Ir ao conteúdo

Como ligar um LED? Ajuda

XxGuii

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas, Então tenho uma dúvida.. desculpe se não estou no tópico certo, não achei nada relacionado aqui, sem ser esse :D. Minha dúvida é a seguinte, tenho vários Leds aqui em casa, sabe aqueles que vem com o gabinete? que fica ligado quando o computador está on, gostaria de saber como posso ligar esses leds? preciso de alguma coisa? posso fazer tipo uma gambiarra e liga-los direto na fonte? :o

Obrigado

• Membro VIP
Postado
..gostaria de saber como posso ligar esses leds? preciso de alguma coisa? posso fazer tipo uma gambiarra e liga-los direto na fonte?

LED`s ao contrário das lâmpadas não necessitam de tensão constante para sua alimentação, e sim de corrente constante. A tensão cada um deles, ou melhor, cada uma de suas cores típicas tem uma tensão intrínseca.

Olhe ai para se basear:

Tabeladatensodeledxcordoled.jpg

Para conseguir aplicar em um ou mais led's uma corrente constante ou parcialmente constante você tem de se valer de um resistor..

Todo o led comum acende bem com uma corrente de 20 mA ou 0,02A.

Faça o seguinte cálculo para dimensionar o resistor:

Imagine um led vermelho, típico de 2 Volts.. 4 deles em série daria uma queda de 4 x 2 = 8 Volts e a fonte é de 12 Volts. Quatro volts portanto deverão ficar sobre o resistor.

Desse modo o valor do resistor deverá ser de R = 4/0,02 = 200 Ohms. Use esse valor se o achares, ou um valor comercial de 220 Ohms..

Ou use essa calculadora dai:

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,2,20,4,0〈=pt-BR

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!