Ir ao conteúdo

Display Led 7 Segmentos

phq1910

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, espero conseguir ajuda aqui... postei em outro forum e me indicaram postar aqui.

Vou montar 2 displays de led + 10 chaves tactil. Igual imagem anexo.

Vai ser um brinquedo educativo, então vou funcionar ele com 4 pilhas AA ou 1 bateria 9v.

Gostaria que funcionasse da seguinte forma:

O display seria acionado pelas chaves, mas de forma aleatória.

O numero da chave que fosse pressionada iria mostrar no display, até que seja pressionada outra chave.

É muito complicado fazer isso ? Alguém teria algum exemplo, um esquema para me ajudar ?

post-998356-13884963742176_thumb.jpg

• mês depois...
Postado

A melhor forma de fazer isso seria usando um microcontrolador.

Porém, estava pensando em como fazer isso usando lógica digital, e cheguei ao seguinte:

Os leds do display podem ser ligados usando as chaves ligandas ao vcc e diodos, um para cada chave. Espero que não tenha ficado confuso. cada diodo seria ligado aos terminais do led que devem acender quando a respectiva chave for pressionada:

+ Chave um, ligada nos segmentos c e d do display.

+Chave dois, ligada nos segmentos a, b, g, d e e do display.

+ É só seguir a lógica para o restante.

Um problema acontece se for pressionada mais do que uma chave ao mesmo tempo, quando o display vai mostrar resultados inesperados. A solução seria usar um codificador de prioridade de 10 linhas para 4 (74147, por exemplo) onde seriam ligadas as chaves como entrada.

Os 4 bits de saída podem ser ligados a um codificador bcd para 7 segmentos para acionar o display das unidades.

O display das dezenas podem ser ligados diretamente à chave numero 10 através de diodos. Quando a chave não está pressionada ele ficaria apagado (ou mostraria o numero 0), e quando a chave for pressionada liga diretamente os segmentos b e c (ou apaga os segmentos a, d, e e f caso escolha exibir anteriormente 0).

Postado

Rs... apesar de você ter explicado muito bem...... eu fiquei meio confuso.

Será que você teria algum esquema..... ? Eu tenho alguns CI's aqui... 4511.... 7447....

Tenho Display anodo e catodo comum... qualquer um resolve pra mim.....

Obrigado

Postado

Acabei de encontrar o que qu escrevi em um site: http://technosains.com/Decimal%20to%20BCD%20Encoder.htm

O circuito é o ultimo esquema da página. Este é para o display das unidades.

O esquema do botão 10 está neste link: http://www.4shared.com/photo/_hmrYxEB/Boto_10.html

Este é para o display das dezenas. Ao apertar o botão ele mostra o digito 1, ao soltar ele não mostra nada.

Coisas importantes:

1 - O circuito mostra zero quando nenhuma tecla é apertada. Não existe botão para o zero.

2 - Todos os displays são anodo comum

3 - Usei um display duplo na imagem porque tinha os nomes dos segmentos do display.

Em fim, ainda não é tudo que você queria, mas já faz uma boa parte do que você pediu.

Postado

Muito obrigado, você matou 99% da minha duvida.

Só tenho uma duvida.

Existe algum Ci que substitua o 74147 ? esse não achei aqui na cidade....

Tem algum outro mais comum ?

Postado

Amigos, se alguém puder verificar este arquivo do Proteus que esta no link abaixo.....

http://www.fazplast.com.br/Display1.rar

Eu montei igual o amigo "passoswell" tem me enviado um exemplo... devo ter errado em algum lugar.....

No fim para simplificar apenas para montar o esquema, eu tirei as resistências, visto que o Proteus não leva a consideração para a simulação a tensão e a corrente....

O que acontece? Na chave onde deveria acender o 6 acende 9... de era o 7 acende 8, onde era o 8 acende 7 e onde era o 9 acende 6....

Se fosse só isso não tem problema... era só inverter as chaves, mas as demais acendem os números faltando segmentos...

Será que eu errei alguma coisa ? Já verifiquei e refiz algumas vezes... não achei.....

Alguém pode me ajudar ?

Postado

Eu sou bem acostumado a usar TTL, então a maioria das opções que eu posso dar são dessa família.

Eu costumo verificar esta lista (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_circuitos_integrados_da_s%C3%A9rie_7400) quando preciso de algum(ns) CIs digitais.

O 7404 é um CI com 6 inversores integrados e pode ser usado.

Se tiver em casa o 7400, também pode usar. Ele tem 4 gates nand integrado, mas se você interligar as duas entradas de um gate nand, forma um inversor... No fim, você acaba com quatro inversores...

O mesmo vale para o 7402, que tem 4 gates nor. A partir de um gate nor, interligando as entradas, tens um inversor...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!