Ir ao conteúdo

Esquema de Refrigeração do PC

ricmtb3

Posts recomendados

Postado

Pessoal, pretendo fazer esse esquema para refrigerar a minha máquina, processador I7 e 24 gigas de memória.

Por favor, vejam se está correto e aceito sugestões, obrigado a todos ;-)

Refrigerao.jpg

Postado
Ao meu ver ai o fan do radiador teria q jogar o ar quente pra fora, consequente mente o do gabinete também.

Abraço

Então, era essa a minha dúvida. Mas assim, o cooler com o fluxo bom Shark (melhor que o Antec original) puxa o ar mais fresco de fora do gabinete > manda em cima do radiador com pressão > consequentemente resfriando-o melhor do que se puxando o ar de dentro (quente) > por sua vez o Antec original ajuda a sugar essse ar e manda pra dentro > na sequência o outro Shark em cima manda esse ar quente pra fora, onde a tendência do ar quente é subir mesmo.

Li em alguns manuais que a posição do cooler no radiador é essa mesma que você falou, mas sei lá, acho que pela lógica o ar fresco vem de fora do gabinete e não de dentro, porque a intenção é resfriar o máximo possível o radiador, num é isso?

Postado
Então, era essa a minha dúvida. Mas assim, o cooler com o fluxo bom Shark (melhor que o Antec original) puxa o ar mais fresco de fora do gabinete > manda em cima do radiador com pressão > consequentemente resfriando-o melhor do que se puxando o ar de dentro (quente) > por sua vez o Antec original ajuda a sugar essse ar e manda pra dentro > na sequência o outro Shark em cima manda esse ar quente pra fora, onde a tendência do ar quente é subir mesmo.

Li em alguns manuais que a posição do cooler no radiador é essa mesma que você falou, mas sei lá, acho que pela lógica o ar fresco vem de fora do gabinete e não de dentro, porque a intenção é resfriar o máximo possível o radiador, num é isso?

Se você colocar o radiador com as fans puxando ar de fora para dentro do gabinete a temperatura da CPU pode até diminuir, porém você está jogando o ar quente gerado pelo radiador para dentro do gabinete.

Creio que o mais sensato é todo calor gerado dentro do gabinete ser jogado para fora do gabinete e não o contrário.

Assim, você teria tanto as fans do radiador na traseira do gabinete e a fan do topo do gabinete jogando ar quente para fora do gabinete.

As fans que ficam no painel frontal, lateral e assoalho se responsabilizam em injetar ar frio para dentro do gabinete.

Postado
Pessoal, pretendo fazer esse esquema para refrigerar a minha máquina, processador I7 e 24 gigas de memória.

Por favor, vejam se está correto e aceito sugestões, obrigado a todos ;-)

Refrigerao.jpg

A corsair recomenda que o Watercooler use os coolers dessa maneira mesmo...

e creio que com o ar quente sendo sugado e impulsionado pelos coolers no topo não vai ter problema nenhum....

aqui vou fazer o mesmo....

Postado

Fala geral!

O esquema do diagrama tá bacana Ric. Eu também pensava que o princípio de refrigeração das waters seria o mesmo das air coolers, até quando fui pesquisar a respeito disso conversando com o Agnus em outro tópico. Notei que os fabricantes pedem que o fluxo de ar seja esse mesmo, captar ar frio e jogar o ar resultante para o interior do PC.

Só acrescento duas observações nesse caso. Se puder optar qual tamanho de fan colocará no topo como exaustor, procure colocar de 14cm se possível. E no caso do sistema "push-pull" na Antec, coloque a ventoinha que possui maior pressão das duas que designou para captar o ar frio e injetá-lo pelo radiador, pois é ela que fará o trabalho pesado da dupla.

Infelizmente não achei essa informação para a fan original da Antec, sendo que esta característica não é o ponto forte da Shark (1.273mm-H2O), mas ela possui uma excelente exaustão. Acho que apenas invertendo a ordem das fans no radiador, o conjunto terá maior eficiência na dissipação de calor.

Seu projeto tem tudo pra ser sucesso total!

Falou!

Edição: Ih Ric, eu acabei de ver o seu gabinete que está planejando em colocar seu plano em ação.

