Ir ao conteúdo

Dúvida Cabos Splitter

gabrielksvl

Posts recomendados

Postado

Bom, irei comprar esse gabinete:

http://www.kabum.com.br/produto/28998/gabinete-coolermaster-atx-elite-431-plus-rc-431p-kwn2

E 4x fans:

http://www.kabum.com.br/produto/10749/thermaltake-cooler-fan-thunderblade-blue-led-12025-af0032

Com receio ao barulho, pesquisei e descobri algo que não conhecia, os cabos splitter para fans. Pensei em usar o splitter para conectar 1 fan cpu + 1 fan topo na entrada pra fan do cpu e 1 fan traseiro + 1 topo na outra entrada de fan.

Minha configuração é:

Placa-mãe: Asus p8h61-m lx3

Processador: i5 2500

Placa de vídeo: nvidia geforce gtx 560ti

Memória: 2x4gb Kingston DDR3

Fonte: iceage 500w (sim, eu sei q ela explode)

Resumo:

Acontecerá algo em relação ao desempenho devido a falta de energia? Estarão expostos a algum risco?

É realmente necessário o controle da velocidade, na máxima farão muito barulho?

Obs: Eu tolero certos barulhos porque uso headset.

Postado

Aceito sugestão de gabinete que tenha as seguintes características:

Seja do mesmo valor ou mais barato que o coolermaster.

Lateral de acrílico

Fonte em baixo

Postado
Bom, irei comprar esse gabinete:

http://www.kabum.com.br/produto/28998/gabinete-coolermaster-atx-elite-431-plus-rc-431p-kwn2

E 4x fans:

http://www.kabum.com.br/produto/10749/thermaltake-cooler-fan-thunderblade-blue-led-12025-af0032

Com receio ao barulho, pesquisei e descobri algo que não conhecia, os cabos splitter para fans. Pensei em usar o splitter para conectar 1 fan cpu + 1 fan topo na entrada pra fan do cpu e 1 fan traseiro + 1 topo na outra entrada de fan.

Minha configuração é:

Placa-mãe: Asus p8h61-m lx3

Processador: i5 2500

Placa de vídeo: nvidia geforce gtx 560ti

Memória: 2x4gb Kingston DDR3

Fonte: iceage 500w (sim, eu sei q ela explode)

Resumo:

Acontecerá algo em relação ao desempenho devido a falta de energia? Estarão expostos a algum risco?

É realmente necessário o controle da velocidade, na máxima farão muito barulho?

Obs: Eu tolero certos barulhos porque uso headset.

Não ligaria fans de gabinete no CPU_FAN. Pode acontecer dele não fornecer corrente necessária e deixar os fans rodando muito lento.

Pode ligar os fans direto na fonte, recomendo os Aerocool Shark pois são silenciosos.

Postado

As thunderblade são silenciosas, tenho 2 aqui em um V4.

As Shark da aerocool também são, tenho aqui no meu Spedo as de 140mm.

Tem as Thermaltake TurboFan que tem ótimo CFM e nível de ruído. Mas é difícil de achar no mercado brasileiro. Em questão de coolers, qualquer um com CFM acima de 70 e nível de ruído aceitável (que você aceite), está valendo.

Quanto ao seu gabinete...

Você quer um com lateral acrílica então, fica bem restrito.

Os melhores cases com ventilação e lateral acrílica são caros, bem mais que essa faixa que você quer. Então compre esse mesmo ou compre um com boa ventilação nessa faixa tb.

Eu particularmente, pegaria um V3, V4 da TT. Tem suporte para 6 coolers de 120mm (1 na janela jogando ar direto sobre a MB). Filtro de poeira frontal e na fonte.

E juntaria um $$ pra comprar um decente com janela acrílica e sistema de ventilação.

Mas é sua escolha.

E eu trocaria essa bomba de fonte ai. O consumo dos coolers extra é pouco, mas... o seguro morreu de velho.

Abraços.

Postado

Fonte

Não recomendo usar fontes genéricas ou de qualidade duvidosa.

Já tive fonte genérica antes.

Desconfio que foi por conta dele que perdi uma placa de vídeo e de ter tido problemas no HD.

Gabinete

Recomendo gabinetes que permitam organizar os cabos atrás da bandeja da placa mãe para viabilizar melhor ventilação.

Creio que o Elite 431 Plus não permite fazer isso.

Fans e cabo splitter

Caso o manual da placa mãe não especifique o limite de corrente do conector de fan, considere 1A (12W).

Confira as especificações das amperagens das fans.

A soma das amperagens das duas fans não pode ultrapassar o limite especificado.

Não sei te dizer qual é a corrente da fan do cooler box.

Na dúvida, é melhor então deixar somente a fan do cooler box conectado na CPU Fan.

Ou senão existe também um outro cabo da Akasa (AK-CBFA03-45) que permite conectar 5 fans em um único conector PWM da placa mãe.

O controle de rotação da fan é feito pela placa mãe e as fans são alimentadas pela fonte sem sobrecarregar o conector.

Você pode optar também por fans que já venham com o cabo redutor de velocidade.

Os modelos dos Aerocools Sharks que vi já vem com cabo redutor de velocidade e adaptador para conectar direto na fonte.

Detalhes sobre a CPU Fan e Chassis Fan da Asus

Eu tenho também uma placa mãe da Asus e creio que os seguintes detalhes valem também para sua placa mãe.

A CPU Fan somente controla velocidade de fans PWM (4 pinos).

Fans de 3 pinos sempre rodam em velocidade máxima na CPU Fan.

Já a Chassis Fan permite controlar a rotação tanto de fans de 4 pinos como de 3 pinos.

O controle de velocidade do cabo splitter 5 para 1 só funciona na CPU Fan.

Se você usar esse cabo na Chassis Fan, as fans rodarão em sua máxima rotação.

Já o controle de velocidade do cabo splitter 2 para 1 funciona tanto na CPU Fan como na Chassis Fan.

Caso você queira aproveitar o controle de rotação das fans através da CPU Fan e não saiba a corrente da fan do cooler box é melhor usar o cabo 5 para 1.

O inconveniente de conectar a fan do processador e as fans do gabinete na mesma CPU Fan é que a placa mãe irá controlar as fans como se fosse uma única fan.

Caso a fan do processador esteja em baixa rotação, as fans do gabinete poderão estar em sua rotação mínima.

Você não terá controle independente da fan do processador e das fans do gabinete.

Espero ter te ajudado e boa sorte em sua escolha.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!