segunda opção, que é fazer a ligação dos botões de abrir dos monofones diretamente às fechaduras, sem passar pela central de comando do interfone. Para isso retiramos 2 jumpers nos monofones e utilizamos os bornes FE e FS dos monofones. Vejam a imagem abaixo:

conexaoinviolavel.jpg

Assim, para ligar duas fechaduras utilizando o esquema inviolável, fiz um esquema:

esquemaligacaofinal1.jpg

Minhas dúvidas residem aqui.

1) A fonte HDL libera 12 V em Corrente Alternada, e não contínua. Dessa forma, é seguro utilizar um diodo apenas no conjunto? Pergunto isso pois fico pensando quando a corrente flui no sentido contrário se ela pode danificar o circuito -> relé, diodo e capacitor.

Para tentar resolver isso pensei em utilizar 2 diodos, um na entrada e outro na saída do conjunto: relé + capacitor, como na imagem abaixo:

esquemaligacaofinal2.jpg

Porém, não sei se pode-se utilizar 2 diodos e mesmo que possa, não sei se isso abaixa muito a tensão a ponto de o relé, que é de 12V, não funcionar corretamente.

Minhas dúvidas se baseiam em um modelo desse circuitinho que está sendo utilizado atualmente no sistema atual de interfone. Mas a diferença é que no sistema atual, a saída de 12V é de Corrente Contínua. Assim temos mais garantia de que a corrente flui em um só sentido. Sendo Corrente Alternada (como é o caso das fontes HDL), não sei se esse circuito serve para o fim da forma como está sendo utilizado atualmente.

Outras informações técnicas e sugeridas são as seguintes: relé - 12 V; capacitor: 470uF 35V; Diodo IN 4002.

Alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Abraços,

Eduardo.

Postado

Olá pessoal.

Seguinte, refiz os dois modelos de esquemas pois havia cometido um erro no post anterior. Coloquei a polaridade do capacitor invertida. Também, nestas imagens, coloquei a simbologia do diodo pra facilitar o entendimento.

Aguardo ajuda!

Vejam os esquemas:

esquemaligacaofinal4.jpg

ou

esquemaligacaofinal3.jpg

Abraços e obrigado!

• 7 meses depois...
Postado

Pelo tempo decorrido talvez v. já tenha resolvido seu problema.

Mas v. não teve nenhuma resposta, e não só isso, como é um usuário pouco ativo no fórum, posso imaginar que acessou aqui só para postar essa dúvida. Possivelmente quem fez a pergunta receberá a resposta por e-mail.

Além disso, a mensagem anterior tinha dois erros crassos, portanto, permito-me responder a este post antigo.

Seu circuito "esquemaligacaofinal3.jpg" está equivocado.

Você pode colocar quantos diodos quiser, entretanto, cada diodo a mais reduz a tensão.

Na verdade, v. precisa apenas de um único diodo, que conduzirá a corrente quando o fio vermelho escuro estiver positivo em relação ao fio cinza.

Quando a corrente tentar fluir no sentido inverso, o diodo impede que isso aconteça. Ou seja, o diodo só deixa a corrente conduzir no semi-ciclo positivo. Quando o fio cinza está positivo em relação ao fio vermelho escuro, é como se o circuito estivesse interrompido no diodo. Por isso basta um único diodo.

A polaridade do capacitor está errada. O tracinho (ânodo) do diodo deve estar ligado no pólo positivo do capacitor.

Postado

Olá companheiro mguima.geo.

Agradeço a ajuda e realmente resolvi o problema. Fiz vários testes e cheguei ao resultado positivo, tudo certinho, já funcionando.

No entanto, não utilizei o esquema "esquemaligacaofinal3.jpg" mas sim o "esquemaligacaofinal4.jpg", o primeiro de cima da minha postagem do dia 17/08/2012, 10:53 H.

No caso este esquema:

esquemaligacaofinal4.jpg

Com a correção devida no sentido do capacitor, ou seja, o pólo positivo (+) do capacitor fica do lado do ânodo (tracinho) do diodo, como você falou (a única coisa que se deve fazer, quem tiver interesse, é inverter o pólo do capacitor ou seja, o pólo positivo (+) fica do lado esquerdo do relé e o pólo negativo (-) do lado direito - isso com a vista do componente de acordo com a figura que postei).

Enfim, funciona perfeitamente o sistema, e o melhor, dessa forma, não há como abrir as fechaduras pelo painel externo do equipamento, apenas por dentro dos apartamentos.

Agora, se me permite uma observação: não entendi a crítica quanto a minha atividade no fórum. O que é ser ativo? É postar em vários tópicos coisas que não sabe ou comentar qualquer bobagem pra encher os tópicos com respostas ou comentários irrelevantes? Bem, considero isso uma tentativa de fingir que se é ativo! Eu sempre entro no fórum, leio vários tópicos, recebo regularmente e leio os boletins do fórum, leio as matérias, etc. Adoro o fórum e apesar de não ficar postando, a não ser que ache necessário ou que eu possua uma solução ou comentário relevante a fazer, considero que sou bastante ativo no fórum.

Bom, não quero brigas nem confusões, veja, apenas estou criticando a crítica que você me fez. Consciência crítica faz bem pra todo mundo. E críticas construtivas também. Você fez a sua, vou repensar minha atividade dentro do fórum, e eu fiz a minha, e acho que você deve repensar quando afirma, acusa ou emite uma opinião a respeito de pessoas que nem conhece.

Enfim, resolvido isso, obrigado pela ajuda e fica a dica para os usuários que quiserem utilizar esse esquema de ligação em seus interfones.

Abraços a todos!

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!