O chassis do Commander é idêntico ao TT V4 que eu tenho aqui. Ambos tem o problema de "teto baixo", que é um saco adaptar fans superiores por causa disto. No meu caso só utilizo uma fan no topo, porque o local imediatamente a frente, uma possível ventoinha atrapalha o acesso às memórias RAM e as fans superior-traseira e traseira ficam justas na altura usando fans padrões de 12cm. A preocupação no seu caso é maior, pois o radiador do WC é mais alto que um cooler de 12cm e provavelmente irá esbarrar na fan de cima.

Se ainda não comprou o gabinete, pesquise um outro que tenha espaço para o seu projeto. Se o adquiriu, vai ter que repensar o projeto. Talvez usando fans de perfil baixo tipo da Cooler Master Xtraflo Slim 12cm (1,5cm de espessura) no topo do gabinete poderá contornar a situação, isso gastando régua, fita métrica e muita geometria pra fazer o projeto caber neste gabinete.

Abraço!

Postado
Fala geral!

O esquema do diagrama tá bacana Ric. Eu também pensava que o princípio de refrigeração das waters seria o mesmo das air coolers, até quando fui pesquisar a respeito disso conversando com o Agnus em outro tópico. Notei que os fabricantes pedem que o fluxo de ar seja esse mesmo, captar ar frio e jogar o ar resultante para o interior do PC.

Só acrescento duas observações nesse caso. Se puder optar qual tamanho de fan colocará no topo como exaustor, procure colocar de 14cm se possível. E no caso do sistema "push-pull" na Antec, coloque a ventoinha que possui maior pressão das duas que designou para captar o ar frio e injetá-lo pelo radiador, pois é ela que fará o trabalho pesado da dupla.

Infelizmente não achei essa informação para a fan original da Antec, sendo que esta característica não é o ponto forte da Shark (1.273mm-H2O), mas ela possui uma excelente exaustão. Acho que apenas invertendo a ordem das fans no bloco, o conjunto terá maior eficiência na dissipação de calor.

Seu projeto tem tudo pra ser sucesso total!

Falou!

Edição: Ih Ric, eu acabei de ver o seu gabinete que está planejando em colocar seu plano em ação.

O chassis do Commander é idêntico ao TT V4 que eu tenho aqui. Ambos tem o problema de "teto baixo", que é um saco adaptar fans superiores por causa disto. No meu caso só utilizo uma fan no topo, porque o local imediatamente a frente, uma possível ventoinha atrapalha o acesso às memórias RAM e as fans superior-traseira e traseira ficam justas na altura usando fans padrões de 12cm. A preocupação no seu caso é maior, pois o bloco do WC é mais alto que um cooler de 12cm e provavelmente irá esbarrar na fan de cima.

Se ainda não comprou o gabinete, pesquise um outro que tenha espaço para o seu projeto. Se o adquiriu, vai ter que repensar o projeto. Talvez usando fans de perfil baixo tipo da Cooler Master Xtraflo Slim 12cm (1,5cm de espessura) no topo do gabinete poderá contornar a situação, isso gastando régua, fita métrica e muita geometria pra fazer o projeto caber neste gabinete.

Abraço!

Perfeito meu amigo, obrigado, vou seguir as suas dicas também, abss e obrigado a todos :)

Postado

Vejam um tópico de alguém que testou o desempenho das fans jogando ar quente para fora do gabinete e também injetando ar para dentro do gabinete.

Caso optem pelas fans injetando ar para dentro do gabinete, é conveniente verificar a temperatura de outros componentes como a placa de vídeo e a placa mãe.

http://www.overclock.net/t/1178895/tested-corsair-h60-fan-pushing-in-vs-out

Postado
Perfeito meu amigo, obrigado, vou seguir as suas dicas também, abss e obrigado a todos :)

Já esta com o gabinete em mãos ou vai comprar? como o amigo falou pode ter problemas com tamanho em relação ao "teto".

Creio que a melhor maneira para descobrir a forma mais eficiente é testando. Se estiver com tudo em mãos meta o pau e faça os testes e posta ai pra agente ver, tirando as duvidas de muitos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...