Ir ao conteúdo

Dúvida na troca da Placa Mae !! Precisa instalar tudo de novo ?

SPECK

Posts recomendados

Postado

Minha pergunta é simples.

Minha placa mãe foi pro espaço, então mais que certo comprarei outra.

A questão é terei que instalar tudo de novo o S.O. Windows de novo ?

Postado

Sim, terá. Cada placa tem seus próprios drivers. A não ser que compre outra EXATAMENTE igual, aí não precisaria. Podes salvar seus dados sem problemas, mas programas terá que reinstalá-los todos. Drivers são fáceis.

Postado

Olá Speck

Passei por esse problema com meu P4B.

Fiz um caminho louco porque a placa estava muito barata (R$44,00). Comprei outra igualzinha, fiz backup do disco de sistema com o ShadowProtect e fiz restore desse backup na máquina nova. Todos os programas ficaram no mesmo lugar sem precisar reinstalar nada. Os drivers novos foram solicitados na instalação e não deu nenhum tipo de erro. O backup demorou, mas o restore foi feito em 20m (mais ou menos). Se for manter o mesmo SO dá pra fazer sem problema.

Boa sorte

Alex

Postado

Mais fácil que isto é fazer um Ghost, pois ele espelha o HD como ele está, sem precisar fazer mais nada. Não haverá necessidade de baixar drivers nem restaurar backup. Mas a mobo tem que ser exatamente a mesma, versão inclusive. Muito fácil e simples. É o mesmo que clonagem.

Postado

Oi Dom, tenho sempre meu HD do sistema clonado, mas isso não serve pra transferir o sistema pra outra máquina. Se a placa parou de funcionar, é como você disse: reinstalar tudo em outra, mas se você tiver um backup com o ShadowProtect, ele consegue transferir o teu sistema para a outra placa. São poucos os drives que identificam a placa mãe pro sistema operacional. A vantagem é que esse programa faz isso de maneira suave e indolor. :-)

Fiquem na paz

Alex

Postado

Olá alexsaba. O Ghost tranfere sim o SO. Imagine como se fosse uma fotografia do estado do HD naquele instante. Simplemente voce restaura ele e pronto. Exatamente como era, sem tirar nem por nada. Mas só serve para mesma placa e mesma versão ou para troca de HD. Se for placa diferente, não rola. Aí seu método pode ser bem interessante. Aliás, se for mesma placa, nada precisa ser feito, apenas reinstalar as peças. Afinal, as informações estão no HD e não na placa.

Postado

ENTÃO veremos, eu instalo o S.O. tudo e novo, ae ae eu pegar a clonagem que eu tenho do HD e refazer ela no pc com a placa nova, não vai rolar ?

Postado

Não é assim que deves proceder. Se a mobo é diferente, deves salvar seus dados e formatar o HD. Essa é a função do Backup. Salvar dados. Quanto aos drivers, ou usa os que vem junto num CD com a placa ou baixa direto do site do fabricante. A questão dos programas é que pode ser feita por clonagem, a fim de evitar a reinstalação deles. Veja bem, os dados dos programas podem ser salvos antes da formatação, os programas não. Essa é a diferença. voce pode tentar o método citado pelo alexsaba. Isso pode restaurar o programa sem precisar reinstalá-lo. Isso não deixa de ser um tanto quanto arriscado no quesito conflito. Esses métodos não 100% eficientes e seguros para evitar transtornos futuros. Se voce dispões dos programas originais, reinstá-le-os. É menos chance de problemas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!