Ir ao conteúdo

Fiacao de fonte de alimentacao

jhonalvez

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu pesquisei mais sobre fontes de alimentacao, e decidi fazer ela sem placa, e colocar somente o capacitor e a etapa de retificacao na placa, o resto queo fazer no fio. mas eu nao tenho muita experiencia nesse assunto, então queria saber qual fio devo utilizar no ci?

Vale a oena colocar um borne Terra no? e pra que serve?

qual tipo de resistor coloco na saída da carga para estabilizar?

É uma fonte de 18v x 1.5A, pretendo aumentar para 3A fururamente.

devo colocar fusivel na placa, e onde?

alguem tem alguma dica para montar sem placa de circuito impresso?

Postado
Vale a oena colocar um borne Terra no? e pra que serve?

não entendi.

devo colocar fusivel na placa, e onde?

voce pode colocar antes do trafo e depois dele, colocar só antes do trafo, e colocar só depois do trafo.

se der coloque nos 2, se não de coloque antes dos diodos.

alguem tem alguma dica para montar sem placa de circuito impresso?

cara tem uns 2 meses que montei minha fonte, minha dica é a seguinte, pegue a caixa que o circuito ira ficar, coloque todos em suas devidas posições (sem fio, sem nada) so pra ver como vai ficar, teste outras posições, depois de decidido como vai ficar, só ai comece a soldar os fios.

Postado
não entendi.

Eu falo aquelas fontes de bancada que tem um borne verde (terra). pra que serve?

DF1730SL-20A.jpg

voce colocou limitador de corrente na sua fonte? eu queria poder ajustar a corrente dela.

Postado

coloquei nao, a minha é simplisinha, 1.5 a 22v, 4amp.

ainda vou comprar um voltímetro e um aperimetro, futuramente quero tentar fazer uma chaveada, não tenho tanto conhecimento mas vou tentar.

Postado

aquele pino preto, provavelmente serve para ser o neutro da fonte, pois a mesma, muito provavelmente, é simétrica, ou seja, tem tensão de saída positiva e negativa, o borne vermelho é o positivo é o verde é o negativo, o preto é o neutro. Para você colocar isso na sua fonte ela terá que ser simétrica.

• Membro VIP
Postado

Gente boa.. O terminal de terra é o que o nome diz. Terra.. É a carcaça da fonte é o terceiro pino de seu cabo AC (os outros dois são o fase e o neutro). É o pino terra do plug do cabo de alimentação e estará fisica e eletricamente ligado ao terra mesmo se e somente se sua tomada for de 3 pinos e o aterramemnto tiver conectado a ela..

Isso se sua fonte for simétrica ou não... Se for simétrica deverá ter um borne para o +, um borne para o - e outro borne para o comum.. O borne de terra é outro, e estará ligado na carcaça, chassi da fonte..

Postado

mas para que eu poderia utilizar ele numa fonte? para circuitos de amplificadores?

mas so que eu queria saber mesmo, é que fio eu utilizo para ligar o lm317? quero fazer uma ligacao somente de fios,mas quero colocar o capacitor e a ponte numa placa.

pode ser awg 20 ou ainda da perdas?

por exemplo veja essa tabela

http://www.powerstream.com/Wire_Size.htm

ela especifica awg 17 para transmissao de energia. então é por isso que a minha fonte caia 6 volts em 500ma!

é isso mesmow

• Membro VIP
Postado
mas para que eu poderia utilizar ele numa fonte? para circuitos de amplificadores?

mas so que eu queria saber mesmo, é que fio eu utilizo para ligar o lm317? quero fazer uma ligacao somente de fios,mas quero colocar o capacitor e a ponte numa placa.

pode ser awg 20 ou ainda da perdas?

por exemplo veja essa tabela

http://www.powerstream.com/Wire_Size.htm

ela especifica awg 17 para transmissao de energia. então é por isso que a minha fonte caia 6 volts em 500ma!

é isso mesmow

A queda na fiação pode nada afetar ou pode desregular totalmente uma fonte, depende aonde é essa ligação por fios..

Por exempo, do trafo aos diodos e dos diodos até os capacitores e dos capacitores até o ci, se der quada de tensão nos fios, pouco interessa. Quando se entra no CI, sua ligação a saída da fonte, ai é que se deve preocupar com quada no fio, antes não.. Para a ligação do potenciometro, por exemplo, onde a corrente é de menos de 5 mA, um pedaço de 20 cm de fio 20 vai dar uma queda de tensão da ordem de:

Sabe-se que o fio 20 tem 33 ohms por km, o que significa 0,033 por metro e por 20 cm 5 vezes menos ou seja cerca de 0,0006 ohms, que se multiplicados pela corrente de 0,005A do potenciômetro vai significar uma queda de tensão da ordem de 3 micro Volts, ou seja, o cocô da mosca do cavalo do bandido..

A queda de tensão de sua fonte, se não me engano se devia a uma montagem errada de tua parte.. Estava dando tensões absolutamente irregulares para uma fonte demonstrando que tinh erro de montagem ou de pinologia. Seu lay-out, por exemplo, estava invertido, tinha erro...

Postado

então, eu troquei o ci agora nao vou mais fazer layout até porque é desperdicio para uma fonte. e ainda eu nem tenho muita experiencia em projetar...

mas voce acha que um fio awg 18 está bom para o ci?

Postado
então, eu troquei o ci agora nao vou mais fazer layout até porque é desperdicio para uma fonte. e ainda eu nem tenho muita experiencia em projetar...

mas voce acha que um fio awg 18 está bom para o ci?

Porque encistem no LM317, essa porcaria não alimenta nem uma tv de 5 polegadas do Paraguai. Use o LM338 . O fio? Olha os terminais do CI ...simples assim.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...