Ir ao conteúdo

Slot PCI-E com soldas estranhas

Pareja

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal do Fórum.

Me parece que minha placa mãe N68C-M não anda reconhecendo corretamente a minha placa de vídeo HD 5450. Muitas vezes o computador liga, mas não tenho a imagem da placa de vídeo, então mudo o cabo vga para o conector do vídeo onboard e vejo que a imagem estava sendo enviada mas para a placa de vídeo onboard.

Desde quando instalei a GPU configurei na bios a opção PCI-E como placa principal mas mesmo assim muitas vezes ela não boota. Já coloquei e recoloquei a VGA para ver se seria problema de encaixe e também atualizei a BIOS várias vezes, infelizmente com a mesma bios que tenho salva, porque o site da Phitronics não está mais funcionando.

Fiquei com dúvida sobre a placa mãe porque encontrei uma diferença nas soldas em 2 pinos na parte debaixo do slot PCI-E. Quando comprei a placa mãe olhei ela toda bem e pelo que me lembro tenho certeza que estas duas soldas nestes 2 pinos no slot não estavam desta forma. 1 pino está com uma solda estranha com uma bolinha na ponta, como se a placa de vídeo tivesse esquentado muito os pinos e a solda deste pino tivesse derretido e escorrido para a ponta. Outro pino está com a solda parecendo com solda fria, aquela que dá mau contato, que é feita quando esfriamos a solda rapidamente com sopros, ela ficou alta, pode ser que não estejam dando contato corretamente.

Segue fotos da parte debaixo da placa mãe mostrando os pinos com as soldas estranhas. O slot PCI-E é o dos prendedores de plástico azuis.

4bolinhaeoutra.jpg

70215873.jpg

Será que é defeito nestas soldas? Refazendo estas soldas deve parar o problema de não reconhecer a placa de vídeo ou devo deixar como está? Porque sei soldar, tenho sugador de solda e já estava pensando em afinar bem a ponta do meu ferro de solda para tentar refazê-la.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

Abraço.

Postado

Isso aí parece problema de frabrica mesmo é difícil mas as maquinas também erram. essa aí passou batido no teste e ninguém viu, solde com um ferro de 60W pois parece que a solda não pegou em todas as trilhas internas

Postado
Tem como tirar uma foto FRONTAL das soldas? É que pela diagonal está em curto, e alguém já ressoldou aqueles pinos.
Desculpe silvio.a.s.

Aqui está uma outra foto um pouquinho melhor, desculpe é que tirei de lado para poder tentar mostrar melhor a bolinha de solda.

89675569.jpg

silvio.a.s. e felipe236 não existe curto entre nehuma das soldas. Então posso refazer a solda com o ferro de solda de 60Watts? comprei ele hoje, o meu anterior era de 60Watts mas 220 Volts e aqui é 110V e demorava bastante pra esquentar e soltar as soldas, além de dar uma queimada nas placas que ressoldei (fone de ouvido, caixinhas de som, e outros) por indução.

Testei o ferro de solda novo e ele ficou incandescente. Isso é normal comum por ser um de 60 Watts ou devo tentar trocar ou devolver e pegar o dinheiro de volta?

E como seria isso de trilhas internas? Eu já li que estas placas-mãe de computador são feitas em camadas e que determinadas trilhas passam junto a outras mas em camadas diferentes para não terem contato e assim poderem ser feitas muito mais trilhas em uma placa, para o PCI-E por exemplo.

Então quer dizer que a solda não está correta na parte interna entre as camadas? Foi isso que você quis dizer? Tem como eu refazer a solda no meio das camadas ou não é isso, tenho apenas que refazer a solda comum externa como mostra na foto? Desculpe mas eu devia ter pesquisado mais sobre solda em slot de placa mãe.

Muito obrigado gente, Deus continue abençoando vocês. Pra mim todos do Fórum, Moderadores, vocês e outros do Fórum são como os Anjos do Asfalto de quem possui um computador. Sempre ajudando sem pedir nada em troca e com a maior boa vontade.

Abraços.

Postado

as ligacoes entre camadas nao e feita com solda mas sim furos metalizados.

cuidado, pois excesso de calor pode destruir de vez essa placa.

Postado

o Colega oceano tem razão, o motivo de usar o ferro de 60W é porque a solda da placa é mais resistente que as solda de equipamentos comuns por isso precisa de potencia maior para fazer o serviço rápido sem aquecer muito em volta.

Estanhe bem ponta e limpe o local da solda e faça o serviço rápido algo como deixa encostado para derreter a solda e arrumar no máximo 3 segundos, pode tentar duas vezes seguidas mas precisa esperar um minutinho para esfriar o local ok.

espero que resolva o problema.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!