Ir ao conteúdo

Banco de dados, como usar, quando usar

.Will

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, este é meu primeiro tópico, pesquisei e não encontrei nada relacionado com minha dúvida (caso haja já um tópico, peço desculpa).

Falarei um pouco da minha experiência a seguir, mas se alguém querer pular, pode ir direto para a parte sublinhada.

Bom, iniciei um curso de programação em que aprendei algumas ferramentas como (Lógica de programação, Delphi, Visual Basic, Acess e Project.), ainda estou no curso de Lógica ainda. Bom fui pesquisando na internet e me virando sozinho e já consegui fazer alguns programinhas bacanas, mas usando como banco de dados o Excel, agora quero partir para um banco de dados mesmo, só que não sei o que ele é e como funciona realmente!!! Por exemplo, vou fazer um programa para gerenciamento de uma biblioteca onde terá cadastro de livros e leitores, se for pra usar o Excel, beleza eu faço! No entanto, não sei como faria para usar por exemplo o SQL. Resumindo a dúvida, devo usar um banco de dados ou o Excel está de bom tamanho? Se for usar algum banco de dados, como faço referência a ele? Quando for instalar meu programa, deverá instalar o banco de dados junto?

Bom, espero ter sido bem objetivo.

• Moderador
Postado

Olá,

Sua dúvida depende muito de como é sua aplicação. Por exemplo, se sua aplicação for acessar dadosvia internet, convém usar um banco de dados tipo mysql, postgree.. etc..

fazer essa interação como banco requer uma linguagem de programação como por exemplo o php, asp.. ou usar outras linguagens como por exemplo java, c++, delphi mas nesse caso precisaria de um driver para a conexao com o banco de dados.

Mas também existe a possibilidade de você desenvolver sua aplicação para desktop, e salvar os dados em arquivos.. enfim acho que seria isso.. ou eu nao entendi sua pergunta.. rsrs

abraço

Postado

Sim, quando instalar seu programa, deverá instalar o banco de dados junto, isso no servidor, onde os dados ficarão gravados.

Aí você terá que instalar nas outras máquinas, o serviço de cliente para acessar o banco, é tudo muito simples (falando em mysql, só pesquisar que tu acha link pra baixar e tutorial para instalar, tanto o servidor, como o cliente)

Já que está estudando, abandona o Excel e instala um mysql mesmo.

Depois de tudo instalado, o negócio é pesquisar como fazer na sua LP, a conexão com o banco, e como você envia os comandos para o banco de dados via LP.

Postado

Obrigado por responderem, bom estou clareando as ideias...

Meu objetivo atual de programa, é criar um sistema de biblioteca onde será cadastrado alunos, professores e livros. E preciso armazenar esses dados em algum lugar, daí a dúvida sobre como é um banco de dados... Acredito que no meu caso o banco de dados pode ser local e não nas "nuvens". A linguagem que vou usar é Visual Basic Express 2010 uma das minhas maiores dúvidas é em fazer o armazenamento dos dados cadastrados no banco de dados (por exemplo o MySql).

• Moderador
Postado

Bem.. eu só recomendaria usar um mysql se seu software fosse agir online. se for offline.. ou seja, não precisar de internet... podes alocar seus dados em arquivos que podem ser salvos dentro do diretorio de instalação de seu software.. por ser local, seria muito mais rápido. mas nisso tem uma desvantagem.. pois não teria a possibilidade de acessar os dados se não estiver usando o software no proprio pc.. mas poderias criar funcionalidades de exportar dados e abrir no seu software instalado em outros computadores...

a sugestão foi dada.

• Moderador
Postado

Bem.. ai ficaria a seu critério.. pois você poderia criar um tipo de arquivo que só seu software reconhece.. e alocar os dados nestes arquivos.... assim como por exemplo você pode optar por criar um software cliente que conecte com um servidor via internet e usar um banco de dados normal..

• Moderador
Postado

Infelizmente não tenho nada, mas procure muita video aula no site da upinside ou no site da VAB(video aulas brasil), no site da mx masters.. alem de que podes entrar no apostilando e baixar muitas apostilas em pdf gratuitamente

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!